21 de março de 2014

Bala de Caramelo que Derrete na Boca, O Difícil é Não Comer Tudo de Uma Vez!



Nunca fui muito fã de bala de caramelo. Na verdade não gosto de balas. A de caramelo eu até curto o sabor, mas não gosto de bala dura e nem daquela que gruda no dente. Porém, um dia comprei um sorvete Ben&Jerry`s que vinha no meio um caramelo cremoso com sal. Fiquei impressiona com aquele sabor, nem queria saber do sorvete, só ficava procurando o caramelo. Então me lembrei de uma receita de bala de caramelo cremosa com flor de sal. Corri atrás dos ingredientes e na primeira oportunidade lá fui eu para o fogão.



50 minutos mexendo sem parar....mais algumas horas para esfriar completamente...mais 1 hora de geladeira para dar o ponto certo para cortar...e... nhac! Valeu a pena! Não me importo com o trabalho para fazer algo, se o resultado for compensador. E foi, como foi!








Com as mudanças de temperatura o caramelo vai mudando de aparência, acho que com muita experiência prática dá para fazer "de olho" (reparem na foto), mas para ter certeza do resultado só usando um termômetro mesmo. Se o caramelo passar 2 graus acima do desejado já perde o ponto de derreter na boca e fica duro. Com 2 graus abaixo fica mole e não dá ponto de corte. Ou seja, se você ama bala de caramelo melhor comprar um termômetro para calda.

Bala de Caramelo Salgada
do lindo livro Miette

Utensílios utilizados: uma panela de inox de capacidade para 6 litros, 1 fouet de inox, termômetro para calda de açúcar, uma forma quadrada 24x24 cm, papel manteiga, faca grande de lamina lisa, colheres e xícaras medidoras, filme plástico e papel vegetal cortado em quadrados.

1 1/2 xícaras de creme de leite fresco
1 1/4 de xícaras de leite integral
2 xícaras de açúcar granulado
1 1/4 xícaras açúcar demerara
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de manteiga sem sal + manteiga para untar a forma
1/2 xícara de glicose de milho
3 colheres de sopa de água
Flor de sal para salpicar

1- Unte a forma quadrada com manteiga e depois forre com o papel manteiga. Para facilitar na hora de desenformar, coloque o papel manteiga saindo cerca de 3 cm para fora da forma (repare na foto);
2- Em uma panela grande coloque todos os ingredientes (menos a flor de sal, que é para salpicar!), mexa rapidamente só para misturar. Coloque o termômetro na panela e leve ao fogo médio-baixo. Mexa a mistura com o fouet o tempo todo, até ela atingir a temperatura de 118 graus Celsius (cerca de 50 minutos);
3- Assim que atingir a temperatura despeje imediatamente o caramelo na forma. Deixe esfriar por uns 20 minutos e salpique o a flor de sal. Deixe esfriar completamente na temperatura ambiente, então embrulhe em um filme plástico (ainda na forma) e leve para geladeira por 1 hora a 1 hora e meia;
4- Retire da geladeira, desenforme, retire o papel que estará grudado na base e coloque a bala em uma superfície que possa ser cortada - na bancada de pedra ou em uma tábua para corte. Corte as balas em quadrados e embrulhe imediatamente, senão elas começarão a perder a forma. Guarde em um pote com tampa hermética por 1 semana. 

PS: Em 3 dias  minhas balas criaram uma camada de açúcar por fora. Apesar de indesejado, este efeito não prejudicou seu sabor. 
PS 2: Para embrulhar você pode usar celofane ou papel vegetal. Muitos lugares que vendem artigos para festa já oferecem o papel cortado.

Espero que consigam fazer a receita!
Bom final de semana para todos. Beijos, Lau
  

7 de março de 2014

Arroz Temperado e Lembranças da Casa da Mãe, ou da Avó?




Este arroz temperado me lembra muito a casa da minha mãe, lembra sábado, lembra infância, família reunida na pequena mesa da cozinha. Estava com vontade de comer um arroz diferente, temperado, mas  que não fosse risoto italiano e me lembrei dele. Quando meu marido começou a comer falou: "Arroz da avó Tina". É mesmo, minha avó também faz este arroz. Daí me lembrei da Romaria dos Cavalheiros de Sant`Ana, em Vargem Grande do Sul, minha cidade. É que minha avó sempre faz este arroz no dia da Romaria. Ela diz que é um prato bom para deixar pronto e cada um come na hora que quer, na hora que chegar da romaria.

Não sei se eu preparo o arroz da mesma forma que minha mãe e avó, nunca pedi a receita ou qualquer explicação. Simplesmente faço, me lembrando dos ingredientes e como deve ser o resultado final. Eu cozinhei o arroz no próprio molho, mas acho que elas fazem o molho, fazem o arroz e depois misturam. Não importa, ficou bom, na verdade ficou ótimo e, o melhor, ficou com gosto de casa de mãe.



Arroz Temperado
Receita de família

Utensílios utilizados: uma panela grande, colher de pau, ralador, tábua, faca, garfo, xícaras e colheres medidoras.


1 peito de frango médio
1 colher de sopa de mostarda dijon
sal a gosto
óleo

1 cebola picadinha
1 dente de alho amassado
milho de 1 espiga - se preferir use 1/2 lata de milho
1 colher de chá de shoyo
2 xícaras de passata de tomate
6 alcachofras pequenas cortadas em cubos pequenos*
15 unidades de azeitonas picadinhas
1/2 xícara de ervilhas congeladas

2 xícaras de arroz cru
água fervendo
sal a gosto

Queijo gouda - a receita original é com mussarela, mas aqui usei o gouda - ralado no ralo grosso.

* a receita original é com palmito, mas aqui na Holanda não tem. Neste caso use 6 palmitos grandes e macios.

1- Coloque a mostarda e o sal no peito de frango. Esquente um pouco o óleo na panela e coloque o peito de frango para cozinhar. Deixe no fogo baixo para que todo o peito, até seu interior, cozinhe bem. Quando o peito estiver todo cozido, retire da panela e transfira para uma tábua. Com um garfo desfie todo o peito;
2- Na panela que você utilizou para fazer o frango, refogue a cebola, quando estiver quase murcha junte o alho; 
3- Coloque água para ferver - cerca de 1 litro.
4- Junte o milho e refogue um pouco. Depois junte o frango já desfiado, o shoyo, a passata de tomate e todos os demais ingredientes. Deixe a mistura borbulhar. Antes de colocar o arroz verifique se o sal da mistura está bom;
5- Acrescente o arroz cru ao molho de tomate, misture bem, acrescente agora o sal que você colocaria para o arroz - se por acaso sua mistura tinha ficado salgada, aproveite agora para acertar - torne a misturar. Coloque então a água fervente, 2 dedos acima do arroz. Se precisar, acrescentamos mais durante o cozimento, pois o arroz também irá cozinhar com o molho de tomate e com a água dos alimentos. Feche a tampa e deixe cozinhar em fogo baixo até o arroz ficar cozido. Fique atento para ver se será necessário acrescentar mais água.
6- Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo, coloque o queijo ralado por cima, tampe a panela e espere 3 minutos, ou até o queijo derreter. Se você for servir em uma travessa, e não na panela como eu fiz, primeiro transfira o arroz para travessa, depois coloque o queijo por cima e então leve ao forno bem quente por alguns minutos, só para o queijo derreter. 

Bom final de semana! Beijos, Lau

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...