27 de fevereiro de 2014

Bolo de Banana Com Mel e Cobertura de Doce de Leite



Oi pessoal, 
Como prometi no post anterior, aqui vai a receita do bolo de banana que fiz na colmeia do aniversário da Clarice. Já fiz a receita outras vezes e sempre me surpreendo, dou uma mordida e penso: "nossa, como este bolo é bom!" Adoro receitas assim!

É claro que no aniversário em si ela não fez sucesso, ninguém partiu o bolo de colmeia, pode? Claro, tinha cupcakes, bolo recheado e ainda os brigadeiros, beijinhos e olho de sogra maravilhosos da Tia Nina Brigadeiros. Mas, eu escolhi esta receita por que eu queria utilizar algo com mel, para entrar no clima das abelhas.

Eu tinha considerado fazer o bolo de colmeia sem a forma própria para ele, como na foto abaixo. Esta é uma boa dica para quem quer fazer e não tem a forma. Esta foto abaixo não é minha, não tirei foto do meu, mas deu super certo, não achei difícil. O único problema, é que apesar de eu ter achado a cobertura de buttercream de mel bem gostosa, vai muita cobertura para deixar o bolo neste formato, o que acaba deixando desproporcional a quantidade de massa de bolo x quantidade de cobertura. (Se quiser ver o passo a passo deste bolo clique AQUI)

Foto: www.zoebakes.com

Na verdade estas formas são só idéias, este bolo irá aparecer com freqüência na minha casa em uma tradicional forma de buraco para o café da manhã ou da tarde. Por cima eu colocaria um doce de leite caseiro, como da primeira foto, ou apenas uma salpicada de açúcar e canela. Hmmm...percebo que estou babando em cima do computador! Ai, como é difícil não ter forno! 

Bolo de Banana com Mel e Cobertura de Doce de Leite 
 receita do bolo tirada daqui

Bolo

Utensílios utilizados: forma para bolo, panela pequena, uma peneira de metal, batedeira, xícaras e colheres medidoras, tigela grande, colher e pão duro.

230 g de manteiga ou 1 xícara, em temperatura ambiente

2 e 1/2 xícaras de farinha
1 e 1/2 colher de chá de fermento químico
3/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
1 e 1/2 colher de chá de canela
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de mel
1 colher de chá de aroma de baunilha
2 ovos, em temperatura ambiente
1 e 1/2 xícara de purê de banana nanica - banana amassada - cerca de 4 unidades
1/2 xícara de buttermilk *

1- Pré-aqueça o forno em 200 graus. Unte com farinha e manteiga a forma escolhida e reserve;

2- Coloque a manteiga em uma panela pequena e leve ao fogo baixo. Deixe a manteiga no fogo até ela ficar na cor caramelo. Cuidado para não passar o ponto e queimar a manteiga;
3- Coloque a manteiga na tigela da batedeira coando para evitar que qualquer pedacinho queimado não vá parar no bolo;
4- Se você tiver opções de tipo de batedor na sua batedeira, use o batedor de pá (não o que parece um fouet). Coloque junto com a manteiga, o açúcar o mel e a baunilha. Bata até a mistura esfriar um pouco;
5- Coloque os ovos, um de cada vez e deixe um incorporar totalmente antes de colocar o outro. Junte o purê de banana e mexa até incorporar;
6- Em uma tigela peneire, a farinha, o fermento, o bicarbonato e a canela, misture tudo e reserve;
7- Coloque um pouco da mistura com a farinha na batedeira e mexa só para incorporar, coloque metade do buttermilk, mais um pouco de farinha, outra metade do buttermilk e o restante da farinha. Mexa só até incorporar;
8- Asse por cerca de 40 minutos, ou até o palito sair limpo. Retire do forno e deixe esfriar.

 Buttermilk é o soro que sai quando se faz manteiga. Não achamos fácil para comprar aqui no Brasil. Para substituir o buttermilk, coloque uma xícara de leite e 2 colheres de chá de vinagre branco. Deixe em temperatura ambiente por uns 15 minutos. O soro do creme de leite também é perfeito para substituir o buttermilk. Se você for usar creme de leite em outra receita retire o soro e use no no bolo.

Doce de Leite  de  Colher da Avó Tina
Utensílios utilizados: um pires, uma colher de silicone ou pau, uma panela de fundo grosso, xícara medidora.

1 litro de leite
1 xícara de açúcar
1 pitada de bicarbonato de sódio

1- Coloque o litro de leite com o bicarbonato na panela e leve ao fogo. Quando começar a ferver jogue o açúcar e mexa por 5 minutos. Coloque o pires no fundo da panela, abaixe o fogo e deixe. Mexa de vez em quando, raspando cuidadosamente o doce que grudar na lateral da panela. Passado um certo tempo (40 minutos mais ou menos) o leite não transbordará mais, então retire o pires do fundo e deixe ele borbulhar até ficar na consistência desejada.
2- Deixe esfriar e guarde na geladeira.


Beijinhos, Lau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...