24 de junho de 2015

Torta de Goiabada da Avó Tina, Minha Preferida!



Essa torta é pura lembrança de infância. Me sinto na casa da minha avó, comendo esta torta pela copa, enquanto procuro um copo de água. Minha avó mora no centro da cidade e sempre foi um lugar de passagem para mim. Passava por lá, para tomar água, café, falar um oi. E sempre tinha, e continua tendo, algo gostoso em cima da mesa. 




A torta de goiabada sempre foi minha preferida. Faz tempo que minha avó não prepara. Acho que ela tem mais xodó com a torta de banana, que vira e mexe aparece em sua geladeira. Resolvi então tentar. As vezes é difícil reproduzir algo que minha avó faz, apesar dela sempre usar receitas, todas escritas, o tamanho da xícara pode mudar dependendo da receita, truques não escritos sempre aparecem no meio da execução e isso dificulta as coisas. 




Mas, para minha feliz surpresa, esta torta é simples, muito simples de fazer, e ficou sim, com o sabor e as memórias da casa da minha avó.

Torta de Goiabada da Avó Tina


300g de farinha (2 xícaras)
150 g de manteiga em cubos
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento químico
1 ovo
raspas da casca de 1 limão

goiabada mole para rechear

Rende: 1 forma de 25cm de diâmetro com 2,5cm de altura ou 5 tortinhas de 10cm por 1,5cm

Ligue seu forno em 210oC

1- Misture todos os ingredientes da massa até obter uma massa homogênea. Arrume a massa na forma, e deixe um pouco de massa para fazer as tiras na cobertura. 
2- Coloque sua goiabada diretamente na massa cru. 
3- Faça tiras com a massa que sobrou e coloque sobre a goiabada, enfeitando. 
4- Leve sua torta para assar, no forno pré-aquecido, 30 minutos para as tortinhas pequenas, cerca de 40-50 minutos para a grande, ou até sua massa ficar dourada. 

E você? Qual receita te traz boas lembranças?

Beijos, Lau


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...