26 de abril de 2012

Cupcake de baunilha com gotas de chocolate


Este cupcake é facil de fazer e muito gostoso de comer. Aproveite este feriado chuvoso (pelo menos aqui n interior de SP está) e faça para hoje no café da tarde.


A receita é daquele bolo de bolo (para receita clique aqui), porém com gotas de chocolate. O chocolate derrete e fica macio, por isto recomendo comer quentinho. Se não tiver gotas, é só pega qualquer chocolate que tiver em casa e cortar em quadradinhos. Para este tamanho de cupcake eu uso forma de empadinhas.

Bom restinho de feriado a todos,
Lau


25 de abril de 2012

Polenta com Berinjela



É só friozinho dizer que vai chegar, eu já corro e preparo uma polenta, um dos meus pratos favoritos. Queria comer um prato sem carne, mas não apenas molho de tomate. A idéia de fazer com berinjela ficou perfeita. Aliás sempre que quero acrescentar um vegetal ao molho de tomate penso em primeiro lugar em berinjela, como ela combina com tomate!

Polenta Italiana

Receita do Jamie Oliver - receita aqui
Apenas uma observação. Quando uso fubá de moinho, que é mais rústico a quantidade de água sugerida pelo Jamie Oliver é perfeita, mas quando uso fubá mais comercial, como da marca Yoki, preciso de 400-500 ml a mais de água. Se no meio do cozimento você achar que a polenta está ficando muito dura, pegue um pouco de água filtrada e adicione direto na panela e mexa para misturar.

Molho de Berinjela

1 berinjela média
2 colheres de sopa de cebola
1 lata de tomate pelado ( ou senão 4 tomates italianos maduros)
manjerição
azeite
sal

1- Lavar bem a berinjela. Tirar uma tampinha das extremidades. Cortar toda a berinjela em cubinho pequenos (cerca de 1x1). 
2- Em uma panela, colocar a cebola e um pouco de azeite, refogar um pouco. Juntar a berinjela e os tomates pelados (ou o tomate sem pele picado bem pequeno). Colocar um pouco de sal e o manjerição fresco. Deixar cozinhar em fogo baixo por uns 15 minutos. Se começar a secar, colocar um pouco de água.
3- Desligar o fogo e acertar o sal.

Servir com a polenta quentinha!

O frio mesmo, só ameaçou. Vem frio!
Lau







23 de abril de 2012

Variando as Preparações

Sempre insisto no lema que variar o cardápio é o grande segredo da boa nutrição. Devemos variar tudo, não só o que comemos, mas também a forma de prepararmos os alimentos. Assim evitamos a monotonia alimentar e experimentamos texturas e sensações novas.

Hoje queria dar 2 dicas de preparações: a cenoura em forma purê e a beterrada que ganha novo sabor e textura quando vai ao forno.



Para o purê de cenoura basta cozinhá-las em água, depois amassar ou bater no processador ou liquidificador, estes dois últimos com leite para ajudar. Voltar na panela e juntar uma pontinha de manteiga e creme de ricota para ficar mais cremoso. Eu acho este purê perfeito para acompanhar um peixe grelhado.



Para as beterrabas, cozinhá-las inteiras em panela de pressão por 20 minutos. Depois descascá-las, cortar em cubos e levar ao forno com azeite, ervas frescas e sal, por uns 20 minutos, até que o tempero incorpore e ela fique com uma leve casquinha por fora, mas continue macia por dentro.

Bom começo de semana a todos!
Lau

18 de abril de 2012

Hamburguer de soja, não necessariamente para vegetarianos


Ontem no jantar fiz lanche com hamburguer de soja. O consumo de produtos não cárneos não é coisa para apenas para vegetarianos. Faz bem para saúde e nos ajuda na importante missão de variar o cardápio. Ótimo também para as mulheres na menopausa que precisam aumentar o consumo de soja. A maioria das receitas com soja utiliza proteína de soja, mas eu gosto de usar a soja inteira mesmo. O sabor deste prato é suave e o objetivo é não compará-lo com o preparado com carne, mas sim encarar como um novo produto. Cada qual com sua graça e seu momento.
Adorei a combinação de ingredientes que fiz para comer com o hamburguer. Segue a montagem abaixo.




Hamburguer de soja

1 xícara de grão de soja cru
2 colheres de sopa de cebola
molho de soja - shoyu
sal a gosto
salsinha e cebolinha - não usei por que não tinha, mas acho que fica muito bom.

1- Deixar a soja de molho por pelo menos 4 horas, o ideal é deixar passar a noite de molho, na geladeira!
2- Desprezar a água do molho. Cozinhar a soja em panela de pressão por 20 minutos, depois que a pegar pressão.
3- Escorrer e amassar a soja, o ideal é este amassador aqui. Ela vai ficar uma pasta pegajosa. Tempere com sal, molho de soja, cebola, salsinha, cebolinha e o que mais quiser. Molde em tamanho de hamburguer (rende 4) e empane com farinha de aveia. 

Lanche com hamburguer de soja

2 fatias de pão
acelga picada bem fininha
gergelim branco
rodelas de tomate
fatias de mussarela
azeite
sal

Utilizei uma frigideira apenas para esquentar o hamburguer e derreter o queijo, uma vez que ele já cozido. Na frigideira também já acrescentei uma rodela de tomate. Coloquei as fatias de pão de forma na torradeira elétrica para esquentar. Em uma outra frigideira torrei o gergelim branco até ficarem bem douradinhos, sem óleo, sem nada. Daí é só colocar o hamburguer com queijo e tomate sobre um pão, por cima a acelga picadinha, o gergelim torrado, uma pitada de sal e um fio de azeite. Super saboroso!

Abrindo a cabeça para novas idéias!
Lau

17 de abril de 2012

Bauru de Forma



Sei que muita gente conhece este prato, mas é tão prático e gostoso que vale a pena compartilhar. É bom para um café da tarde, e como pode ficar pronto com um pouco de antecedência facilita na organização. Esta é a receita que minha mãe faz desde que sou pequenininha (na verdade ainda não cresci... rsrsrsr).



Bauru de Forma

Massa

3 ovos
3 xícaras de chá de leite
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de óleo
sal
1 colher de sopa de fermento em pó

1- Bater tudo no liquidificador. Reservar.

Recheio

4 tomates bem picadinho miúdos
200g de presunto picadinho
200g de mussarela picadinha
100g de azeitonas picadas
1 cebola picadinha
Sal a gosto

2- Misturar todos os ingredientes do recheio.

3-
Colocar metade da massa em uma forma untada com manteiga e farinha. Colocar o recheio e a outra metade da massa. Assar em forno médio por cerca de 30 minutos

Bom apetite!
Lau

13 de abril de 2012

Dia de brusquetas



Adoro preparar brusquetas para o jantar de sexta-feira. Acho que elas dão o clima de final de semana e combinam com uma cerveja ou vinho, que também são uma boa pedida para sexta a noite. A minha preferida é sempre de tomate com alho, majericão e queijo parmesão, mas fiz uma de abobrinha que achei que desbancou a de tomate. Muito, muito simples, a brusqueta de abobrinha ficou muito saborosa. Fiz a de tomate também para não perder o costume, mas ela ficou mais sem graça perto da outra.






Brusquetas

Abobrinha

Cortar a abobrinha bem fininha, usei o ralador. Cortar alho em lâminas, eu usei uns 3 dentes para cada abobrinha. Refogar o alho em azeite, juntar a abobrinha. Colocar sal e pimenta do reino moída na hora a gosto. Deixar um pouco até a abobrinha ficar cozida, não tem necessidade de colocar água. Dispor as abobrinhas sobre fatias de pão (neste dia eu usei pão integral), colocar mussarela e um pouco de orégano seco. Levar ao forno rapidinho, só para derreter o queijo.

Tomate

Picar tomate e alho em lâminas e colocar em uma tigela. Temperar com sal, azeite e umas folhas de manjericão. Deixar descansando um pouquinho para o tomate incorporar bem o sabor. Se quiser fazer marguerita colocar queijo mussarela por cima. Eu gosto sem e com o queijo.

Bom final de semana,
Lau

Ah! Bon



Em BH existe uma rede de cafeterias chamada Ah!Bon. Já passei em frente diversas vezes em passeios pelos shoppings, mas nunca tinha comido nada lá. Esta semana fui para BH e resolvi almoçar na cafeteria que fica no Pátio Savassi. Fiquei muito surpresa com as coisas que comi, tudo estava muito bom! Meus pedidos foram: pão de queijo, quichê de cogumelos com salada e Paris Brest (sobremesa). O pão de queijo é diferenciado, com mais gosto de queijo.



Agora fiquei com muita vontade de conhecer o restaurante que eles possuem no bairro Lourdes. Alguém já comeu?

No site tem informação de unidades, cardápios e fotos.

beijos, Lau

4 de abril de 2012

Decoração de Páscoa

Acho importante, e bem divertido, entrarmos no clima das datas comemorativas. Principalmente para quem tem crianças em casa. Faz parte da infância, do universo lúdico, criar histórias e vivencia-las um pouco. Para entrar no clima não precisamos de decorações complicadas, um coelhinho de pelúcia aqui, um ramo de cenoura pendurada ali e os ovos de Páscoa escondidos, de prefência com mapa do tesouro para encontra-los, já são suficientes para a Páscoa ficar divertida.
Segue algumas fotos de decorações de Páscoa para você se inspirar:

Enfeitando com ovinhos...

Foto: Martha Stewart
Foto: Blog Inspiration for Home
Foto: Martha Stewart

Foto: Blog Inspiration for Home
Foto: Blog Inspiration for Home 
Foto: Martha Stewart


Montando mesas...

Foto: Blog Inspiration for Home

Foto: Blog Inspiration for Home


Foto: Blog Inspiration for Home




Foto: Blog Inspiration for Home


Bom dia!
Lau

3 de abril de 2012

Ovinho de Páscoa



A Páscoa já está aí. Nossa, como o tempo passou rápido! Para esta Páscoa queria fazer meu próprio ovo. Ia fazer dois tipos, mas ainda não finalizei um. O primeiro, chocolate ao leite com sucrilhos, o Ju que estava com vontade. E o segundo, fiz uma metade de um ovo e queria preencher com mousse de chocolate, idéia que tirei dos ovos da Danielle Andrade. Mas ainda não fiz o mousse. Acho bem legal a idéia de fazer ovos em casa. Além de ser divertido e gostoso escolher as misturas que queremos fazer, ainda economizamos. Pois no supermercado o mesmo chocolate que o ano inteiro você paga X para comer, só por que virou ovo você vai pagar 3X agora. Ou seja, é melhor derreter e dar o formato de ovo você mesmo!

Ovo com sucrilhos sem açúcar. Como este ovo é pequeno fiz ele maciço

 Para fazer apenas derreti o chocolate em banho maria, juntei o sucrilhos quebrado e coloquei na forma. Levei ao freezer e em pouco tempo já estava duro, soltando da forma.

Abaixo está a foto do ovo da Danielle Andrade, que quero copiar. Ainda vou finalizar o meu. Nunca comi os doces preparados por ela, conheci o local por que mandei fazer meu noivinho de bolo lá. Mas, fiquei babando de vontade de experimentar os ovos de Páscoa. Alguém já provou?

Foto site Danielle Andrade
Hmm, adoro Páscoa: bacalhau, ovos....
Lau
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...