22 de abril de 2015

Torta de Cenoura com Abobrinha, Com ou Sem Glúten. Você Decide!



Já repeti inúmeras vezes que são sou adepta de dieta sem glúten, não me sinto mal com ele. Mas, gosto de transitar entre todas as formas de dietas,  da vegana para carnívora,  da sem glúten para italiana com muita massa.

Um dia estava conversando com uma amiga que não está comendo glúten, trocando altas receitas  e de repente começo a falar de massa caseira, ela olha para mim e diz: mas você come ou não glúten? Tem horas que me sinto sem grupo, sem tribo. Mas, eu sou assim. Não quero escolher um grupo, quero ser livre para comer o que eu quero. Seja uma dieta vegana com maionese de tofu em dia e um super filé assado no outro dia. Só quero ser feliz, e saudável!



Uma grande alegria que tenho é que amo vegetais da mesma forma que amo um bolo de chocolate. E as minhas tortas preferidas são sempre de legumes. O sabor desta torta predomina a cenoura, mas tem uma abobrinha para equilibrar. E dá para congelar perfeitamente. Depois é só deixar descongelar e reaquecer no forno.

Vou deixar aqui esta receita feita de trigo sarraceno, farinha de quinoa e papoula e também minha massa de torta preferida do momento, que leva farinha de trigo e fécula de batata, que é super saborosa e crocante. Você decide qual prefere!



Massa de Farinha de Arroz integral, Quinoa e Trigo Sarraceno
 Do livro La Tartine Gourmande

Faça a massa 1 hora antes ou até 1 dia antes, se preferir. Rende 6 tortinhas de 10cm ou 1 torta de 25cm.

1/2 xícara de farinha de arroz integral 
1/3 de farinha de trigo sarraceno
1/3 de xícara de farinha de quinoa
1 1/2 colher de chá de goma xantana
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de sementes de papoula (opcional)
6 colheres de sopa ou 85g de manteiga sem sal gelada e picada
1 ovo
3 colheres de sopa de água gelada

1- Na tigela da batedeira, coloque as farinhas, a goma xantana, o sal e a papoula. Misture. Adicione a manteiga e bata em velocidade média até ficar homogêneo e com uma textura de areia molhada. Adicione o ovo e bata mais um pouco, adicione a água aos poucos e bata até perceber que uma massa está se formando. 
2- Se você for usar as forminhas pequenas, divida a massa em 6 bolinhas, embrulhe em um filme plástico e refrigere por no mínimo 1 hora. 
3- Pré-aqueça seu forno. Retire a massa da geladeira, abra cada bolinha, coloque sobre a forminha, faça furos com o garfo na base da massa. Cubra com papel manteiga e coloque feijões crus por cima, para fazer peso sobre a massa. Leve as tortas no forno para pré-assar por 15 minutos. Retire os pesos, o papel e reserve.

Se você preferir a massa de farinha de trigo, sugiro que faça esta aqui

Recheio

2 xícaras de cenoura ralada
1 abobrinha pequena ralada
1 colher de chá de coentro em pó
10 sementes de kumel
tomilho fresco
azeite

3 ovos
6 colheres de sopa de creme de leite
120g de mussarela ralada

90g de ricota (se preferir, tempere um pouco antes de usar)

sal
pimenta
noz moscada

1- Coloque o azeite, o tomilho, kumel e o coentro em pó em uma panela em fogo baixo. Deixe aromatizar e coloque a cenoura ralada. Depois de 2 minutos coloque a abobrinha. Tempere com sal e pimenta do reino. Deixe mais 3 minutos e desligue. Deixe esfriar.

2- Em uma tigela coloque os ovos, o creme, tempere com sal, pimenta moída na hora e noz moscada. Junte a mussarela. Coloque a mistura de ovo na cenoura com abobrinha.

3- Distribua o recheio sobre as tortinhas pré assadas. Finalize com a ricota por cima. Leve ao forno por 25-30 minutos.

Sirva quente, com uma bela salada de acompanhamento.

Saudável na medida e super saborosa! Espero que gostem também!
beijos, Lau
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...