22 de outubro de 2012

Bolo de Pão de Mel




Este foi o bolo que eu escolhi para fazer nos 3 meses da Clarice. Eu queria um bolo diferente, mas ao mesmo tempo comum, simples. Vi esta receita no site Panelinha e achei ideal para o meu desejo. Amei o cheiro incrível de mel da massa. Fácil de fazer e super saboroso, fez o maior sucesso aqui em casa.
No dia que a Clarice fez 3 meses ela teve uma crise de refluxo. Isto só para contradizer o meu post sobre o milagroso 3 meses. Porém, nestas últimas 2 semanas algumas mudanças ocorreram em seu comportamento: começou a conversar emitindo lindos sonzinhos de nha, ahh, faz outros barulhos engraçados com a boca, tem chorado beeem menos, mas quando o faz é um escândalo (pulmão bem desenvolvido!), sorri cada vez mais, esta muito gulosa (inclusive voltou a mamar a noite), está cada dia mais linda e sua coxa cada dia mais grossa.
Para o bolo de 4 meses estou com vontade de fazer um bolo de aniversário mesmo, recheado e com cobertura.


Bolo de Pão de Mel
Panelinha

medida padrão: xícara de 240 ml

3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 xícara de mel
1 xícara de leite
2 colheres de sopa de manteiga
2 ovos
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de noz moscada
1 colher de chá de cravo da índia moído
1 colher de sopa de canela em pó



1-  Pré-aquecer o forno e untar a forma com manteiga e farinha;
2- Bater o açúcar, o mel, a manteiga e os ovos, até ficar bem homogêneo;
3- Sem parar de bater, acrescentar a farinha e o leite alternadamente (1 xícara de farinha, 1/2 de leite, 1 de farinha, 1/2 de leite...). Desligar a batedeira e acrescentar o bicarbonato e as especiarias.
4- Colocar na forma e levar ao forno médio (210 oC) por cerca de 30 minutos - fazer o teste do palito: espetar um palito de dente, se sair limpo o bolo está pronto.
5- Desenformar morno e deixar esfriar.

Cobertura

2 colheres de manteiga
200g de chocolate (eu utilizei metade ao leite e metade meio amargo)

1- Picar o chocolate e juntar com a manteiga em uma tigela de vidro. Ferver água em uma panela, cerca de 2 dedos. Desligar o fogo e colocar a tigela de vidro dentro. Mexer o chocolate até ele derreter.
2- Com ajuda de uma espátula ou faca sem corte, espalhar a cobertura, ainda quente, sobre o bolo.

Acessórios utilizados: batedeira, uma forma de 25x20 cm, um pão duro, 1 panela, 1 tigela de vidro, uma faca sem corte, xícaras e colheres medidoras.

Boa semana!
Lau






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...