4 de setembro de 2012

Bolacha de avelã e marido na cozinha





Meu marido sempre participou das minhas aventuras pela cozinha. Seja provando, fazendo pedidos de pratos ou cozinhando mesmo. Mas, depois que a Clarice nasceu, sua participação na cozinha aumentou muito. Não basta ele ficar pajeando a filha enquanto eu cozinho, pois eu sou a provedora do alimento da Clarice e é de mim que ela precisa. Assim, acho que o Ju deveria também virar escritor aqui do blog! Mas, enquanto ele não se anima para esta tarefa, eu escrevo as receitas que temos feito juntos.
A bolacha de avelã foi um desejo dele. Ele ama a bolacha de castanha do pará que minha vó faz e teve a idéia de fazer igual, porém de avelã. Como aqui em Ouro Branco não há avelãs para vender tivemos que esperar minha sogra trazer em uma de suas visitas. E, finalmente, neste último final de semana fizemos as desejadas bolachinhas. Eu fiz a massa e cortei metade, o Ju cortou a outra metade e controlou o forno. Também foi dele a idéia de cobrir as bolachas com chocolate.
Preciso gastar meu latim para dizer que ficaram ótimas? Ficaram maravilhosas! Sempre que faço uma coisa nova gosto de prová-las em dias diferentes para ter certeza do resultado. E cada dia que passa acho que a bolacha ficou ainda mais gostosa. Só estou na dúvida em relação ao chocolate. De cara preferi sem, pois ele rouba um pouco o gosto da avelã. Mas, ontem, achei que a com chocolate estava mais interessante. Concluí que o melhor é fazer metade de cada e você escolhe na hora que for comer! A única ressalva é que acho que com chocolate ao leite ficaria melhor do que com amargo, que foi o que eu fiz.
Como era um teste fiz pouquinho, rendeu cerca de 2 formas para pizza, com espaço bem folgado entre as bolachas. Segue a receita:

Bolachinha de Avelã

80g de farinha ou 2/3 de xícara
80g de avelãs ou 3/4 de xícara
80g de amido de milho ou 2/3 de xícara
80g de açúcar ou 1/2 xícara faltando um dedo para completar
100g de manteiga

1- Triturar as avelãs no processador.
2- Misturar todos os ingredientes.
3- Abrir a massa com a mão em uma superfície enfarinhada. Cortar no tamanho e formato que desejar. Colocar em uma forma com farinha e levar ao forno.
4- Assar em forno baixo por cerca de 30 minutos, ou até a parte de baixo ficar dourada.

Alguma outra idéia de bolachinhas?
bjos, Lau

2 comentários:

  1. Oi, Laura,
    Essa semana a Morena disse que não vê a hora de chegar o Natal pra ir na casa da dona Ib... Cheguei em casa e fiz suas bolachinhas com ela e o Antônio e adoramos!! uma delícia! O Marcelo tb gostou muito. Abração pra família, Gislaine

    ResponderExcluir
  2. Que legal, isto significa que nos vemos no Natal!Cozinhar com as crianças deve ser uma diversão, logo estarei ensinando a Clarice. Beijos para toda família!Até breve

    ResponderExcluir

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...