22 de setembro de 2014

Torta de Abobrinha com Ervas e Massa de Quinoa



Não sou a favor de dietas de exclusão, já disso isso aqui no blog algumas vezes. A não ser por uma real necessidade, como diabéticos, celíacos. Mas, a moda da dieta sem do glúten tem seu lado bom: ao invés de exclusão, a inclusão! Não tiro os alimentos com glúten, mas incluo na minha dieta os sem glúten. Isso não é o máximo?

Fiquei apaixonada por esta torta de massa de 3 farinhas sem glúten: amaranto, quinoa e arroz. O que predomina é o sabor da quinoa, que eu amo. Como o sabor é mais marcante que o de uma torta tradicional, não acho que ficaria bom com tudo. Mas, com este recheio achei que combinou muito bem. Fiquei apaixonada, roubando as beradinhas da torta...hmmm.... Só neste mês já fiz 3 vezes rsrsrsr. Deu para perceber que eu gostei, né?

Me desculpem repetir a fonte, mas esta receita também vem do livro da Torta 2 Mousses, o La Tartine Gourmande. O livro é super lindo, as receitas dão certo, ele mescla receitas saudáveis com sobremesas deliciosas, ou seja, um verdadeiro paraíso! Neste final de semana vou testar um salmão com molho de cenoura e depois conto se ficou bom, ok?

Na massa sem glúten, é usado a goma xantana para dar liga nas farinhas. Fiz com e sem a goma. Até deu certo sem a goma, mas ao partir fatias da torta a massa se quebrava toda. Ficou boa igual, mas um pouco mais difícil para abrir e depois de pronta, para servir.



Outro fato importante desta torta é a qualidade da sua ricota. Se a ricota for boa ela fica delicada e faz parte do conjunto, mas com ricota ruim... ela domina a torta e estraga. A melhor ricota para mim é a da Roni, insuperável. Ela é saborosa, molhadinha, cremosa e vem sem sal. Eu prefiro colocar o sal à gosto. Ficou tão melhor quando usei esta ricota que agora só vou gastar minha preciosa farinha de quinoa se eu tiver uma Roni em casa. Uma dica é que se a sua ricota for daquele tipo muito seco, coloque 2-3 colheres de creme de leite nela antes de temperar. 

Eu fiz minha massa na batedeira, mas você pode fazer na mão ou no processador se preferir.

Torta de Abobrinha com Ervas e Massa de Quinoa
um tiquinho adaptado do La Tartine Gourmande

Massa de Arroz, Quinoa e Amaranto

O preparo deve ser feito com 1 hora de antecedência ou até um dia antes.
Rendimento: 1 forma de 28cm ou 6 forminhas de 10cm

1/2 xícara de farinha de arroz 
1/2 xícara de farinha de quinoa
1/2 xícara farinha de amaranto
1 1/2 colher de chá de goma xantana
1/2 colher de chá de sal
7 colheres de sopa ou 100g manteigam gelada picada em pedaços
1 ovo
1 colheres de sopa de água gelada

1- Coloque as farinhas, a goma xantana e o sal na tigela da batedeira com o acessório de pá e mexa até misturar. Adicione a manteiga e mexa na velocidade média até formar uma farofa grossa. Adicione o ovo e misture de novo. Adicione a água aos poucos. Na batedeira deixe até a massa formar uma bola, na mão misture bem até estar tudo bem incorporado. Forme uma bola, embrulhe com filme plástico e deixe na geladeira por pelo menos 1 hora. 
Se fizer a massa no dia anterior, tire-a  da geladeira 30 minutos antes de usar.
2- Abra a massa em um círculo maior do que o diâmetro da sua forma. Arrume a massa na forma e com a ajuda de uma garfo fure-a toda. Coloque um papel manteiga ou alumínio por cima, jogue feijões crus dentro da torta para fazer peso e leve ao forno (180oC) por 15 minutos. Retire o papel e os pesos e reserve.

O Recheio

1 xícara de ricota
1/2 colher de sopa de manjericão fresco picado
1/2 colher de sopa de tominho fresco picado
1 colher de sopa de salsinha fresca picada
Raspas da casca de 1 limão
1 colher de sopa de azeite
Sal, pimenta e noz moscada a gosto
1 abobrinha fatiada bem fininha
1 punhado de queijo de sua preferência - já fiz com mussarela, parmesão e acho que com queijo de cabra ficaria perfeito!

1-  Misture a ricota com as ervas e as raspas de limão. Coloque um pouco de sal e pimenta se desejar.
2- Misture o azeite com um pouco de sal e pimenta. Com um pincel, espalhe o azeite na massa da torta. Coloque por cima a ricota, rale sobre ela um pouco de noz moscada, e sobre a ricota arrume as fatias de abobrinha. Finalize com o queijo escolhido, um pouquinho de sal e um fio de azeite ( você reparou que a gente colocou sal na massa, na ricota, na abobrinha, então cuidado para não pesar a mão).
3- Asse por 40 minutos, tire a torta do forno, deixe esfriar 5 minutos antes de fatiar e sirva.

Espero que gostem!
Beijos, Lau


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...