22 de junho de 2012

Pão Vienense



Tenho muita vontade de saber fazer pão. Não o típico pão caseiro, mas sim diversas variedades de pães perfeitos, macios por dentro e com um casca crocante. Infelizmente estou longe disso. Este pão deu certo, ficou muito bom. Mas, sei que com a farinha certa ficaria ainda melhor. O velho problema da falta de bons ingredientes no Brasil. Em qualquer supermercado deveria ter: farinha para pães, farinha para bolo, farinha para massas... Porém nós temos praticamente somente um tipo de farinha. O resultado é que o pão fica menos fofo, menos macio. No blog LaCucinetta tem uma dica caseira para transformar nossa farinha Tipo 1 em farinhas mais apropriadas para outros fins. Vou testar na próxima vez.
Este pão, Vienense, vai pouco óleo, pouco ovo e tem como característica a formação de uma casca crocante. Por isso deve ser assado, nos primeiros 10 minutos, com vapor. Como nosso forno caseiro não tem opção de vapor, eu segui, mais uma vez, a dica do Blog LaCucinetta, de colocar uma forma com água fervente dentro dele. Assim, a deliciosa casquinha se formou!
Saindo do forno e com um pouco de manteiga é o alimento dos Deuses!

Pão Vienense
Livro Professional Baking

370g água
22g fermento fresco
625g farinha para pão
14g sal
24g açúcar
18g óleo
25g ovo (cerca de 1/2 ovo)

1- Misturar todos os ingredientes em uma tigela e sovar. Atenção para que o fermento fique bem distribuído na massa. Se for usar o fermento biológico seco, coloque-o na água e depois misture tudo.
2- Deixar descansar até dobrar de tamanho - cerca de 1 hora.
3- Moldar o pão - veja imagem abaixo. Colocar na forma que será assado e deixar mais meia hora. Enquanto isso aqueça o forno a 220°C e prepare a forma com água fervendo.
4- Colocar o pão para assar por 30 minutos, deixando a forma com água fervente dentro do forno pelos 10 primeiros minutos.

Rendimento: 4 baquetes de uns 25cm.

Moldando o pão:



Alguém se aventura?

Bom final de semana!
Lau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...