5 de janeiro de 2015

Pão Integral Macio, Gostoso e Fácil de Fazer!



Fazer pão caseiro é um grande prazer. Há algo terapêutico em amassar um pão e uma grande realização em ser capaz de fazer o pão de cada dia. Meus pães ficavam bons, mas não ótimos. Tentei fazer aquele fermento caseiro, o levain, para obter pães de melhor qualidade, mas ainda não deu certo. Mas quando fiz esta receita tudo mudou. Este pão tem um resultado muito bom, fica macio, aerado, saboroso e é bem fácil de fazer. 

A receita original era de pão branco, que fica perfeito. Mas, com o sucesso, eu estava fazendo este pão 2x por semana e não há mais pães comprados em padarias e supermercados. Daí, fiquei um pouco triste, por que gosto de pão integral. Foi assim que resolvi misturar um pouco de farinha integral e mais algumas sementes nesta massa. Ficou tão bom que o pão branco nem tem aparecido mais por aqui. Até em situações, nas quais era exigido a presença do pão branco (como o croque madame) o pão integral tem reinado. 



Esse pão reflete o equilíbrio que eu busco para mim e para minha família na alimentação. Se o pão for muito integral, muito pesado, o marido não adora e eu tenho que fazer o branco para algumas situações. Já com este pão integral, que é leve e com sabor suave, por que leva pouca farinha integral, o marido adora 100% e o pão branco nem é solicitado. Ao invés de você fazer um regime radical e quando encher o saco enfiar o "pé na jaca", invista em uma dieta equilibrada sempre!

Aliás, preciso contar um fato que aconteceu comigo que me encheu de felicidade. Fui em uma padaria tomar café da tarde com a Clarice. Eu queria agrada-la e chegando lá disse que ela poderia escolher qualquer coisa que ela quisesse para comer. Em meios à doces, pães brancos ela apontou para um pãozinho integral cheio de aveia e linhaça em cima, e disse: Mamãe, quero este com sementinha em cima! Coisa de  mãe nutricionista, mas fiquei super feliz!

Pão Integral com Gergelim

Utensílios utilizados: uma tigela grande,uma tigela pequena balança digital, colheres medidoras, forma retangular para pão de forma, papel manteiga, um pincel de cozinha.

125g de creme de leite fresco
1 colher de chá de vinagre
450g de farinha de trigo branca
100g de farinha de trigo integral ou farinha de centeio integral
2 colheres de sopa de gergelim + 1 para jogar por cima
2 colheres de chá de açúcar
2 colheres de chá de sal
2 1/4 colheres de chá de fermento biológico instantâneo  seco
150 ml de água gelada
100ml de água quente
1 ovo
óleo para untar a bancada
manteiga para untar

1- Coloque o creme de leite em uma tigela pequena junto com o vinagre e deixe repousar por 15 minutos. Enquanto isso, pese as farinhas.
2- Na tigela grande coloque as farinhas, as duas colheres de gergelim e o sal.
3- Coloque junto com o creme de leite, o açúcar, o fermento e as águas. Coloque esta mistura líquida na tigela grande com as farinhas. Mexa com uma colher para misturar e depois finalilze com a mão.
4- Jogue a massa em uma bancada untada com óleo e sove por um minuto. Coloque a massa de volta na tigela, cubra com um pano e marque 10 minutos. Tire a massa da tigela, sove mais um minuto na bancada, volte para tigela e marque mais 10 minutos. Faça isso 3x. Você vai notar que a massa vai ficando mais macia e com um pouco de bolhas dentro.
5- Quando estiver na última contagem de 10 minutos, prepare a forma: unte com manteiga, coloque papel manteiga no fundo e unte com manteiga por cima do papel.
6- Coloque a massa na bancada e amasse até ela formar um retângulo, enrole a massa, dobre as pontas para baixo e coloque na forma.
7- Com um pincel passe o ovo por cima do pão e jogue o gergelim por cima. 
8- Cubra a forma com um pano e deixe a massa crescer por cerca de 1hora a 1 hora e meia, dependendo da temperatura. Ela deve dobrar de tamanho. 
9- Pré-aqueça o forno em 180oC. Coloque o pão e deixe assar por 45 minutos. Deixe esfriar uns 15 minutos, desenforme, tire o papel de baixo e deixar esfriar completamente antes de comer.

Parece que tem muitos passos, mas é bem tranquilo de fazer. Vou ver se consigo fazer um video mostrando, o que acham?

Beijos, Lau







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...