18 de abril de 2012

Hamburguer de soja, não necessariamente para vegetarianos


Ontem no jantar fiz lanche com hamburguer de soja. O consumo de produtos não cárneos não é coisa para apenas para vegetarianos. Faz bem para saúde e nos ajuda na importante missão de variar o cardápio. Ótimo também para as mulheres na menopausa que precisam aumentar o consumo de soja. A maioria das receitas com soja utiliza proteína de soja, mas eu gosto de usar a soja inteira mesmo. O sabor deste prato é suave e o objetivo é não compará-lo com o preparado com carne, mas sim encarar como um novo produto. Cada qual com sua graça e seu momento.
Adorei a combinação de ingredientes que fiz para comer com o hamburguer. Segue a montagem abaixo.




Hamburguer de soja

1 xícara de grão de soja cru
2 colheres de sopa de cebola
molho de soja - shoyu
sal a gosto
salsinha e cebolinha - não usei por que não tinha, mas acho que fica muito bom.

1- Deixar a soja de molho por pelo menos 4 horas, o ideal é deixar passar a noite de molho, na geladeira!
2- Desprezar a água do molho. Cozinhar a soja em panela de pressão por 20 minutos, depois que a pegar pressão.
3- Escorrer e amassar a soja, o ideal é este amassador aqui. Ela vai ficar uma pasta pegajosa. Tempere com sal, molho de soja, cebola, salsinha, cebolinha e o que mais quiser. Molde em tamanho de hamburguer (rende 4) e empane com farinha de aveia. 

Lanche com hamburguer de soja

2 fatias de pão
acelga picada bem fininha
gergelim branco
rodelas de tomate
fatias de mussarela
azeite
sal

Utilizei uma frigideira apenas para esquentar o hamburguer e derreter o queijo, uma vez que ele já cozido. Na frigideira também já acrescentei uma rodela de tomate. Coloquei as fatias de pão de forma na torradeira elétrica para esquentar. Em uma outra frigideira torrei o gergelim branco até ficarem bem douradinhos, sem óleo, sem nada. Daí é só colocar o hamburguer com queijo e tomate sobre um pão, por cima a acelga picadinha, o gergelim torrado, uma pitada de sal e um fio de azeite. Super saboroso!

Abrindo a cabeça para novas idéias!
Lau
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...