21 de fevereiro de 2014

Cupcake de Torta de Limão




No ano passado postei várias receitas de bolos e cupcakes feitos para o mesversário da Clarice. Foram todos escolhidos a dedo, com calma, com planejamento (nem sempre minhas receitas são assim). E os resultados foram ótimos. Com uma receita muito diferente da outra fica difícil escolher a mais gostosa. Mas, acho o cupcake de torta de limão ficou o melhor (e o de coco queimado com doce de leite em segundo lugar). Fiz um dia em Ouro Branco para testes e todos amaram. Depois fiz no aniversário da Clarice de novo, mas nem provei, espero que tenha ficado bom também, rsrsrsrsr.

Estes dias fui procurar a receita do cupcake aqui no blog (acho que eu sou a pessoa que mais usa meu blog!) e percebi que não tinha postado. Como assim, meu cupcake preferido de 2013 não entrou no blog? Muita mudança, coisa para arrumar, acho que pirei. Foi então que percebi que o incrível bolo de banana que usei para fazer a colmeia da festa da Clarice também não estava no blog. Vocês me desculpem pela falha grave, vou corrigir ambas. 


Vamos começar pelo cupcake?
Fofo, azedo na medida certa, com uma cobertura bem docinha para compensar...hmmm. Muito bom!
Como o creme de limão deixa ele mais molhado e protege para não resseque, ele se mantém fofo e úmido por bastante tempo.
A base é um bolo de limão comum, de liquidificador - atenção esta receita rende uma massa muito fofa e não dá certo para fazer mini-cupcakes, só dá certo com o tamanho tradicional - um creme de limão por cima, o conhecido "lemon curd" e para finalizar um delicioso merengue arrematado com uma queimadinha pelo maçarico. 

Aliás, o merengue é um capítulo a parte. Já tinha feito duas receitas de merengues que peguei na internet e nenhuma tinha dado certo. Ficava meio açucarado, pesado e desmanchava depois de um tempo. Me sentei e fiquei desolada pensando nos meus merengues desastrosos e pensei: "Eu queria um merengue fofo, leve, firme, um nuvem, como o que a minha avó usa na torta de banana dela". Deeerrrrrrrrrrr....Corri, liguei para a vó e peguei a receita! Apesar da receita ter margem para dar errado, por causa do ponto certo da calda, eu fiz e ficou perfeita :) 

Como faz tempo que fiz, não me lembro o rendimento dos cupcakes, acho que o bolo rende 24 cupcakes de tamanho tradicional. Sempre anoto estas informações, mas com a mudança não as tenho. Assim que eu fizer a receita de novo atualizo aqui no blog.




Cupcake de Torta de Limão
Saias Cadeiras e Panelas

Bolo de Limão

Utensílios utilizados: liquidificador, xícaras medidoras, peneira ou espremedor de limão que já separe os caroços, forminhas de cupcake, forma para cupcake.

2 limões
2 ovos
1/4 de xícara de óleo
1 e 1/4 de xícara de açúcar
1 e 1/4 de xícara de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó

1- Ligue seu forno na temperatura de 200 graus. Coloque as forminhas de cupcake na forma e reserve.
2- Esprema o suco dos limões e complete com água até atingir 3/4 de xícara;
3- Coloque o suco com o óleo e os ovos no liquidificador. Bata e acrescente os demais ingredientes. Bata até ficar homogêneo.


Creme de Limão

Utensílios utilizados: Uma panela, uma tigela de vidro, balança digital, colher medidora, filme plástico

1 ovo
30g de açúcar (veja  AQUI a relação de gramas/xícara)
45 ml de suco de limão
30g de manteiga em pedaços
1/2 colher de sopa de extrato de baunilha

Raspas da casca de 1 limão


1- Prepare um banho maria de modo que o fundo da tigela não entre em contato com a água;
2- Na tigela de vidro, bata com um fouet o ovo e o açúcar;
3- Junte o suco de limão e a manteiga. Leve para o banho maria e mexa até engrossar, cerca de 4 minutos;
4- Junte a baunillha e a casca. Mexa e retire do fogo;
5- Coloque um filme plástico por cima relando no creme e deixe esfriar.


Merengue da Avó Tina

Utensílios utilizados: batedeira (com tigela e pás beeem limpas, senão o merengue não "vira"), panela pequena

3 claras
1 colher de fermento químico

2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de água

1- Bata as claras em neve com o fermento até dobrar de tamanho;
2- Coloque a água e o açúcar e leve ao fogo, deixe em fogo baixo até formar fio "que voa", não muito firme *. 
3- Ligue a batedeira de novo (velocidade média) e vá despejando a calda devagar, em fio, até acabar. Depois continue batendo até o seu merengue estar totalmente frio. Use imediatamente.


*Eu sei esta parte é meio incerta, mas só sei assim. Quando fizer de novo (agora não dá não tenho batedeira) vou marcar o tempo e a temperatura da calda para ajudar.

Montagem

Espere o seu cupcake esfriar, então coloque sobre ele uma colher de chá do creme de limão e por cima o merengue. O merengue pode ser colocado com uma colher ou com o saco de confeitar. Neste da foto usei o saco com o bico redondo, sem desenho (1A da Wilton)

Bom final de semana, 
beijos, Lau

Um comentário:

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...