10 de setembro de 2012

Parabéns para Clarice com bolo da Julia Child






Semana passada a Clarice completou 2 meses. Nossa, como passa rápido! Estes meses voaram. Incrível como os bebês desenvolvem rápido. Mesmo eu, que a vejo todo dia o dia inteiro, consigo perceber sua evolução. Uma postura mais firme, um sorriso, menos choro, mais tempo acordada, mais interação. Por isso, acho que temos que comemorar cada semana no primeiro mês e mês a mês até um ano.

Para esta comemoração escolhi um bolo da famosa Julia Child. Na primeira garfada me apaixonei pelo bolo: sabor intenso, úmido, cremoso. No primeiro pedaço a paixão continuou. Meu erro foi repetir. No bolo vai bastante manteiga, principalmente na cobertura (claro! estamos falando da Julia Child), o que deixou o segundo pedaço enjoativo, pesado. Conclusão: amei o bolo e com certeza farei de novo, mas trocarei a cobertura, por ganache talvez, e vou tentar ficar apenas no primeiro pedaço.

A receita é bem pequena, em casa durou 24h. A indicação era fazer em uma forma de 20 cm de diâmetro, eu não tinha e fiz em uma de 25cm, assim meu bolo ficou meio baixo e, portanto um pouco menos cremoso do que deveria. Também não tinha amendôas em lascas para confeitar, que deixaria o resultado mais refinado.

Bolo de Amêndoas com Chocolate
Julia Child


120g de chocolate meio-amargo picado
2 colheres de sopa de rum, ou de café quente (usei café)
120g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2/3 da xícara de açúcar
3 gemas
3 claras
1 pitada de sal
1 colher de sopa de açúcar
1/3 da xícara de farinha de amêndoas
1/2 xícara de farinha de trigo.
1- Derreter o chocolate com o café em banho-maria. Reservar. Bater as claras em neve com uma pitada de sal até obter picos moles, então juntar a colher de açúcar e conntinue batendo até ficar firme. Reservar.
2- Bater o açúcar com a manteiga até obter um creme. Juntar as gemas, uma a uma. Juntar o chocolate, misturar, juntar a farinha de amêndoas, misturar.
3- Juntar a mistura com as gemas com a clara em neve e farinha, alternando um pouco de clara em neve e um pouco de farinha, delicadamente.
4- Colocar a massa em uma forma de 20 cm de diâmetro untada com manteiga e farinha. Assar, em forno baixo (180 graus) e pré aquecido, por 25 minutos. A beirada deve ficar firme, mas o centro mole - cremoso.
Cobertura

70g de chocolate meio-amargo
75g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de rum ou café quente
Amêndoas em lascas para decorar.
1- Derreter o  chocolate com café em banho-maria. Tirar do fogo e juntar a manteiga. Deixar esfriar até ficar com a consistência de cobertura. Se estiver com pressa colocar a tigela com a mistura em uma tigela com gelo e mexer até esfriar e engrossar.

Desenforme o bolo e espalhe a cobertura.

 Bon apetit!
Lau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...