7 de agosto de 2015

Sobremesa para uma vida saudável e conversando sobre dieta





Esta sobremesa poderia ser definida como um petit gateau light, mas eu não gosto do termo light, ele engana as pessoas. Mas, para começar vamos esclarecer um pouco as coisas: vida saudável x dieta. 


As pessoas tem mania de dizer que estão de dieta o tempo todo, "não posso comer isso estou de dieta"e isso você escuta faz 10 anos e a pessoa na real nem emagreceu neste tempo, ou seja, na verdade ela não está de dieta, ela pensa que está. As dietas para emagrecimento devem ser feita por um período determinado de tempo, o menor possível, pois ninguém gosta de fazer dieta, nem você e nem seu corpo. Fazer dieta é estressante, não fomos feitos para emagrecer, seu corpo sente, sua cabeça passa vontade e você cansa de tudo isso. Mas, para emagrecer não tem segredo: reeducação alimentar com restrições. 

Daí você emagrece, avisa sua cabeça e seu corpo, algo como"amigos, não estamos mais de dieta, mas se quisermos manter nosso peso atual temos que ter uma vida saudável, fazer escolhas inteligentes". Ok, todos felizes, acabou o stress, a pressão, mas não dá para relaxar no começo. Fazer as escolhas certas, quantTo e quanDo são decisivos. Mas, depois de um tempo tudo fica tão natural, suas escolhas mais saudáveis te fazem sentir melhor e ser saudável e manter o peso é algo natural, normal. Ufa, você, seu corpo e sua mente serão felizes para sempre, se conseguir manter o equilíbrio. 

E o que esta sobremesa tem a ver com isso tudo? Não posso dizer que comer sobremesa é um hábito saudável, mas ela pode ser um baita "pé na jaca" ou não. Eu me dou este prazer, faz bem para mim e isso faz parte da minha vida equilibrada.  Com o tempo tenho preferido sobremesas mais saudáveis, mais leves. Não consigo mais comer aquele brownie da Nigella que leva meio kilo de manteiga e me deixa super pesada depois. Prefiro esta versão que leva sim manteiga, mas bem menos, que leva açúcar, mas muito pouco e fica leve, me deixa bem depois e não, não é menos gostosa. 

Para ajudar ainda tem a farinha de painço, tudo bem se você fizer com farinha de trigo, mas o painço tem pontos positivos. Possui grande quantidade de triptofano, que ajuda na produção de serotonina, é rico em fibras e ajuda a absorver de forma lenta os açúcares e ainda tem minerais, como manganês, magnésio e fósforo. Se quiser saber mais sobre o painço, leia este artigo aqui. Mas, eu já fiz com farinha de trigo e farinha de arroz, deram certo também ;)




Para completar minha escolha por este doce, a presença de chocolate 70% cacau, ou seja antioxidantes!

Conclusão, sobremesa D-E-L-I-C-I-O-S-A, sem usar adoçantes artificiais, sem prejudicar uma vida saudável, mantendo corpo e mente equilibrados. Uma escolha inteligente :)

Quer experimentar?

Bolo Cremoso de Chocolate com Nutella
Inspirado no meu livro preferido, La Tartine Gourmande

Rende 6 porções individuais com potes de 10cm


85 g de manteira sem sal + para untar os potinhos
115g de chocolate 70%
2 ovos grandes inteiros mais uma clara
1/4 de xícara de açúcar demerara
1 colher de chá de baunilha
3 colheres de sopa de farinha de painço ou outra de sua preferência e + para untar os potinhos
6 colheres de chá de Nutella 

Ligue seu forno 230oC

1- Untes 6 potinhos que possam ir ao forno com manteiga e farinha. Derreta seu chocolate com a manteiga em banho maria, ou no microondas e reserve.
2- Bata os dois ovos inteiros mais a clara com o açúcar até esta mistura dobrar de tamanho e ficar pálida (cerca de 8 minutos). Coloque a baunilha e então a farinha junto com o ovo batido.
3- Delicadamente, misture o chocolate derretido com a mistura de ovos. Distribua a mistura entre os potinhos. Deixe sobrar um pouco. Coloque uma colher de Nutella no centro de cada pote, e cubra a Nutella com restante da massa. 
4- Leve para assar por 10-12 minutos. Deixe descansar por 5 minutos e sirva. Combina muuuito bem com sorvete!

Espero que gostem da receita!
Bom final de semana, 
beijos, Lau






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...