3 de fevereiro de 2010

Suflê de Fubá

Vou colocar meu primeiro post sobre um alimento que eu A-D-O-R-O: o FUBÁ. Adoro bolo de fubá, polenta mole na cumbuca, polenta frita, ou seja, gosto de tudo que vai este ingrediente.

O fubá é uma farinha fina feita do milho. O milho é cultivado em diversas regiões do mundo. O maior produtor mundial são os Estados Unidos. No Brasil, que também é um grande produtor e exportador, São Paulo e Paraná são os estados líderes na sua produção.










Bom, mas vamos ao que interessa: a receita!

Suflê de Fuba

Peguei esta receita em uma embalagem de fubá da marca YOKI e fiz pequenas alterações. Veja que tem opções de queijo, achei o de mussarela mais gostoso.


Ingredientes:

2 xícaras chá de leite
1 xícara de chá de fubá
2 colheres de chá de sal
4 colheres de sopa de manteiga
4 ovos (claras e gemas separadas)
1/2 xícara de queijo minas ou mussarela ou queijo de cabra cortados em cubinho

Modo de fazer:

1- Unte uma forma para suflê ou vários ramequins e reserve.
2- Coloque o leite em uma panela, junte o fubá aos poucos e misture bem.
3- Leve ao fogo, mexendo sem parar, para não empelotar, até obter uma mistura lisa e consistente.Tempere com sal e acrescente a manteiga. Retire do fogo e misture. Deixe amornar.
4- Em uma tigela bata as gemas com um garfo, junte o queijo e misture o fubá quase frio.
5- Bata as claras em neve firme - teste com a colher, a clara não deve cair - e adicione delicadamente à mistura delicadamente.
6- Leve ao forno moderado (170°C) pré-aquecido, por 35-40 minutos ou até que o suflê fique fofo e dourado na superfície.

Espero que gostem, beijos
Lau
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...