29 de outubro de 2012

Charutinho de Folha de Uva









É em uma dia como este que eu penso o quanto é bom morar no interior. Aqui não tem restaurantes árabes, mas tem folhas de uva no quintal. Mais trabalhoso, porém mais divertido e infinitamente mais barato!
Estas folhas estavam olhando para mim e implorando para serem usadas. Planejei, escolhi a receita, o dia e... vamos lá! Na hora de começar enrolar os charutos a Clarice acordou e pediu para mamar. O meu marido foi quem enrolou, para adiantar o almoço. Quando a mamada terminou, já estava tudo pronto. Crédito para o marido, de novo!
Para este prato fiz questão de utilizar a receita do livro da Maria Lúcia, que é da minha terrinha e de família árabe. Ou seja, assim eu teria certeza de estar fazendo uma receita original, passada de mãe para filha. Era o que eu queria. Achei que faltaram algumas informações no livro, mas no final deu tudo certo. Os charutos ficaram lindos, firmes e deliciosos. Estou ansiosa para repetir a operação!
E aí, animam?

Charuto de Folha de Uva
Livro Receitas de Família - Culinária de Aconchego
Maria Lúcia Zarif Cecílio

folhas de uva (repolho ou couve também são opções)
carne moída (eu utilizei metade de boi e metade de porco)
arroz cru
carne para o fundo (músculo ou qualquer outra)
alho
água
sal
manteiga
canela
pimenta

1- Separar as folhas e lavar. Prefira as folhas menores.
2 - Em um tigela misturar a carne moída com arroz cru. A quantidade é de cerca de uma parte de arroz para duas partes de carne. Temperar com sal, pimenta, canela e um pouco de manteiga. Misture bem;
3- Colocar  a mistura na folha e dobrar;
4- Em uma panela de fundo grosso, colocar pedaços de carne, fazer uma camada de folhas e, por cima delas, organizar os charutos. É importante mantê-los bem juntos para evitar que abram durante o cozimento. Colocar um pouco de manteiga sobre dos charutos e um alho grosseiramente fatiado;
5- Colocar um prato por cima dos charutos, de forma a fazer peso e não deixar os charutos abrirem;
6- Ferver água com sal e colocar na panela até altura do prato;
7- Tampar a panela e deixar em fogo baixo por cerca de 40 minutos;
8- Desligar e acrescentar o caldo de 1 limão. Esta etapa é opcional, visto que a folha de uva tem o toque ácido.

Notas:

- Eu utilizei 350g de carne moída e esta panela da foto tem 20cm de diâmetro.
- Esta porção serve 3 pessoas
- Ao escolher a panela verifique se você tem um prato que encaixe certinho nela.
- Para acompanhar eu fiz um arroz com amêndoas torradas, ficou perfeito!

Variando o paladar!
Beijos, Lau

26 de outubro de 2012

Sorvete com Bolacha






Esta é uma dica de sobremesa fácil, rápida e que faz maior sucesso para receber visitas. A única coisa que você precisa preparar é a calda, e ainda assim tem calda pronta para comprar! Mas, eu tenho uma receita de calda bem simples e que fica muito boa. Esta bolacha é de avelã, eu que fiz, e ficou fabulosa com o sorvete. Mas, você pode utilizar qualquer bolacha comprada.

Receita bolacha de avelã AQUI

Sorvete Kibon

Receita Calda
porção individual

3 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de cacau ( se for chocolate do padre pode colocar 1 colher de chá)

1- Levar tudo ao fogo e mexer até engrossar.

Bom final de semana!!
beijos,
Lau

22 de outubro de 2012

Bolo de Pão de Mel




Este foi o bolo que eu escolhi para fazer nos 3 meses da Clarice. Eu queria um bolo diferente, mas ao mesmo tempo comum, simples. Vi esta receita no site Panelinha e achei ideal para o meu desejo. Amei o cheiro incrível de mel da massa. Fácil de fazer e super saboroso, fez o maior sucesso aqui em casa.
No dia que a Clarice fez 3 meses ela teve uma crise de refluxo. Isto só para contradizer o meu post sobre o milagroso 3 meses. Porém, nestas últimas 2 semanas algumas mudanças ocorreram em seu comportamento: começou a conversar emitindo lindos sonzinhos de nha, ahh, faz outros barulhos engraçados com a boca, tem chorado beeem menos, mas quando o faz é um escândalo (pulmão bem desenvolvido!), sorri cada vez mais, esta muito gulosa (inclusive voltou a mamar a noite), está cada dia mais linda e sua coxa cada dia mais grossa.
Para o bolo de 4 meses estou com vontade de fazer um bolo de aniversário mesmo, recheado e com cobertura.


Bolo de Pão de Mel
Panelinha

medida padrão: xícara de 240 ml

3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 xícara de mel
1 xícara de leite
2 colheres de sopa de manteiga
2 ovos
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de noz moscada
1 colher de chá de cravo da índia moído
1 colher de sopa de canela em pó



1-  Pré-aquecer o forno e untar a forma com manteiga e farinha;
2- Bater o açúcar, o mel, a manteiga e os ovos, até ficar bem homogêneo;
3- Sem parar de bater, acrescentar a farinha e o leite alternadamente (1 xícara de farinha, 1/2 de leite, 1 de farinha, 1/2 de leite...). Desligar a batedeira e acrescentar o bicarbonato e as especiarias.
4- Colocar na forma e levar ao forno médio (210 oC) por cerca de 30 minutos - fazer o teste do palito: espetar um palito de dente, se sair limpo o bolo está pronto.
5- Desenformar morno e deixar esfriar.

Cobertura

2 colheres de manteiga
200g de chocolate (eu utilizei metade ao leite e metade meio amargo)

1- Picar o chocolate e juntar com a manteiga em uma tigela de vidro. Ferver água em uma panela, cerca de 2 dedos. Desligar o fogo e colocar a tigela de vidro dentro. Mexer o chocolate até ele derreter.
2- Com ajuda de uma espátula ou faca sem corte, espalhar a cobertura, ainda quente, sobre o bolo.

Acessórios utilizados: batedeira, uma forma de 25x20 cm, um pão duro, 1 panela, 1 tigela de vidro, uma faca sem corte, xícaras e colheres medidoras.

Boa semana!
Lau






5 de outubro de 2012

Os famosos 3 meses e a Encantadora de Bebês



Domingo a Clarice completará 3 meses. Como são famosos estes 3 meses! Dizem que tudo que o bebê tem, cólicas, gases, refluxos, choros, sumirá com 3 meses. Esta é a frase que a gente mais ouve das pessoas:  "Não se preocupe com 3 meses passa". Independente da causa do problema ou do choro.
Eu entendo que o bebê vai se desenvolvendo e as coisas vão melhorando, mas fica até engraçado. Parece que aos 3 meses vai aparecer uma fada e plim, em um passe de mágica tudo irá se transformar. Virou até piada aqui em casa, quando a Clarice está chorando por causa de gases eu digo para ela: "Calma meu amor, logo você vai fazer 3 meses e todo incômodo irá passar".

Realmente hoje ela chora menos, a nossa comunicação é melhor e ela precisa de menos choro para eu entender o que ela quer. Aos poucos os incômodos vão passando, os sorrisos aumentando, e o prazer de ser mãe só se multiplica. Ela ainda tem uma rotina de bebê, come, fica um pouco acordada e dorme. E isto se repete durante todo o dia.  Desde de 2 meses ela já dorme a noite inteira, das 20:30 as 6:30, mais ou menos. Desde que nasceu ela já tinha esta tendência de dormir bem a noite. Eu sempre tive que acordá-la para mamar. Ela só desperta de noite se tiver com algum problema, como gases (o mais comum) ou frio, calor. Problema resolvido, ela volta a dormir.

O que me ajudou muito a entender os desejos de Clarice, a aproveitar bem sua tendência a dormir bem a noite (por que os pais com o tempo estragam, sem querer, os filhos) foi o livro "A encantadora de bebês". Gostei muito e virei fã de carteirinha, por que o livro nos ensina a entender a personalidade do nosso bebê e solucionar seus problemas. O capítulo mais famoso do livro é sobre sono: como fazer seu bebê dormir a noite toda, como fazer seu bebê adormecer sozinho no berço...etc. Além disto tem muita coisa. Toda dúvida que você tiver procure neste livro que tem a resposta, é incrível! Eu li o azul e o rosa, mais recente. O rosa é o azul melhorado, muito melhor!


No domingo vou testar uma receita de bolo e semana que vem conto aqui.
beijos,
Lau

4 de outubro de 2012

Sopa de Brócolis





Sei que já esta esquentando, mas ainda dá para tomar uma sopa a noite (pelo menos aqui em "White Gold" dá). Acho sopa uma ótima forma de comer verduras e ter um jantar bem leve e saudável. Esta de brócolis inventei um outro dia sem querer, juntando o que tinha em casa, mas o sabor ficou muito bom! Agora ela já faz parte do menu de casa.

Sopa de Brócolis

1 osso de peito com um pouco de carne *
1 brócolis americano ou ninja
1 tomate sem pele picadinho
1 cebola picadinha
1 xícara de macarrão para sopa
1 cenoura ralada
2 litros de água filtrada
óleo
sal

1- Colocar um fio de óleo na panela e deixar esquentar um pouco. Juntar o frango e deixar dourar dos dois lados. Colocar a água, a cebola, o tomate e a cenoura. Temperar com sal. Deixar ferver por cerca de 20 minutos.
2- Tirar o peito de frango, colocar em uma tábua e com um garfo soltar o frango do osso. Voltar para panela apenas o frango. Descartar o osso.
3- Limpar o brócolis e picar os talos e as flores. Colocar o brócolis e o macarrão no caldo. Deixar mais uns 5 minutos e pronto.

* eu sempre compro peito de frango com osso, mesmo para fazer um strogonoff. Na hora de utilizar o frango separo do osso, mas deixo o osso revestido com a carne. É este osso com carne que uso para fazer sopas e caldo de galinha. O preço do frango com osso ou sem é bem parecido, então prefiro comprar assim e sempre ter o osso para fazer o caldo. Caldo sem osso fica sem sabor e caldo com o peito todo desperdiça o frango, por que não comemos toda a carne.

beijos,
Lau
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...