31 de agosto de 2012

Tacinha de Morango

Para aproveitar este final da época de morangos, uma sobremesa fácil, fresca e saborosa. É basicamente meu bolo de morango, mas sem o bolo. Fica muito gostoso, menos calórico e tem uma etapa a menos para preparar. Ótimo para mim, que estou com menos tempo e querendo perder uns quilinhos...


Bom final de semana!
Lau

21 de agosto de 2012

Suflê de Ricota



Ontem, pela primeira vez desde que a Clarice nasceu, consegui fazer um jantar bem do jeito que eu gosto: trigo em grão, beterraba cozida, abobrinha com curry e queijo branco grelhado. Bem estranho, né? Eu sei, mas adoro. Gosto do sabor e do fato de ser leve, pois o sono fica bem melhor.
Apesar de não tão leve, também gosto de suflês de legumes no jantar. Estes dias estava com vontade de comer suflê, mas não tinha legumes e eu estava com preguiça de sair. Assim, experimentei fazer com ricota. Ficou muito bom! Bem macio e saboroso. Para acompanhar basta uma salada de folhas.

Suflê de Ricota

Ingredientes 

- 1 ricota (cerca de 400g)
- 3 ovos (clara  e gema separados)
- 50g de parmesão ralado
- 500 ml de leite
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- sal e noz moscada a gosto

Modo de preparo

1- Esfarelar o a ricota com um garf e reservar;
2- Preparar um molho branco com a manteiga, farinha e leite. Colocar sal e noz moscada a gosto (veja mais detalhes AQUI)
3- Juntar ao molho, a ricota e as gemas.
4- Na batedeira, fazer as claras em neve. O ponto certo é quando você pegar uma colher colocar a clara e não cair.Misturar delicadamente ao restante.
5- Despejar em um refratário untado com manteiga. Jogar o parmesão por cima.
6- Levar ao forno moderado por 40 minutos, ou até o suflê estar dourado.


Rendimento:  4 porções

beijos, Lau

20 de agosto de 2012

Ganho de peso da gravidez

9 meses, 1 semana antes da Clarice nascer


Quando falamos de gravidez todo mundo quer saber: quanto você engordou? Quanto já perdeu? Como está o corpo? 
Eu ganhei 11,7 Kg, quantidade boa para mim, que estava magra. O ganho de peso de uma grávida pode mudar de acordo com seu peso antes da gestação. De forma resumida, é recomendado que gestantes com baixo peso ganhe em torno de 15 kg, as com peso adequado entre 10 e 12 Kg e as mulheres que se encontram com sobrepeso ou obesidade, entre 6 e 7 Kg. Já a gestação de gêmeos o ganho de peso vai de 15-20 Kg *.

1 mês depois do nascimento da Clarice
 
Eu perdi 8Kg na primeira semana e 10Kg no primeiro mês. Isto sem fazer nada: nem dieta nem exercício. Ao contrário, minha mãe estava aqui, meu marido estava de férias, e por isso era um tal de café da tarde com rosca, bolachinhas, pão de queijo, até chocolate quente rolou. Agora faltam 2Kg e estou perdendo peso bem devagar, cerca de 300g por semana. Para acelerar esta perda preciso cortar os doces, que estou comendo todos os dias (coisa feia!).
Perder peso durante a amamentação é muito fácil: basta comer o que você precisa para manter o peso, as 500 kcal que gastamos para amamentar serão suficiente para promover a perda. Isto é ótimo, você volta a forma sem sacrifício.
Já a barriga....fica meio feia mesmo. Meio mole. Mas nada de pânico, com o tempo volta também. Eu optei por não usar cinta modeladora, não gosto de coisas me apertando e acredito que seja melhor para meu corpo que ele volte ao normal sem forçar, no tempo dele. Afinal de contas, foram muitas as mudanças.
Agora preciso arrumar um tempo para fazer caminhadas, mas por enquanto tá dificil.

E vocês, como fizeram para perder o peso da gravidez?


beijos, Laura


* Livro: Nutrição, da gestação a adolescência - Márcia Regina Vitolo

17 de agosto de 2012

Falta de tempo e Torta de Escarola



Incrível como de repente não tenho tempo para mais nada. Até as coisas mais simples ficam um pouco difíceis, como tomar banho, comprar mantimentos para casa. Mas, nada disso importa: a coisa mais gostosa do mundo é ficar agarradinha com minha belezinha.
Estou totalmente alheia à minha cozinha, mal abro a geladeira. Minha mãe, minha sogra e quem mais estiver de visita é quem fica responsável pela preparação dos pratos. A única coisa que andei fazendo foi bolo, quase que um por final de semana. Como a Clarice nasceu no sábado, toda semana tenho que comemorar! Já fiz de mexerica, de cacau, de fubá e de maracujá.
Porém, hoje resolvi postar sobre um prato que eu fiz antes de ela nascer: torta de escarola com azeitonas pretas. Eu adoro pratos vegetarianos e adoro tortas, portanto amei o resultado. Quando falei para o meu marido que o jantar seria torta de escarola ele torceu o nariz, mas quando comeu mudou de idéia. A massa é fácil de fazer e bem leve. Toda a receita é do blog La Cucinetta.

Como estou com pouco tempo para escrever segue o link do blog para vocês pegarem a receita: receita aqui. OBS: não coloquei pinolis, nem castanha e nem passas. Como tinha meia ricota aberta em casa coloquei e achei que ficou ótimo.

Até mais, Lau
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...