5 de dezembro de 2013

Amanhã É Dia do Sinterklaas! Saiba Mais Sobre Esta Tradição Holandesa



No meio de novembro chegou no porto de Roterdã, vindo diretamente da Espanha, o Sinterklaas! Foi uma festa em várias cidades holandesas com desfiles pela rua. É ele que traz a maioria dos presentes das crianças. Ele não é o Papai Noel, não é gordinho nem anda de trenó, é magro, tem um cavalo branco e ajudantes negros. 







Ele representa o São Nicolau, santo dos mercadores, marinheiros e das crianças e também o santo padroeiro de Amsterdã. Há indícios de que ele seja a origem do Papai Noel como conhecemos no Brasil. Os Holandeses teriam levado sua tradição para os EUA quando fundaram Nova Iorque, que foi se modificando o virou o velho gordinho de barba branca que entra pela chaminé para deixar presentes no dia 25.

Mas, voltando ao Sinterklaas, ele chega ao país com antecedência para ter tempo de andar por toda a Holanda, claro, ele não é mágico para fazer tudo em um dia só! As crianças precisam colocar seus sapatinhos na porta de casa com um cenoura dentro (para o cavalo do Sinterklaas) e cantar um canção. Isso pode ser feito desde o dia da sua chegada no país e ocasionalmente a criança pode ganhar pequenos presentes ou doces. Mas a data principal de ganhar presentes é dia 5 de dezembro aqui na Holanda (dia 06 em outros países aqui perto), que é véspera do dia de São Nicolau. Some a cenoura e aparece o presente e/ou doces! O tradicional é ganhar um chocolate no formato da letra do seu nome. 



Os adultos trocam doces de presentes ou fazem amigo secreto. No dia 6 o Sinterklaas volta para a ensolarada Espanha para descansar até novembro do ano que vem.

O legal de morar fora do país é aprender sobre culturas e costumes diferentes dos nossos.
Bom sinterklaasavond  para vocês! Lau

2 comentários:

  1. Faltam dois países para eu fechar minha próxima viagem, talvez eu inclua Holanda. Se ainda tiver aí, vou querer guloseimasss hahaha, beijinhosss :)

    ResponderExcluir

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...