6 de dezembro de 2014

Doce de Natal: Suspiro de Menta com Chocolate



Claras de ovos, açúcar e ar = suspiro! Não é o máximo que apenas estes ingredientes nos proporciona uma infinidade de possibilidades? Um doce que não leva gordura e nem farinha e derrete na boca. Viciante! 

Fiquei apaixonada com estas bengalas de Natal, simples de fazer e super no clima, né? Simpático para servir para as crianças e para visitas nesta época do ano. A dificuldade é a umidade, o dia que eu fiz estava quente e úmido, então tinha que tirar o suspiro do forno, esperar só um pouco para eles secarem e colocar correndo em um saquinho plástico.



Até gosto deles puros, acho que ficam mais bonitos, mas como são de mentas, não resisto a combinação de menta com chocolate e como tinha uma farinha de avelã dando sopa, finalizei a combinação com chave de ouro!



Suspiro de Menta e Chocolate


Utensílios utilizados: 2 formas grandes, papel manteiga, saco de confeitar, bico de confeitar modelo estrela aberta, xícaras medidoras, colheres medidoras.

3 claras de ovos
1/8 de colher de chá de creme tártaro
3/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
3/4 de colher de chá de essência natural de menta

corante em gel se desejar

1- Bata as claras com o creme tártaro na velocidade alta da batedeira até atingir pontos firmes. Abaixe a velocidade para média e adicione o açúcar, uma colher de sopa por vez. Raspe a tigela para incorporar açúcares que possam ter ficado grudado nas laterais. Volte a bater na velocidade alta até ficar firme e brilhante.
2- Ligue o forno na temperatura mais baixa. Forre 2 formas com papel manteiga. Pegue um saco de confeitar e um bico de estrela aberta. Se for usar o corante, pegue um pincel e pinte o bico de confeitar com o corante. Coloque o bico no saco.
3-  Coloque o suspiro no saco de confeitar e coloque o suspiro na forma confeitando em formato de bengalas. 
4- Coloque as formas na grade superior do seu forno. Se ele tiver temperatura de 100C pode assar com a porta fechada. Se for um forno a gás comum, coloque na temperatura mais baixa e na hora de fechar a porta do forno coloque uma faca ou uma colher de pau para que o forno não feche completamente. Deixe assando por cerca de 1 hora e meia. Mas, fique atento, isso pode variar de cada forno. O ideal é que o suspiro fique bem branco e crocante, mas no forno a gás ele costuma ficar dourado, tudo bem. 
5- Retire do forno e deixe esfriar completamente. Retire do papel manteiga delicadamente para não quebrar e guarde em pote bem fechado por até uma semana.

Se quiser passar no chocolate, derreta 200g de chocolate ao leite ou meio amargo - depende do seu gosto - em banho maria e delicadamente mergulhe as bengalas dentro. Coloque as bengalas em um papel manteiga e leve para a geladeira por 5 minutos. 
Achei esta etapa um pouco difícil por que os suspiros são muito delicados e alguns quebraram no processo. 

Espero que tenham um Natal beeem doce!
beijos, Lau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...