12 de janeiro de 2015

Geleia de Banana Para Começar Bem a Semana



No sítio do meu pai tem bananeiras, ou seja, quando ganho bananas em geral não é uma dúzia, são várias, é um cacho inteiro! A gente come, faz sorvete e te vez que ainda sobra. Geleia é uma ótima opção, mas a minha geleia não ficava boa.

Comi geleia de banana a primeira vez em Lavras Novas, um distrito delicioso de Ouro Preto. Aliás super indico o café da manhã lá. Já faz um tempo que eu fui, cerca de um ano e meio, mas estava tudo muito bom. Tudo fresco e feito por eles, como bolos, coalhada e a geleia de banana que era servida com waffle fresquinho.

Eu sempre quis reproduzir  a geleia de banana , mas não ficava igual. Uma dia estava namorando meu livro Loucuras de Chocolate, da Simone Izumi, quando reparei na receita de geleia de banana com chocolate. Como meu desejo era só de banana, fiz sem o chocolate desta vez. Fiquei muito feliz, a geleia ficou deliciosa, perfeita para comer com panquecas, passar no pão ou até para comer pura, tipo um doce de banana. Na verdade o ápice desta geléia foi o dia que u comi com o queijo fresco feito pela minha cunhada, Lilica, hmmm... A única coisa foi que achei um pouco doce, tentaria fazer com menos açúcar da próxima vez. 



Levei um potinho na escola da Clarice para as crianças comerem no lanche e eis o comentário que escuto da professora: "Laura, você mudou meu conceito sobre geleias de bananas, que delícia, que explosão de sabores!" Claro que eu fiquei tão feliz que mandei um potinho de presente para ela :). 

Geleia de Banana
Receita do livro Loucuras de Chocolate

1kg de bananas - picadas
300 ml de suco de laranja
suco e raspas de  de 1 limão
uma canela de pau
300g de açúcar mascavo

Esterelizar 4 potes de cerca de 200ml - levar os fogo e deixar ferver por 15 minutos.

1- Em uma panela grande, de preferência de fundo grosso, coloque o suco de laranja, o suco de limão com as raspas, o açúcar e a canela. Leve ao fogo e deixe ferver por 5 minutos. Então despeje as bananas e deixe cozinhando em fogo baixo por 30 minutos, mexendo ocasionalmente.

2- Assim que ficar pronto, coloque nos potes esterilizados ainda quente. Feche os potes e os vire de ponta cabeça. O calor da geleia irá garantir a esterilização do pote (já que pegou uma leve contaminação só por ter esfriado) e ainda cria tipo de um vácuo dentre o pote, fazendo com que o seu doce dure mais. Deixe esfriar de ponta cabeça. Então desvire e guarde da geladeira.

Bom começo de semana!
Lau



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...