27 de novembro de 2013

Torta de Abóbora



No Brasil não temos o costume de comer tortas de abóbora. De doce de abóbora só me recordo do tradicional abóbora com coco, feito pela minha avó. Mas, em outros países, como nos Estados Unidos, a torta de abóbora é tradicional, principalmente na data de "Thanksgiving" e Natal. 

Eu tenho visto muitas abóboras por aqui e fiquei com vontade de preparar uma torta. Detalhe, não tenho como fazer e assar massas. Foi então que vi tortinhas prontas sem recheio para ser finalizada em casa. Nossa quanta facilidade! Apesar de muito prático e rápido confesso que prefiro o trabalho e o sabor de uma torta caseira, mas quem não tem cão caça com gato!

É o tipo de torta que eu gosto para o café da tarde e não de sobremesa. Acompanhada de uma chá de limão ou um bom café fica perfeita!




O recheio é muito simples e como eu não ia assar a massa fiz tudo na panela. Se você for preparar a massa, depois de pré assar as tortinhas, coloque este recheio dentro das forminhas e leve ao forno. até a massa dourar. Acho que deve dar certo. Se eu fosse fazer a massa em casa usaria esta aqui.
Eu só coloquei canela e noz moscada por que era o que eu dispunha, mas se tivesse colocaria cardamomo e cravo em pó.

Torta de Abóbora
Saias Cadeiras e Panelas

Utensílios utilizados: uma panela antiaderente, mixer, xícaras medidoras, tábua, faca e garfo.
Rendimento: Recheio para 4 tortinhas de 7cm de diâmetro cada

1 xícara de purê de abóbora feito em casa *
1/4 de xícara de leite condensado
1 pitada de canela - ou a vontade
1 pitada de noz moscada
1 gema

1-Junte todos os ingredientes, coloque-os em uma panela antiaderente e, em fogo baixo, mexa por 10 minutos.
2- Coloque sobre a massa de torta e sirva com chantilly.

* para fazer o purê: Lave bem a casca da abóbora e coloque na panela com um fundinho de água. O vapor desta água fará a casca ficar molinha em poucos minutos. Retire a abóbora e coloque sobre a tábua. Com uma faca vá raspando a casca. Então, corte a abóbora em pedaços e volte para a panela. Deixe cozinhar apenas com um fundinho de água, senão o purê fica aguado. O ideal e não escorrer a abóbora e ela cozinhar enquanto a água seca. Depois bata no processador ou com o mixer. 

Chantilly

150 ml de creme de leite fresco
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro

1- Sempre que for fazer chantilly coloque o utensílio que será utilizado por 10 minutos no freezer (a tigela e a pá de bater) e mantenha o seu creme de leite o tempo todo na geladeira. Tire apenas no momento de usar.
2- Bata o açúcar com o creme de leite até atingir uma consistência cremosa e firme. 


Você gosta delas facilidades de tudo semi-pronto, ou prefere fazer tudo em casa?
beijos, Lau

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...