12 de setembro de 2011

Fazendo bolachinhas com a vó Tina


Este post é extremamente especial para mim. É sobre o dia que eu cozinhei pela primeira vez com a minha vó. Minha vó é uma ótima cozinheira. Casou-se cedo com meu avô (este ano eles completaram 65 anos de casados!) e sempre passou seus dias na cozinha. Vai comer macarrão? Ela faz a massa. Quer comer queijo? Ela faz. Doces de frutas? Doce de leite? Doce de leite com nozes e chocolate? Tudo ela faz. E muito bem. Antigamente ela fazia sua manteiga, torrava e moía seu café, ou seja, cozinheira bem à moda antiga, como eu gostaria de ser.
De uns tempos para cá ela resolveu se especializar em bolachinhas. Pega uma receita daqui, outra dali e testa. Ela faz bolachinhas de tudo: de gengibre, de nozes, de castanha do pará, de canela, mantecal, fubá com limão...O difícil é escolher a mais gostosa. No meu casamento fiz questão de colocar no café "Bolachinhas da Vó Tina"

Nas minha férias de Julho resolvi que já estava na hora de aprender a fazer estas delícias. A pedido do meu marido fui aprender a de castanha do pará. Em primeiro lugar descobri por que fazer bolacha é coisa de vó: começamos as 14:00 e terminamos depois das 18:30, isto por que eu já tinha ralado a castanha do pará de manhã (mais 1 hora) e estávamos em duas! 
Mas o resultado compensa, bolachas deliciosas, inigualáveis, com a que você compra na padaria.
Vamos então a receita ilustrada:
















 E, finalmente, suas bolachas maravilhosas estão prontas....UFA!


Meu próximo objetivo é aprender a fazer a massa folhada dela, minha preferida.
Espero que tenham gostado deste post tão especial.
beijos, Lau

2 comentários:

  1. Oi Laura!
    Achei seu blog por acaso, gosto muito! As vezes me aventuro na cozinha e seu blog me inspira! Nunca comentei aqui, mas hoje este post especial me fez lembrar da minha vozinha que ja se foi.... Aproveite muito a sua! Elas deixam saudade!
    Um beijo carinhoso e obrigada pelo blog! Flavia

    ResponderExcluir
  2. Oi Flavia,
    Eu que agradeço este comentário tão fofo. Fico muito feliz de poder servir de inspiração para alguém.
    Comenta mais por aqui para eu saber o que vc tá achando do blog.
    Obrigada mais uma vez
    e beijos,
    Laura

    ResponderExcluir

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...