27 de novembro de 2013

Torta de Abóbora



No Brasil não temos o costume de comer tortas de abóbora. De doce de abóbora só me recordo do tradicional abóbora com coco, feito pela minha avó. Mas, em outros países, como nos Estados Unidos, a torta de abóbora é tradicional, principalmente na data de "Thanksgiving" e Natal. 

Eu tenho visto muitas abóboras por aqui e fiquei com vontade de preparar uma torta. Detalhe, não tenho como fazer e assar massas. Foi então que vi tortinhas prontas sem recheio para ser finalizada em casa. Nossa quanta facilidade! Apesar de muito prático e rápido confesso que prefiro o trabalho e o sabor de uma torta caseira, mas quem não tem cão caça com gato!

É o tipo de torta que eu gosto para o café da tarde e não de sobremesa. Acompanhada de uma chá de limão ou um bom café fica perfeita!




O recheio é muito simples e como eu não ia assar a massa fiz tudo na panela. Se você for preparar a massa, depois de pré assar as tortinhas, coloque este recheio dentro das forminhas e leve ao forno. até a massa dourar. Acho que deve dar certo. Se eu fosse fazer a massa em casa usaria esta aqui.
Eu só coloquei canela e noz moscada por que era o que eu dispunha, mas se tivesse colocaria cardamomo e cravo em pó.

Torta de Abóbora
Saias Cadeiras e Panelas

Utensílios utilizados: uma panela antiaderente, mixer, xícaras medidoras, tábua, faca e garfo.
Rendimento: Recheio para 4 tortinhas de 7cm de diâmetro cada

1 xícara de purê de abóbora feito em casa *
1/4 de xícara de leite condensado
1 pitada de canela - ou a vontade
1 pitada de noz moscada
1 gema

1-Junte todos os ingredientes, coloque-os em uma panela antiaderente e, em fogo baixo, mexa por 10 minutos.
2- Coloque sobre a massa de torta e sirva com chantilly.

* para fazer o purê: Lave bem a casca da abóbora e coloque na panela com um fundinho de água. O vapor desta água fará a casca ficar molinha em poucos minutos. Retire a abóbora e coloque sobre a tábua. Com uma faca vá raspando a casca. Então, corte a abóbora em pedaços e volte para a panela. Deixe cozinhar apenas com um fundinho de água, senão o purê fica aguado. O ideal e não escorrer a abóbora e ela cozinhar enquanto a água seca. Depois bata no processador ou com o mixer. 

Chantilly

150 ml de creme de leite fresco
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro

1- Sempre que for fazer chantilly coloque o utensílio que será utilizado por 10 minutos no freezer (a tigela e a pá de bater) e mantenha o seu creme de leite o tempo todo na geladeira. Tire apenas no momento de usar.
2- Bata o açúcar com o creme de leite até atingir uma consistência cremosa e firme. 


Você gosta delas facilidades de tudo semi-pronto, ou prefere fazer tudo em casa?
beijos, Lau

20 de novembro de 2013

Chocolate Quente Cremoso e Exemplos



Sabemos na teoria que exemplo é importante na educação das crianças, mas na prática exemplo é TUDO! O seu filho vai fazer, e comer, tudo igual a você e sua família. Fico feliz por que adoro legumes, saladas, massas integrais. Tem dias que a Clarice não gosta muito da comida que está no prato dela, mas adora a que está no meu prato (que é exatamente a mesma). Um dia apesar de ter em sua frente um prato de macarrão (seu preferido), ela quis comer um pouco da salada que estava no meu prato: "Afinal de contas, o que a minha mãe como com tanto gosto? Também quero". 

O problema é quando temos vontade de comer algo que não queremos que seja copiado. Não vejo problemas da Clarice comer doces com moderação no futuro, mas acho cedo para ela comer agora. Porém, não teve jeito. Ela quer experimentar tudo que nos comemos e já está descobrindo este mundo de gostosuras. 

Quando saímos para comer doces fazemos o nosso pedido e damos uma fruta para Clarice. Ela come e quando o doce chega ela já está sem fome e só experimenta um pedacinho. Porém, os pequenos aprendem rápido, muito rápido. Sábado fomos em um café e quando demos a banana ela comeu só um pedacinho e ficou ansiosa esperando o doce chegar na mesa. Ela já percebeu que quando vamos em algum lugar comemos coisas bem mais interessantes que uma banana. Quando a torta de maça acabou ela ficou querendo mais, perguntando: "Adê? Bô?" (cadê? Acabou?).

Esta semana depois do almoço me deu uma vontade muito grande de tomar um chocolate quente (raro, em geral prefiro café) e a Clarice brincava sozinha (raro também). Pensei, "vou fazer, tomar e ela nem vai perceber. Percebeu, claro! Como estava muito quente dei para ela experimentar em uma colher. Ela provou, colocou um sorriso imenso na cara e pediu mais. Fui dando aos poucos, na colher, enquanto eu dava grandes goles na xícara. Quando acabou ela pediu mais, pegou a colher na mão, raspou a xícara, virou a xícara de ponta cabeça e quando percebeu que realmente tinha acabado, chorou. Ela realmente amou meu chocolate quente.

O problema vai ser quando ela descobrir que nós poderíamos ter comprado mais um pedaço de torta de maça e que a mamãe poderia preparar mais chocolate quente para ela. Mas, eu espero que até lá ela também entenda que devemos comer tudo com moderação. Podemos voltar no café no próximo final de semana, podemos ficar com gostinho de quero mais e tomar mais chocolate no outro dia.



Sei que está quente no Brasil, mas anotem a receita que vale a pena. É muito gostosa, e mais fácil impossível! Recomendo uma dose deste chocolate. Quando fiz uma xícara grande achei enjoativo e perdeu a graça. O bom é assim, só um pouquinho. Se gostar,  faça mais no dia seguinte!

Para fazer um charme na hora de servir a dica é oferecer o chantilly em um copinho separado, pode ser daqueles de pinga mesmo. No fundo do copo antes de colocar o chantilly coloque uma essência de baunilha, rum, ou outra coisa que você goste e ache que combine com  o chocolate quente.



Chocolate Quente Cremoso 
Saias Cadeiras e Panelas

80 ml de leite integral
25g de chocolate meio amargo picado ou aquele já em gotas.

1-Coloque os dois juntos e leve ao micro-ondas em uma xícara de pelo menos 250 ml, senão irá transbordar.
2- Ligue o micro-ondas na potência máxima, por 30 segundos, mexa um pouquinho e coloque mais trinta segundos. 

Para ficar mais bonito sirva em uma xícara pequena (100 ml). Pode acompanhar chantilly.

Chantilly

150 ml de creme de leite fresco
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro

1- Sempre que for fazer chantilly coloque o utensílio que será utilizado por 10 minutos no freezer (a tigela e a pá de bater) e mantenha o seu creme de leite o tempo todo na geladeira. Tire apenas no momento de usar.
2- Bata o açúcar com o creme de leite até atingir uma consistência cremosa e firme. 

beijos, Lau

15 de novembro de 2013

Cupcake Inspirados no Doce Tiramisu e Como Fazer um Bolo sem Batedeira e sem Forno



Sempre tem um ingrediente que vira mania e quero fazer tudo com ele. No momento estou com mania de queijo mascarpone. Começou com um tiramisu do italiano que faz pizzas aqui perto de casa. Daí pensei que poderia fazer meu próprio tiramisu. Na verdade, isto era uma pendencia desde a minha viagem para Itália em 2011 (veja AQUI o post só sobre tiramisu). Meu tiramisu ficou bom, ficou muito bom! Empolguei. 

Semana seguinte eu queria fazer um bolo, mas ao mesmo tempo queria fazer tiramisu de novo. Então tive a ótima ideia (quanta modéstia!) de fazer cupcakes inspirados neste doce. Aliás fazer um bolo sem batedeira e sem forno foi um desafio interessante. No meio do processo quando o acessório  de "fouet" do mixer começou a entortar por causa do peso da massa, achei que não daria certo. Mas deu! E fiquei feliz e empolgada a fazer novas tentativa.



Para o meu marido foi o melhor de todos que já fiz. Eu amei também, mas tenho dificuldade em escolher "o melhor", pois cada qual tem sua graça. Ficou um sabor refinado, com contraste entre a delicadeza da cobertura de mascarpone e o sabor intenso da calda de café, que molhou o bolo de baunilha. Perfeito para um café da tarde com chá ou chocolate quente. Com certeza vou repetir, e em breve!




Cupcake Inspirado no Tiramisu

Utensílios utilizados: mixer elétrico com acessório tipo fouet, 2 copos plásticos de 500ml, 1 tigela média, xícaras medidoras, colheres medidoras, pão duro, 12 forminhas para cupcake, pegador de sorvete, pequena panela, um garfo ou palito de dente, uma colher pequena

Massa: bolo de baunilha
Rendimento: 12 cupcakes


1 e ¼ xícara de farinha
½ colher de sopa (7,5g) de fermento em pó
1 pitada de sal 
½ xícara de leite integral em temperatura ambiente
1 ovo em temperatura ambiente
½ colher de chá de baunilha
3/4 de xícara de açúcar
60g de manteiga sem sal tem ambiente

1- Peneire a farinha, o sal e o fermento juntos em uma tigela e reserve;
2- Em um copo plástico coloque o ovo, o leite e a baunilha e bata ligeiramente com um garfo, só para desmanchar um pouco o ovo. Reserve;
3- Em outro copo plástico, de 500ml pelo menos, coloque a manteiga e o açúcar e bata com o mixer até ficar cremoso. Cerca de 5 minutos; 
4- No copo que contém a manteiga, coloque um pouco da mistura da farinha, bata, coloque um pouco da mistura do leite, bata, farinha de novo, bata, leite de novo, bata e finalize com a farinha (serão 3 adições de farinha e 2 da mistura do leite). Ao finalizar bata tudo por mais 2 minutos.
5- Distribua a massa nas forminhas de cupcake com a ajuda de um pegador de sorvete, enchendo no máximo 2/3 da forminha. 
6- Ligue seu cupcake maker e espere 11 minutos. Deixe esfriar em uma grade.

* Para fazer de forma tradicional: 
Pré-aqueça seu forno em 180oC. Siga as etapas 1,2. Bata a manteiga com o açúcar na batedeira. Com a batedeira ainda ligada, siga a etapa 4. Siga etapa 5 e coloque seus bolinhos no forno, eles devem ficar prontos em cerca de 16 minutos.


  • Enquanto seus bolinhos estão esfriando, prepare a calda de café. Também dê uma olhada na etapa 1 da cobertura.


Calda de café

1/4 de xícara de açúcar
1/4 de xícara de água
2 colheres de chá de café instantâneo 

1- Junte tudo em uma pequena panela e leve ao fogo, quando começar a ferver abaixe o fogo e marque 1 minuto. Deligue e deixe esfriar.


  • Enquanto sua cobertura esfria, bata a cobertura.

Cobertura de Mascarpone

1 pote pequeno de queijo mascarpone - 250g
1 xícara de creme de leite fresco gelado
3/4 de xícara de açúcar de confeiteiro

1- Coloque o utensílio a ser utilizado no freezer por 10 minutos. Eu fiz tudo com o mixer, então coloquei o copo de plástico de 500ml e o acessório fouet no freezer. Se você for fazer com a batedeira coloque a tigela e a pá da batedeira;
2- Junte o creme de leite fresco e o açúcar na tigela que estava no freezer. Bata até obter ponto de chantilly;
3- Junte o chantilly com o mascarpone. Se o queijo estiver bem macio misture com um colher. O meu estava mais firme e misturei com o mixer.
Mantenha sua cobertura na geladeira

Montagem:

Pegue seus bolinhos, mornos ou frios, e fure bem com um garfo ou palito de dente. Com uma colher pequena jogue a calda de café em cima de cada um. A calda pode estar morna.

Na hora de comer coloque a cobertura de mascarpone por cima. Esta cobertura não fica boa por muito tempo fora da geladeira. Então confeite e sirva.

Só coloque a cobertura por cima com seus bolinhos e calda de café totalmente frios.

Todas as receitas foram adaptadas do blog Sweetapolita, cada uma de uma preparação diferente.


Espero que gostem tanto quanto nós gostamos aqui em casa!
beijos, Lau

13 de novembro de 2013

Coisas Que Eu Amo



Esta semana vi um prato de bolo na loja Anthropologie e fiquei completamente apaixonada. É caro (R$ 380,00) mas eu quero muito! E comparando com alguns preços que vi no Brasil, não é assim tãao caro. Entrei por engano no site americano desta loja, ao invés do europeu, e lá estava este prato em promoção pela metade do preço. Mas isto láaa nos Estados Unidos.... Será que vai entrar em promoção aqui também???

E olha a tampa de vidro alta, não é o máximo?
Alguém quer me dar de Natal?



11 de novembro de 2013

Creme de Espinafre



Quinta feita passada fiz um jantar meio correndo aqui em casa. Estamos alternado entre jantar "comida" mesmo (arroz, carne) e um lanche. Quinta seria lanche, mas resolvi fazer uma sopa de entrada. 

Fiz meio por olho mesmo e o resultado foi surpreendente. Minha pequena gulosa estava morrendo de fome e já começou a comer enquanto que terminava de colocar a mesa. Ela comeu com tal boca que meu marido já falou: "Deixa eu provar esta sopa, pelo jeito parece estar boa". Então eu ouço: "Hmmm....hmmm". Nem o sal eu tinha provado e fiquei surpresa de ver que a sopa ficara realmente boa. Gosto de comida assim, simples, com poucos ingredientes, rápida de fazer e saborosa, quem não gosta? 

Comemos assim mesmo, pura. Porém no outro dia fui comer um restinho que sobrou e resolvi colocar um pouco de "créme fraiche". Não é que ficou melhor ainda ! Quando o branquinho do meio da sopa acabou a Clarice disse: "Mé (mais) e apontou para o pote do creme que ainda estava sobre a mesa. Pequena, mas sabida!




Este creme é como um creme de leite meio azedo, se eu estivesse no Brasil, colocaria creme de ricota, creme de leite ou um iogurte natural integral no lugar do "créme fraiche". Na foto a sopa está com o creme + croutons + broto de "alguma coisa" (eu compro algumas coisas sem saber o que é por não entender a língua). No domingo fiz a sopa de novo para confirmar a quantidade dos ingredientes e colocar aqui no blog. Aqui compro tudo semi-pronto, a batata já descascada e picada, a cebola picada e o espinafre já desfolhado e lavado! Assim, fica fácil demais, né?!

Creme de Espinafre
Saias Cadeiras e Panelas

Utensílios utilizados: uma panela média, uma colher, liquidificador.

340g de batata cortadas em quadradinhos (acho que umas 2 batatas médias) 
80g de espinafre (cerca de 1/4 de espinafre ou umas 3 xícaras)
1 cebola picadinha
1 colher de manteiga
650 ml de água


1- Em uma panela com fogo baixo, coloque a manteiga e a cebola e deixe dourar bem. Junte a água, a batata e o sal e deixe até as batatas ficarem cozinhas;
2- Coloque as folhas de espinafre e deixe 2 minutos. Desligue o fogo;
3- Bata todo o conteúdo da panela no liquidificador até ficar bem cremoso. Se achar muito grosso coloque mais um fio de água. Acerte o sal e sirva quente.

Beijos e um bom começo de semana !!!

10 de novembro de 2013

Atualizando



Fiz o post escrevendo sobre minha "cupcake maker". Nele comentei que meus bolinho ficaram baixos, assim venho atualizar esta informação e dizer que meus bolinhos de ontem ficaram lindos! : ) E deliciosos! Já estou preparando o post com esta receita de "cupcake" inspirada no doce tiramissu, hmmm...

Beijos e bom domingo para todos!

5 de novembro de 2013

Testando O "Cupcake Maker"



Como comentei no post do bolo de prestígio ainda mais gostoso, na casa que estou morando não tem forno. Na verdade até tem um conjugado com o microondas, mas ainda não botei muita fé nele. É bom para pizzas congeladas e coisas deste tipo, mas uma torta, um pão, ainda não animei. Na verdade nem tenho estrutura para fazer estas coisas, não tenho bancada de trabalho para sovar e não tenho ferramentas. Apesar de sentir falta da minha terapia culinária não me importo. Estou curtindo o que tenho de novidade aqui.

Uma coisa que vi e que quis testar na hora é o fazedor de cupcakes. É igual aquelas sanduicheiras elétricas, mas desenhado para fazer cupcakes. É pequena e custa barato, a partir de 36 reais.



Resolvi testar com uma receita de cupcake de cenoura que eu adoro, Fiz 1 quarto da receita e tive o rendimento de 8 bolinhos. Para usar a máquina é só colocar as forminhas para cupcake e preencher 2/3 com a massa escolhida. Fechar e ligar na tomada. A indicação do fabricante disse que poderia ficar pronto em 10 minutos, mas os meus ficaram melhores com 12.



Funcionou e realmente é muito prático. O único problema é que meus bolinhos não ficaram altos e lindos. Talvez por que eu tenha aberto a máquina nos 10 minutos e eles ainda não estavam prontos. Talvez este seja o defeito da máquina. Vou fazer novos testes.
(Atualização - testei de novo e ficaram lindos - veja AQUI)




Mas, confesso que depois que enchi meus bolinhos com cobertura de Nutella, estes "buracos"que ficaram em cima nem pareciam defeitos!

beijos, Lau

4 de novembro de 2013

Coisas Que Eu Amo



Eu simplesmente amo coisas de cozinha. Não só das comidas, mas de todos acessórios. Desde a batedeira, facas, até xícaras (que eu coleciono desde 2001), guardanapos e assim vai.
Vi esta colher e fiquei apaixonada. Não é linda? É da loja britânica Cox&Cox

Bom dia e boa semana para todos!
Lau

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...