19 de dezembro de 2013

Bolacha de Nozes Com Recheio de Doce de Leite Caseiro da Avó Tina




Já comentei aqui no blog (veja este post especial) que a minha avó adora fazer bolachinhas. Cada época tem uma que gosto mais. A mais recente a ganhar meu coração foram as bolachinhas de nozes. Amo nozes e não poderia deixar adorar as deliciosas bolachinhas feitas pela minha avó. Em setembro estava na casa da minha mãe tomando café com bolachinhas e outras delícias feitas pela minha avó, quando olhei para a bolacha e para o doce de leite fresquinho e percebi que nasceram um para o outro. Sabe aquele casamento perfeito? Aquela sensação de não conseguir parar de comer?  Foi assim! 

Mas logo vim para Holanda :( Estava com desejo mortal de comer as bolachas, e agora? E tinha que ter o doce de leite, essencial. Resolvi faze-lós em casa, com os materiais que dispunha. Primeiro queria começar pelo doce. Ok, parece fácil. Ops, não achei bicarbonato de sódio para comprar. O que pode acontecer? Para que serve o bicarbonato? É para o doce não talhar, mas se talhar vira ambrosia. Ok, vamos sem o bicarbonato. Deu certo!!! Oba, fiquei feliz. Agora as bolachas. Tenho que triturar as nozes, não tenho processador. Bati um pouco no liquidificador e finalizei passando o rolo por cima. Fiz a massa de bolacha e...o forno? Assei no microondas (no modo forno). Deu certo! Ai, que delícia, bolacha e doce de leite da avó, gostinho de casa, aconchego. Me perdoe quem não tem, mas quem tem vó, tem tudo!


Elas ficam ótimas assim, só passadas no açúcar logo que sair do forno


Bolacha de Nozes da Avó Tina

Utensílios utilizados: formas para assar, papel manteiga, rolo, plástico para alimentos, xícaras e colheres medidoras, cortadores de bolachas, grade 

200 gramas nozes triturada
2 colheres sopa de leite em pó
1 e ½ xícara de farinha de trigo
1 xícara de amido de milho
½ xícara de açúcar 
200 gramas de manteiga
1 colher de fermento em pó
2 colheres sopa de água

1- Em uma tigela, misture todos os ingredientes acima, deixando a água por último. Misture com a mão até obter uma massa homogênea;
2- Abra a massa com um rolo, usando um plástico ou papel manteiga por baixo e um plástico por cima; 
3-Ela é uma massa quebradiça e delicada, fica melhor de trabalhar com formatos sem ponta, a minha avó corta em círculos usando de molde a tampa de refrigerante. Mas, você pode utilizar o cortador que quiser, eu fiz de estrelas, corações, árvores de Natal, sinos e botas.
4- Forre uma forma com papel manteiga e disponha as bolachas cortadas em cima. Asse em forno pré aquecido em 180C por 18 minutos, ou até que a base da bolacha fique dourada. Retire do forno, espere alguns minutos e coloque as bolachas sobre uma grade até que esfriem completamente. Se for passar no açúcar, passe primeiro e depois coloque para esfriar na grade. 
5- Guarde em um pote com bom fechamento e elas durarão um mês.

DICA: Se estiver calor e massa começar a ficar mole e difícil de trabalhar coloque um pouco na geladeira. Se for fazer formatos bem diferentes use o mesmo truque para que o formato fique bem definido. Corte as bolachas e coloque na forma com o papel manteiga, leve para geladeira por 10 minutos e de lá direto para o forno já na temperatura certa.


Doce de Leite  de  Colher da Avó Tina

Utensílios utilizados: um pires, uma colher de silicone ou pau, uma panela de fundo grosso, xícara medidora.

1 litro de leite
1 xícara de açúcar
1 pitada de bicarbonato de sódio

1- Coloque o litro de leite com o bicarbonato na panela e leve ao fogo. Quando começar a ferver jogue o açúcar e mexa por 5 minutos. Coloque o pires no fundo da panela, abaixe o fogo e deixe. Mexa de vez em quando, raspando cuidadosamente o doce que grudar na lateral da panela. Passado um certo tempo (40 minutos mais ou menos) o leite não transbordará mais, então retire o pires do fundo e deixe ele borbulhar até ficar na consistência desejada.
2- Deixe esfriar e guarde na geladeira.


Veja também esta outra receita de bolacha da minha avó que eu fiz recheada e ficou deliciosa. 

Quero aproveitar para desejar para todos amigos que tem paciência e prazer em ler meu blog, um ótimo e feliz Natal. Muita paz e alegria para todos!!!
beijos, Lau



5 de dezembro de 2013

Amanhã É Dia do Sinterklaas! Saiba Mais Sobre Esta Tradição Holandesa



No meio de novembro chegou no porto de Roterdã, vindo diretamente da Espanha, o Sinterklaas! Foi uma festa em várias cidades holandesas com desfiles pela rua. É ele que traz a maioria dos presentes das crianças. Ele não é o Papai Noel, não é gordinho nem anda de trenó, é magro, tem um cavalo branco e ajudantes negros. 







Ele representa o São Nicolau, santo dos mercadores, marinheiros e das crianças e também o santo padroeiro de Amsterdã. Há indícios de que ele seja a origem do Papai Noel como conhecemos no Brasil. Os Holandeses teriam levado sua tradição para os EUA quando fundaram Nova Iorque, que foi se modificando o virou o velho gordinho de barba branca que entra pela chaminé para deixar presentes no dia 25.

Mas, voltando ao Sinterklaas, ele chega ao país com antecedência para ter tempo de andar por toda a Holanda, claro, ele não é mágico para fazer tudo em um dia só! As crianças precisam colocar seus sapatinhos na porta de casa com um cenoura dentro (para o cavalo do Sinterklaas) e cantar um canção. Isso pode ser feito desde o dia da sua chegada no país e ocasionalmente a criança pode ganhar pequenos presentes ou doces. Mas a data principal de ganhar presentes é dia 5 de dezembro aqui na Holanda (dia 06 em outros países aqui perto), que é véspera do dia de São Nicolau. Some a cenoura e aparece o presente e/ou doces! O tradicional é ganhar um chocolate no formato da letra do seu nome. 



Os adultos trocam doces de presentes ou fazem amigo secreto. No dia 6 o Sinterklaas volta para a ensolarada Espanha para descansar até novembro do ano que vem.

O legal de morar fora do país é aprender sobre culturas e costumes diferentes dos nossos.
Bom sinterklaasavond  para vocês! Lau
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...