7 de março de 2014

Arroz Temperado e Lembranças da Casa da Mãe, ou da Avó?




Este arroz temperado me lembra muito a casa da minha mãe, lembra sábado, lembra infância, família reunida na pequena mesa da cozinha. Estava com vontade de comer um arroz diferente, temperado, mas  que não fosse risoto italiano e me lembrei dele. Quando meu marido começou a comer falou: "Arroz da avó Tina". É mesmo, minha avó também faz este arroz. Daí me lembrei da Romaria dos Cavalheiros de Sant`Ana, em Vargem Grande do Sul, minha cidade. É que minha avó sempre faz este arroz no dia da Romaria. Ela diz que é um prato bom para deixar pronto e cada um come na hora que quer, na hora que chegar da romaria.

Não sei se eu preparo o arroz da mesma forma que minha mãe e avó, nunca pedi a receita ou qualquer explicação. Simplesmente faço, me lembrando dos ingredientes e como deve ser o resultado final. Eu cozinhei o arroz no próprio molho, mas acho que elas fazem o molho, fazem o arroz e depois misturam. Não importa, ficou bom, na verdade ficou ótimo e, o melhor, ficou com gosto de casa de mãe.



Arroz Temperado
Receita de família

Utensílios utilizados: uma panela grande, colher de pau, ralador, tábua, faca, garfo, xícaras e colheres medidoras.


1 peito de frango médio
1 colher de sopa de mostarda dijon
sal a gosto
óleo

1 cebola picadinha
1 dente de alho amassado
milho de 1 espiga - se preferir use 1/2 lata de milho
1 colher de chá de shoyo
2 xícaras de passata de tomate
6 alcachofras pequenas cortadas em cubos pequenos*
15 unidades de azeitonas picadinhas
1/2 xícara de ervilhas congeladas

2 xícaras de arroz cru
água fervendo
sal a gosto

Queijo gouda - a receita original é com mussarela, mas aqui usei o gouda - ralado no ralo grosso.

* a receita original é com palmito, mas aqui na Holanda não tem. Neste caso use 6 palmitos grandes e macios.

1- Coloque a mostarda e o sal no peito de frango. Esquente um pouco o óleo na panela e coloque o peito de frango para cozinhar. Deixe no fogo baixo para que todo o peito, até seu interior, cozinhe bem. Quando o peito estiver todo cozido, retire da panela e transfira para uma tábua. Com um garfo desfie todo o peito;
2- Na panela que você utilizou para fazer o frango, refogue a cebola, quando estiver quase murcha junte o alho; 
3- Coloque água para ferver - cerca de 1 litro.
4- Junte o milho e refogue um pouco. Depois junte o frango já desfiado, o shoyo, a passata de tomate e todos os demais ingredientes. Deixe a mistura borbulhar. Antes de colocar o arroz verifique se o sal da mistura está bom;
5- Acrescente o arroz cru ao molho de tomate, misture bem, acrescente agora o sal que você colocaria para o arroz - se por acaso sua mistura tinha ficado salgada, aproveite agora para acertar - torne a misturar. Coloque então a água fervente, 2 dedos acima do arroz. Se precisar, acrescentamos mais durante o cozimento, pois o arroz também irá cozinhar com o molho de tomate e com a água dos alimentos. Feche a tampa e deixe cozinhar em fogo baixo até o arroz ficar cozido. Fique atento para ver se será necessário acrescentar mais água.
6- Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo, coloque o queijo ralado por cima, tampe a panela e espere 3 minutos, ou até o queijo derreter. Se você for servir em uma travessa, e não na panela como eu fiz, primeiro transfira o arroz para travessa, depois coloque o queijo por cima e então leve ao forno bem quente por alguns minutos, só para o queijo derreter. 

Bom final de semana! Beijos, Lau

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...