20 de março de 2011

Lasanha de coelho com mostarda e açafrão



Oi gente, acabei de almoçar e hoje comi lasanha. Acho que Domingo tem cara de lasanha, prato único, fácil, prático e muito gostoso, que fica perfeito no dia internacional da preguiça. Mas hoje o programa não foi assim tão fácil por que decidi fazer a massa da lasanha. Fazer massa é fácil, mas um pouco trabalhoso.

Esta receita foi inspirada em uma que o Claude, do Que Marravilha!, fez no programa. Mas pela falta de alguns ingredientes, que não tem aqui no interior, mudei tanta coisa que no final ficou inspirada e não parecida com o prato apresentado no GNT. Para começar com o ingrediente principal, a original era de coelho, a minha foi de frango. Não coloquei frango no título do post por que coelho fica bem mais chique, não é? Aposto que se eu colocasse lasanha de frango muita gente ia torcer o nariz e nem ia ler o post. Acho que a receita ficaria boa com peru também. O que importa de verdade é que ficou muio boa! E não se assustem com a grande lista de ingredientes, não é uma receita difícil ou muito demorada, é traquilo de fazer.Achei o sabor dela interessante e diferente. Gostei muito!

Ingredientes:
350g de peito de frango
2 dentes de alho picados
1cebola pequena em cubos
1 cenoura ralada
3 tomates sem pele e sem sementes em cubos
50ml de molho de tomate
1 bouquet garni (tomilho, óregano e manjerição)
50ml de conhaque
180 ml de vinho branco
50 ml de água
1 colher de café cheia Açafrão ou curcuma em pó
100ml de creme de leite fresco ou 1/2 caxinha de creme de leite comum
1 colher manteiga e 2 farinha colheres de roux (farinha e manteiga)
1 colher chá de mostarda Dijon
100g de queijo prato
3 colheres de sopa de requeijão cremoso
500g de massa de lasanha
Sal a gosto
Pimenta a gosto
1 colher de sopa de manjericão picado


Modo de preparo:
1-Corte o frango em pedaços grandes e tempere com sal. Sele o frango na frigideira com azeite. Junte o alho, a cebola e a cenoura. Refogue um pouco. Junte os tomates e as ervas, deixe cozinhar mais 5 minutos e flambe com o conhaque.
2-Coloque o vinho branco, a água , o molho de tomate e o açafrão. e deixe por mais 5 minutos.
3-Em uma panela coloque uma colher de manteiga e duas de farinha e misture como se fosse fazer um molho branco (Roux).
4-Separe o frango do caldo, e coloque o caldo  na panela com o roux. Mexa até começa a engrossar, adicione o creme de leite, duas colheres de requeijão,a mostarda. e  quase todo o queijo prato (reserve um pouco para colocar por cima da lasanha). Mexa um pouco e desligue. Acrescente o manjericão. Desfie o frango e junte neste molho.
5-Monte a lasanha alternando massa, este molho, massa até chegar no topo da travessa. Finalize com uma colher de requeijão e mais queijo prato ralado misturado com um pouco de parmezão ralado. Leve no forno por cerca de 20 minutos.
OBS: Eu usei massa fresca caseira  que eu mesmo fiz. Ela cozinha bem rápido e não absorve o molho. Massas secas, que cozinham no forno, pedem um molho com consistência mais líquida.

Bon apetit,
Lau
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...