20 de julho de 2010

Receita do Fogão à Lenha

Falei do jantar do fogão à lenha, mas fiquei devendo as receitas. Nos dias atuais, infelizmente, as pessoas se preocupam mais com as calorias das comidas, do que com o prazer de comer bem. Conselho de nutricionista, desencanar um pouco, relaxar, apreciar o que se come e, é claro, não exagerar, é o segredo para uma vida cheia de delícias, nenhuma culpa e as pazes com a balança.
Ossobuco é um corte de carne italiano, mais especificamente relacionado a região da Lombardia. É um corte do músculo, porém juntamente com o osso, que por conter o tutano, dá um sabor todo especial ao molho. Ao contrário do que se pensam o músculo não é um corte de carne gorda, ele contém pouca gordura e aquelas "coisas" esbranquiçadas que vemos nele é colágeno. O ossobuco é um corte barato e é encontrado em renomados Bistrôs franceses e restaurantes italianos. 
Quem me passou esta receita foram amigos e futuros parentes de Ribeirão Preto. Vitor e Jean, obrigada, simplesmente adoro fazer esta receita.
Bom vamos ao que interessa:

Receita Ossobuco São Luis
- Ossobuco - com cerca de 1-2cm de altura. Calcule 1 peça por pessoa.
- Vinho tinto 
- tomate para molho - 1Kg para cada duas peças de ossobuco
- alecrim
- folha de louro
-  alho
- pimenta do reino

Coloque o ossobuco em uma travessa, coloque sal, pimenta do reino, o alecrim, as folhas de louro e bastante alho. Cubra com o vinho. Tampe e leve a geladeira de um dia para o outro.

4 horas antes do horário que você quer comer:

Pique a cebola, cerca de 1 cebola para cada 3 peças de ossobuco.
Despele os tomates e retire as sementes.

Esquente óleo na panela que pretende fazer o molho. Frite o ossobuco, separe. Refogue a cebola. Junte os tomates, o ossobuco e o vinho que o ossobuco estava. Deixe cozinhar por cerca de 3-4 horas, em pouco baixo com a tampa fechada. Apenas olhe e dê uma mexida de vez em quando. Estará pronto quando a carne estiver desmanchando.

Sirva com polenta, ou macarrão, ou nhoque ou se quiser surpreender, com suflê de fubá.
Parece ser uma receita difícil, mas não é.

Bon apetit,
Lau









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...