27 de novembro de 2012

Macarrão com Abóbora no Forno e Ricota de Gorgonzola



Para mim, massa e vegetais foram feitos um para o outro. Adoro a delicadeza do sabor e  a leveza que resulta desta combinação. Em casa, sempre comemos macarrão com brócolis, mas a descoberta do macarrão com abóbora tirou o reinado do brócolis e iniciou uma nova era nos meus pratos. Já fiz uma receita com a abóbora com casca, raviólis de abóbora e até panqueca com massa de abóbora. Agora a combinação que estou adorando é abóbora com o gorgonzola. Neste prato, eu queria um sabor mais suave do gorgonzola, então o misturei com a ricota, fazendo a ricota de gorgonzola. Confira a receita:





Macarrão de Abóbora com Ricota de Gorgonzola
Saias Cadeiras e Panelas

Utensílios utilizados: 1 forma antiaderente de 18x22cm, uma espagueteira, balança digital (para pesar o macarrão), xícara medidora, tábua, faca, pegador de macarrão, frigideira pequena antiaderente.


200g de massa seca, Fusilli - eu costumo pesar na balança, mas 1 xícara de fusilli seco tem cerca de 80g.
400g de abóbora japonesa (peso antes de descascar)
80g de gorgonzola
150g ou 1 xícara de ricota amassada com o garfo, sem apertar. 
15g  ou 1/4 de xícara de amêndoas laminadas - eu só tinha inteiras e cortei na faca mesmo.
1 colher de chá de manteiga
2 dentes de alho
noz moscada
sal
pimenta do reino
azeite
folhas de louro 

1- Coloque um fio de azeite em uma forma de cerca de 18x22cm. Ligue o forno a 180 oC.
2- Tire a casca da abóbora. Corte-a em cubos pequenos, cerca de 2 x 2 cm. Coloque na forma. Regue com azeite, sal moído na hora, pimenta do reino, coloque os dentes de alho inteiros e as folhas de louro. Leve ao forno por 30 minutos.
3- Coloque a água do macarrão para ferver.
4- Amasse o gorgonzola com um garfo e misture com a ricota já amassada. Acerte o sal se necessário. Coloque noz moscada. Reserve.
5- Em uma frigideira pequena, coloque a manteiga e as amêndoas. Deixe em fogo baixo e fique mexendo até as amêndoas ficarem douradas. Reserve.
6- Escorra o macarrão, misture a ricota e mexa rapidamente. Coloque na travessa de servir e jogue por cima as abóboras e as amêndoas. Finalize com azeite.

Rendimento: serve 2 pessoas

Gostoso e leve, amo!
beijos, Lau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...