20 de novembro de 2013

Chocolate Quente Cremoso e Exemplos



Sabemos na teoria que exemplo é importante na educação das crianças, mas na prática exemplo é TUDO! O seu filho vai fazer, e comer, tudo igual a você e sua família. Fico feliz por que adoro legumes, saladas, massas integrais. Tem dias que a Clarice não gosta muito da comida que está no prato dela, mas adora a que está no meu prato (que é exatamente a mesma). Um dia apesar de ter em sua frente um prato de macarrão (seu preferido), ela quis comer um pouco da salada que estava no meu prato: "Afinal de contas, o que a minha mãe como com tanto gosto? Também quero". 

O problema é quando temos vontade de comer algo que não queremos que seja copiado. Não vejo problemas da Clarice comer doces com moderação no futuro, mas acho cedo para ela comer agora. Porém, não teve jeito. Ela quer experimentar tudo que nos comemos e já está descobrindo este mundo de gostosuras. 

Quando saímos para comer doces fazemos o nosso pedido e damos uma fruta para Clarice. Ela come e quando o doce chega ela já está sem fome e só experimenta um pedacinho. Porém, os pequenos aprendem rápido, muito rápido. Sábado fomos em um café e quando demos a banana ela comeu só um pedacinho e ficou ansiosa esperando o doce chegar na mesa. Ela já percebeu que quando vamos em algum lugar comemos coisas bem mais interessantes que uma banana. Quando a torta de maça acabou ela ficou querendo mais, perguntando: "Adê? Bô?" (cadê? Acabou?).

Esta semana depois do almoço me deu uma vontade muito grande de tomar um chocolate quente (raro, em geral prefiro café) e a Clarice brincava sozinha (raro também). Pensei, "vou fazer, tomar e ela nem vai perceber. Percebeu, claro! Como estava muito quente dei para ela experimentar em uma colher. Ela provou, colocou um sorriso imenso na cara e pediu mais. Fui dando aos poucos, na colher, enquanto eu dava grandes goles na xícara. Quando acabou ela pediu mais, pegou a colher na mão, raspou a xícara, virou a xícara de ponta cabeça e quando percebeu que realmente tinha acabado, chorou. Ela realmente amou meu chocolate quente.

O problema vai ser quando ela descobrir que nós poderíamos ter comprado mais um pedaço de torta de maça e que a mamãe poderia preparar mais chocolate quente para ela. Mas, eu espero que até lá ela também entenda que devemos comer tudo com moderação. Podemos voltar no café no próximo final de semana, podemos ficar com gostinho de quero mais e tomar mais chocolate no outro dia.



Sei que está quente no Brasil, mas anotem a receita que vale a pena. É muito gostosa, e mais fácil impossível! Recomendo uma dose deste chocolate. Quando fiz uma xícara grande achei enjoativo e perdeu a graça. O bom é assim, só um pouquinho. Se gostar,  faça mais no dia seguinte!

Para fazer um charme na hora de servir a dica é oferecer o chantilly em um copinho separado, pode ser daqueles de pinga mesmo. No fundo do copo antes de colocar o chantilly coloque uma essência de baunilha, rum, ou outra coisa que você goste e ache que combine com  o chocolate quente.



Chocolate Quente Cremoso 
Saias Cadeiras e Panelas

80 ml de leite integral
25g de chocolate meio amargo picado ou aquele já em gotas.

1-Coloque os dois juntos e leve ao micro-ondas em uma xícara de pelo menos 250 ml, senão irá transbordar.
2- Ligue o micro-ondas na potência máxima, por 30 segundos, mexa um pouquinho e coloque mais trinta segundos. 

Para ficar mais bonito sirva em uma xícara pequena (100 ml). Pode acompanhar chantilly.

Chantilly

150 ml de creme de leite fresco
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro

1- Sempre que for fazer chantilly coloque o utensílio que será utilizado por 10 minutos no freezer (a tigela e a pá de bater) e mantenha o seu creme de leite o tempo todo na geladeira. Tire apenas no momento de usar.
2- Bata o açúcar com o creme de leite até atingir uma consistência cremosa e firme. 

beijos, Lau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...