15 de novembro de 2013

Cupcake Inspirados no Doce Tiramisu e Como Fazer um Bolo sem Batedeira e sem Forno



Sempre tem um ingrediente que vira mania e quero fazer tudo com ele. No momento estou com mania de queijo mascarpone. Começou com um tiramisu do italiano que faz pizzas aqui perto de casa. Daí pensei que poderia fazer meu próprio tiramisu. Na verdade, isto era uma pendencia desde a minha viagem para Itália em 2011 (veja AQUI o post só sobre tiramisu). Meu tiramisu ficou bom, ficou muito bom! Empolguei. 

Semana seguinte eu queria fazer um bolo, mas ao mesmo tempo queria fazer tiramisu de novo. Então tive a ótima ideia (quanta modéstia!) de fazer cupcakes inspirados neste doce. Aliás fazer um bolo sem batedeira e sem forno foi um desafio interessante. No meio do processo quando o acessório  de "fouet" do mixer começou a entortar por causa do peso da massa, achei que não daria certo. Mas deu! E fiquei feliz e empolgada a fazer novas tentativa.



Para o meu marido foi o melhor de todos que já fiz. Eu amei também, mas tenho dificuldade em escolher "o melhor", pois cada qual tem sua graça. Ficou um sabor refinado, com contraste entre a delicadeza da cobertura de mascarpone e o sabor intenso da calda de café, que molhou o bolo de baunilha. Perfeito para um café da tarde com chá ou chocolate quente. Com certeza vou repetir, e em breve!




Cupcake Inspirado no Tiramisu

Utensílios utilizados: mixer elétrico com acessório tipo fouet, 2 copos plásticos de 500ml, 1 tigela média, xícaras medidoras, colheres medidoras, pão duro, 12 forminhas para cupcake, pegador de sorvete, pequena panela, um garfo ou palito de dente, uma colher pequena

Massa: bolo de baunilha
Rendimento: 12 cupcakes


1 e ¼ xícara de farinha
½ colher de sopa (7,5g) de fermento em pó
1 pitada de sal 
½ xícara de leite integral em temperatura ambiente
1 ovo em temperatura ambiente
½ colher de chá de baunilha
3/4 de xícara de açúcar
60g de manteiga sem sal tem ambiente

1- Peneire a farinha, o sal e o fermento juntos em uma tigela e reserve;
2- Em um copo plástico coloque o ovo, o leite e a baunilha e bata ligeiramente com um garfo, só para desmanchar um pouco o ovo. Reserve;
3- Em outro copo plástico, de 500ml pelo menos, coloque a manteiga e o açúcar e bata com o mixer até ficar cremoso. Cerca de 5 minutos; 
4- No copo que contém a manteiga, coloque um pouco da mistura da farinha, bata, coloque um pouco da mistura do leite, bata, farinha de novo, bata, leite de novo, bata e finalize com a farinha (serão 3 adições de farinha e 2 da mistura do leite). Ao finalizar bata tudo por mais 2 minutos.
5- Distribua a massa nas forminhas de cupcake com a ajuda de um pegador de sorvete, enchendo no máximo 2/3 da forminha. 
6- Ligue seu cupcake maker e espere 11 minutos. Deixe esfriar em uma grade.

* Para fazer de forma tradicional: 
Pré-aqueça seu forno em 180oC. Siga as etapas 1,2. Bata a manteiga com o açúcar na batedeira. Com a batedeira ainda ligada, siga a etapa 4. Siga etapa 5 e coloque seus bolinhos no forno, eles devem ficar prontos em cerca de 16 minutos.


  • Enquanto seus bolinhos estão esfriando, prepare a calda de café. Também dê uma olhada na etapa 1 da cobertura.


Calda de café

1/4 de xícara de açúcar
1/4 de xícara de água
2 colheres de chá de café instantâneo 

1- Junte tudo em uma pequena panela e leve ao fogo, quando começar a ferver abaixe o fogo e marque 1 minuto. Deligue e deixe esfriar.


  • Enquanto sua cobertura esfria, bata a cobertura.

Cobertura de Mascarpone

1 pote pequeno de queijo mascarpone - 250g
1 xícara de creme de leite fresco gelado
3/4 de xícara de açúcar de confeiteiro

1- Coloque o utensílio a ser utilizado no freezer por 10 minutos. Eu fiz tudo com o mixer, então coloquei o copo de plástico de 500ml e o acessório fouet no freezer. Se você for fazer com a batedeira coloque a tigela e a pá da batedeira;
2- Junte o creme de leite fresco e o açúcar na tigela que estava no freezer. Bata até obter ponto de chantilly;
3- Junte o chantilly com o mascarpone. Se o queijo estiver bem macio misture com um colher. O meu estava mais firme e misturei com o mixer.
Mantenha sua cobertura na geladeira

Montagem:

Pegue seus bolinhos, mornos ou frios, e fure bem com um garfo ou palito de dente. Com uma colher pequena jogue a calda de café em cima de cada um. A calda pode estar morna.

Na hora de comer coloque a cobertura de mascarpone por cima. Esta cobertura não fica boa por muito tempo fora da geladeira. Então confeite e sirva.

Só coloque a cobertura por cima com seus bolinhos e calda de café totalmente frios.

Todas as receitas foram adaptadas do blog Sweetapolita, cada uma de uma preparação diferente.


Espero que gostem tanto quanto nós gostamos aqui em casa!
beijos, Lau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...