21 de março de 2014

Bala de Caramelo que Derrete na Boca, O Difícil é Não Comer Tudo de Uma Vez!



Nunca fui muito fã de bala de caramelo. Na verdade não gosto de balas. A de caramelo eu até curto o sabor, mas não gosto de bala dura e nem daquela que gruda no dente. Porém, um dia comprei um sorvete Ben&Jerry`s que vinha no meio um caramelo cremoso com sal. Fiquei impressiona com aquele sabor, nem queria saber do sorvete, só ficava procurando o caramelo. Então me lembrei de uma receita de bala de caramelo cremosa com flor de sal. Corri atrás dos ingredientes e na primeira oportunidade lá fui eu para o fogão.



50 minutos mexendo sem parar....mais algumas horas para esfriar completamente...mais 1 hora de geladeira para dar o ponto certo para cortar...e... nhac! Valeu a pena! Não me importo com o trabalho para fazer algo, se o resultado for compensador. E foi, como foi!








Com as mudanças de temperatura o caramelo vai mudando de aparência, acho que com muita experiência prática dá para fazer "de olho" (reparem na foto), mas para ter certeza do resultado só usando um termômetro mesmo. Se o caramelo passar 2 graus acima do desejado já perde o ponto de derreter na boca e fica duro. Com 2 graus abaixo fica mole e não dá ponto de corte. Ou seja, se você ama bala de caramelo melhor comprar um termômetro para calda.

Bala de Caramelo Salgada
do lindo livro Miette

Utensílios utilizados: uma panela de inox de capacidade para 6 litros, 1 fouet de inox, termômetro para calda de açúcar, uma forma quadrada 24x24 cm, papel manteiga, faca grande de lamina lisa, colheres e xícaras medidoras, filme plástico e papel vegetal cortado em quadrados.

1 1/2 xícaras de creme de leite fresco
1 1/4 de xícaras de leite integral
2 xícaras de açúcar granulado
1 1/4 xícaras açúcar demerara
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de manteiga sem sal + manteiga para untar a forma
1/2 xícara de glicose de milho
3 colheres de sopa de água
Flor de sal para salpicar

1- Unte a forma quadrada com manteiga e depois forre com o papel manteiga. Para facilitar na hora de desenformar, coloque o papel manteiga saindo cerca de 3 cm para fora da forma (repare na foto);
2- Em uma panela grande coloque todos os ingredientes (menos a flor de sal, que é para salpicar!), mexa rapidamente só para misturar. Coloque o termômetro na panela e leve ao fogo médio-baixo. Mexa a mistura com o fouet o tempo todo, até ela atingir a temperatura de 118 graus Celsius (cerca de 50 minutos);
3- Assim que atingir a temperatura despeje imediatamente o caramelo na forma. Deixe esfriar por uns 20 minutos e salpique o a flor de sal. Deixe esfriar completamente na temperatura ambiente, então embrulhe em um filme plástico (ainda na forma) e leve para geladeira por 1 hora a 1 hora e meia;
4- Retire da geladeira, desenforme, retire o papel que estará grudado na base e coloque a bala em uma superfície que possa ser cortada - na bancada de pedra ou em uma tábua para corte. Corte as balas em quadrados e embrulhe imediatamente, senão elas começarão a perder a forma. Guarde em um pote com tampa hermética por 1 semana. 

PS: Em 3 dias  minhas balas criaram uma camada de açúcar por fora. Apesar de indesejado, este efeito não prejudicou seu sabor. 
PS 2: Para embrulhar você pode usar celofane ou papel vegetal. Muitos lugares que vendem artigos para festa já oferecem o papel cortado.

Espero que consigam fazer a receita!
Bom final de semana para todos. Beijos, Lau
  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...