13 de maio de 2014

Panquecas de Maçã Para Deixar Tudo Mais Nutritivo!



Eu sempre gostei de colocar vegetal em tudo que faço. Além do vegetal em sua forma "normal" picado, refogado, coloco também no meio do molho de tomate, no meio da lasanha, na massa da panqueca (como esta receita aqui e outra aqui...). Acho positivo, comemos mais fibras, mais vitaminas e minerais e é claro, eu adoro o sabor!



Depois que a Clarice começou a comer esta minha mania se tornou mais intensa e se estendeu para as frutas. Sempre dei mingau de aveia para ela com alguma fruta amassada no meio, iogurte também leva fruta picada, suco, só natural e com várias frutas batidas (isso no café da manhã e da tarde, durante o dia é água!). No café da manhã dela também estava sendo frequente meu "pão" de banana-da-terra


Mas, tem uma coisa que eu tenho muita mania de preparar: panquecas! Desde a primeira vez que a Clarice comeu panqueca eu coloquei maça no meio. No começo colocava amassada grosseiramente e fazia separada para ela por que eu gosto de comer a minha com queijo e a maça não combinava. Agora aprimorei.


Com geleia caseira de morango ficou perfeita!

 A maça vai batida e substitui uma parte do leite. Não dá para perceber o gosto da massa. A massa fica mais molhadinha e muito mais nutritiva! Dá para comer pura, com açúcar e canela, mel, frutas ou queijo. A Clarice adora maçã, eu não faço isso para ela comer uma fruta enganada, mas faria se fosse preciso, melhor comer enganado do que não comer! Faço isso por que acredito que é melhor para ela e para nós também! 

Panquecas de Maçã
Saias Cadeiras e Panelas

Utensílios utilizados: microondas, 1 prato, 1 garfo, 1 faca, 1 tigela de tamanho médio, uma peneira, xícaras medidoras, colher de sopa medidora, mixer, 1 colher, frigideira antiaderente, fogão.

Rendimento: Serve de 3 a 4 pessoas no café da manhã

Ingredientes 

2 maçãs

1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de fermento químico em pó 
3/4 de xícara de leite integral
1 colher de sopa de manteiga derretida
3 colheres de sopa de creme de leite
1 ovo

Modo de preparo

1- Lave as maças, coloque uma no prato, inteira, e leve ao microondas em potência alta por 3 minutos. Faça, a mesma coisa com a outra maçã. Corte as maças no meio e com ajuda do garfo raspe a polpa da maçã cozida, para separá-la da casca. Coloque as polpas de maçã no mixer e bata para virar purê;
2- Peneire os ingredientes secos, farinha, açúcar e fermento, na tigela média e acrescente os demais ingredientes e a maçã. Misture com uma colher, se você ainda estiver vendo grumos de farinha pegue o fouet e mexa com mais vigor. 
3- Aqueça a frigideira e unte com manteiga ou óleo se achar necessário. Com a ajuda de uma colher ou concha pequena coloque a massa de panqueca na frigideira. O tamanho da panqueca da foto, que está em um prato de sobremesa, foi feita com 2 colheradas de massa. Vire quando estiver vendo furinhos na massa por cima e o outro lado estiver dourado. Deixe dourar do outro lado e retire. O fogo não pode ser alto para não deixar as panquecas cruas no meio, mas muito baixo elas vão demorar demais e ficar murchas. Fogo médio é o ideal.

Beijos, Lau


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...