21 de maio de 2013

Clarice, Meu Sumiço e Cupcake de Coco Queimado com Doce de Leite e Cobertura de Iogurte




Nossa, quanto tempo que não escrevo no blog! Estava morrendo de saudades!
A Clarice está engatinhando e andando apoiada. Só quer saber de chão e não tem medo de se arriscar. Ou seja, eu ando atrás dela o dia todo e quando ela dorme preparo as refeições. Corrido. O tempo passa em uma velocidade absurda.

O próximo "mêsversario" da Clarice já será de 11 meses e eu nem postei o bolo de 9 e 10 meses!!!

No de nove meses fiz uns cupcakes muuuito bons! Eu até estava mais no clima de fazer um bolo recheado, mas o cupcake dava mais certo com o recheio. No aniversário de dez meses eu estava na casa da minha mãe e "o bolo" foi na verdade um cheesecake ao estilo de Nova Iorque. Meu irmão ama e fiz para agradá-lo. Já postei aqui no blog (CLIQUE AQUI para ver a receita).



Cupcake de Coco Queimado com Recheio de Doce de Leite e Cobertura de Iogurte

Utensílios: forma para cupcake; batedeira, xícaras e talheres medidores, uma peneira, uma tigela, espátula (pão duro), aro de metal e saco de confeitar.

Massa do bolo

5 ovos, claras e gemas separadas
115g de manteiga sem sal amolecida
1 xícara de óleo
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de baunilha
100g de coco  queimado em flocos adoçado
2 xícaras de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 xícara de buttermilk ou leitelho *

1- Pré-aqueça o forno a 180 oC e separar as forminhas para cupcake;
2- Bata as claras em neve e reserve ;
3- Na tigela da batedeira coloque: a manteiga, o óleo e o açúcar. Bata até obter um creme fofo. Junte as gemas e a baunilha e bata até misturar. Acrescente o coco e mexa;
4- Em uma outra tigela, misture os ingredientes secos: farinha, fermento e bicarbonato. Misture e adicione a mistura de manteiga alternando com o buttermilk. Assim, coloque um pouco da farinha, misture, um pouco do buttermilk, misture, mais um pouco de farinha, misture, mais um pouco de buttermilk. Pode misturar a mão, mas na batedeira é mais fácil.
5- Com uma colher ou pão duro, acrescente delicadamente as claras em neve até ficar bem incorporado;
6- Distribua nas forminhas. Asse em forno médio, 180 oC, por 20 minutos. Sempre pode haver variação de tempo, teste com o palito de dente.
7- Retire do forno e deixe esfriar.  

 Buttermilk é o soro que sai quando se faz manteiga. Não achamos fácil para comprar aqui no Brasil. Para substituir o buttermilk, coloque uma xícara de leite e 2 colheres de chá de vinagre branco. Deixe em temperatura ambiente por uns 15 minutos. O soro do creme de leite também é perfeito para substituir o buttermilk. Se você for usar creme de leite em outra receita retire o soro e use no no bolo.

Dica: reserve a clara em neve em uma peneira, se juntar líquido em baixo ele sairá.

Rendimento: 23 cupcakes de tamanho padrão

Recheio

 400g  de doce de leite (comprei pronto)

1- Com um aro de metal faça buracos nos cupcakes.
2- O bolo que sair no aro, corte a tampinha para fechar o cupcake.
3- Coloque o doce de leite dentro do buraco e feche.

Cobertura

750g de iogurte natural seco

A minha cobertura foi apenas iogurte natural, sem açúcar e seco, apenas com um pouco de baunilha.
Como o doce de leite já é bem doce eu preferi nem adoçar o iogurte. Se você gostar de doce mais doce pode  colocar uma colher de sopa de açúcar para cada 100g de iogurte seco.

*  2 potes de iogurte natural integral de 170g rendem 150g de iogurte seco depois de 48h secando na geladeira, em um coador de café. Se você for secar o iogurte em casa será preciso 10 potes de iogurte natural e integral para cobrir todos os bolinhos.

Para  finalizar fiz raspas de coco queimado. Fiz "de olho" mesmo. 
Tirei lascas de um coco fresco e coloquei em uma panela com açúcar. Fiquei mexendo até o açúcar caramelizar. Depois de frio o coco ficou crocante. Ficou muito bom e foi essencial para o gosto geral do bolo ter ficado tão bom.


Bom conversar com vocês de novo!
Boa semana.
beijos, Lau


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...