9 de junho de 2013

Pesto de Couve



Quando vi esta receita de pesto de couve no blog La Cucinetta fiquei com água na boca. Outra felicidade foi descobrir um outro blog muito legal, o A Cozy Kitchen, cheio de receitas maravilhosas e fotos lindas. É deste blog a receita original do pesto de couve. Aliás, a Adrianna, escritora do blog, adora pesto e o blog traz várias versões diferentes deste molho italiano.

Já preparei diversas vezes este molho e ele já entrou para minha lista de favoritos. Ele até virou piada na casa da minha mãe, mas quando eu o fiz o pessoal aprovou! E olha que naquele dia fiz "de olho" e quando faço seguindo a receita fica bem mais gostoso.



A receita original traz pistache e limão. Já fiz com amêndoas, nozes e castanho do pará, gosto com todas as castanhas. Também já fiz com e sem o limão. Não sei dizer se prefiro com ou não, acho que depende do dia. Além do gosto de azedo, a maior diferença é que o molho fica bem mais leve com o limão, pois precisa de menos azeite para bater a mistura no mixer.

Eu só posso dizer que amo, façam e me contem o que acharam.

Pesto de Couve
Um pouco adaptado do Blog A Cozy Kitchen

Utensílios utilizados: uma panela grande, uma peneira, mixer ou liquidificador.

Cerca de 100g de couve rasgada -  já sem os talos
1 dente de alho pequeno
suco de 1 limão siciliano ou cavalo pequeno (eles possuem sabor mais suave)
1/3 de xícara de nozes ou outra castanha de sua preferência
2 colheres de sopa de azeite e mais um pouco para jogar por cima
sal

400g de massa seca de sua preferência

1- Em uma panela grande, coloque água e leve ao fogo. Quando ferver coloque sal e a couve. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos. Escorra a couve e deixe um tempo na peneira para secar;
2- Bata a couve com os demais ingredientes no liquidificador ou mixer (eu acho o mixer mais fácil e mais eficiente). Se houver necessidade coloque mais azeite para facilitar;
3- Cozinhe a massa em água salgada, escorra e separe um pouco da água do cozimento;
4- Coloque o pesto sobre a massa, adicione um pouco da água do cozimento e misture. Sirva imediatamente. Coloque lascas de parmesão se desejar.

Rendimento: Serve 4 pessoas

Bom apetite e boa semana para todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...