29 de maio de 2014

Um Pouco Sobre Nutrição, Dietas e Blá Blá Blá

As coisas estão tão viradas de ponta cabeça hoje em dia. As pessoas perderam o prazer de comer, sempre estão preocupadas com o peso, com valor calórico. É claro que ser magro não é apenas uma questão de estética e sim de saúde e de bem estar. Mas, as pessoas não estão buscando saúde, bem estar. Sentir prazer em comer, ter um almoço maravilhoso sem dizer e no final: "Ai que culpa, comi muito " (não curto essa frase!) faz parte de uma vida saudável, faz parte de uma mente saudável que levará ao equilíbrio físico e mental. 



Me preocupo com a próxima geração. As mães já estão estressando seus pequenos filhos, com frases "não, isso engorda", "coma, isso é saudável". A boa alimentação a gente não explica, a gente dá o exemplo. É mais importante trazer equilíbrio emocional para mesa. O velho ensinamento de sempre: TV desligada, família reunida, nada de conversar sobre problemas, nada de falar sobre a gordura ou calorias dos alimentos. Ambiente tranquilo, alegre, bem iluminado e uma boa comida na mesa. Não tem segredo, assim seu filho provavelmente terá o peso ideal e será saudável naturalmente, sem esforços, sem neuras. Felizmente a gente não controla tudo que irá acontecer na vida dos nossos filhos, eles tem outros exemplos (ainda bem!) e são influenciados por tudo que vivem, mas devemos tentar fazer o melhor, né?

Li uma reportagem de uma nutricionista que me deixou muito feliz. Ela disse tudo que eu tinha vontade de falar, de explicar. A entrevista da nutricionista Sophie Deram está AQUI para quem quiser ler. Eu também digo que sou contra dietas e as pessoas acham que é por que não preciso. Preciso sim, preciso comer bem, me cuidar para não engordar e ter saúde, mas achei o jeito certo de fazer isso. É isso que tento ensinar e passar todo mundo.

Espero que eu ajude alguém a refletir sobre este assunto e que possamos deixar um legado mais rico nutricionalmente para nossos filhos. De volta o prazer em comer, a família toda na mesa, a sobremesa sem culpa. De tudo um pouco, com equilíbrio e muita saúde.

Beijos, Lau

2 comentários:

  1. Adorei, Laurinha! Falou muito bem ;) Inclusive, esses dias lembrei de você: fiz aqui em casa aquele arroz temperado que está há gerações na mesa da sua família!!! E reuni meus irmãos e amigos pra experimentar... Foi uma delícia comer sem culpa e ainda repetir o prato! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por tantos elogios Bibi! Que bom que gostaram do arroz! Mil beijos para vc e Lucas

    ResponderExcluir

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...