13 de junho de 2012

Jantar Especial Dia dos Namorados

Apesar de ser casada, eu gosto de comemorar o dia dos namorados. Acho uma delícia ficar planejando o que fazer neste dia e um jantar especial é sempre uma delícia, né? As preparações devem ser simples e rápidas, para estar bonita e descansada na hora do jantar, ao invés de exausta e com farinha no cabelo. 
Comecei com a salada, que improvisei na hora com o que tinha: alface, tomatinho cereja, sêmola (de cuscuz marroquino), folhas de manjerição, sementes de girassol torradas e um pouquinho de parmesão para finalizar.  



 
Faz tempo que não preparo massa caseira e meu marido estava com vontade de comer raviolis. Assim, tive a idéia de fazer uns raviolis grandes para o prato principal. Como o molho escolhido foi de ossobuco, o recheio do ravioli teria que ser bem simples: mussarela. Este prato não foi surpresa, pois no domingo pedi ajuda do meu marido para preparar a massa.






Resolvi, então, fazer uma sobremesa surpresa. O ponto de partida foi que tinha que ter sorvete, para agradar em cheio. Assistindo ao programa Cozinha Prática do GNT, decidi fazer o "crocante de banana". Apesar de não achar a combinação de chocolate branco, suco de laranja e bananas muito atraente, fiz a receita à risca para ver qual seria o resultado.



A salada ficou uma delícia! O ravioli apesar de delicioso, apresentou um problema: assim que a mussarela esfriou o recheio ficou um pouco duro. Na próxima vez vou preparar uma mistura de queijos para o recheio, ainda não sei como. Mas, a combinação de molho de tomate com ossobuco e raviolis ficou um espetáculo! A sobremesa me surpreendeu muito. Apesar de ser bem doce, achei maravilhosamente deliciosa! Amei muito, fiquei com vontade de repetir várias vezes, mas como estou evitando doces por causa da gestação, comi menos do que gostaria. Mas, atencão: o sorvete é uma combinação essencial. Importante para atenuar o excesso de doce do crocante e dar o contraste de quente e gelado.



Grande Ravioli

Massa

200g de farinha
2 ovos
1 colher de chá de azeite

Recheio

Cerca de 200g de mussarela


1- Misturar todos os ingredientes e sovas até a massa ficar bem homogênea. Para ver mais detalhadamente como se faz massa caseira clique AQUI.
2- Depois de deixar a massa descansar por 20 minutos, abrir e cortar em quadrados de 10x10cm. Colocar a mussarela em pedaço no meio e fechar bem amassando as laterais com um garfo. Se a massa já estiver um pouco seca, passar água nas bordas antes de fechar.
Rendimento: 22 raviolis. Um porção individual é de 4-5 raviolis.

Molho de Ossobuco - receita AQUI

Receita do Crocante de Banana - Receita AQUI no site do GNT. 
OBS: Eu fiz a receita em porções individuais - rendeu 4 porções, em tacinhas de cerca de 10cm de diâmetro. As porções ficaram bem generosas, principalmente por que o doce é bem doce. Eu e meu marido dividimos uma.
Achei a calda de caramelo totalmente dispensável.

E você, como comemorou o dia dos namorados?
beijos, Lau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...