9 de maio de 2013

Terapia Gastronômica 3, a sobremesa: Creme de Banana com Iogurte e Calda de Banana Caramelizada





E finalmente, o grande final d e qualquer jantar especial, a sobremesa! Para esta  Terapia Gastronômica 3, uma sobremesa light, é claro!

Para esta sobremesa tivemos a estréia na cozinha da "Chef"Kiki, então vamos conhecer sua história de intimidade, ou melhor, de não intimidade com a cozinha. Mas, que deu super certo, né Kiki?



Sempre gostei do lado ‘social’ de se estar na cozinha... é la onde dividimos não só as receitas mas as melhores historias, bagunças, choros e sorrisos... e, o melhor, sem a pressa de pedir o café e a conta!
Por outro lado, por a mão na massa, nunca foi o meu forte... já que esta mesma cozinha que acolhe, me intimida e inibe frente as grandes chefes de cozinha que temos na turma! J
Enfim!! Fui estimulada pela Carol (obrigada pelo empurrãozinho, amiga!) que me viu fazendo, no passado, uma sobremesa ‘light’, a qual deliciosamente divido com vocês. Na primeira vez a gente não tem a responsa de acertar... mas na segunda, não podemos falhar, ne!? Bom...
Respirei fundo e encarei! E não é que não sobrou nem pra contar historia?!
Sou uma pessoa mais feliz hoje, rs... e menos tímida para os próximos desafios gastronômicos... será?







CREME DE BANANA COM IOGURTE E CALDA CARAMELIZADA (Chef Kiki) 


·         PARA O CREME DE BANANA
·         8 bananas-nanica ou prata
·         4 copos de iogurte natural com consistência cremosa
·         ½ xícara de açúcar

·         PARA A CALDA
·         8 bananas-nanica ou prata
·         ¾ xícara de açúcar
·         1 xícara de água

·         PREPARE O CREME: Na véspera descasque e corte as bananas em rodelas, ponha na assadeira e leve ao freezer. Cerca de 15 minutos antes de servir, bata no processador as rodelas congeladas com o iogurte e o açúcar.
PREPARE A CALDA: descasque e corte as bananas em rodelas e as reserve. Aqueça o açúcar em uma panela sobre fogo médio, mexendo sempre até caramelar. Junte a água aos poucos, sem parar de mexer, até o açúcar se dissolver. Adicione a banana e cozinhe por 10 minutos ou até ficar macia. Ao esfriar, leve à geladeira. Em taças ou copos, sirva uma porção da banana caramelada e outra do creme de iogurte, bem gelados. Rende 12 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...