28 de maio de 2012

Como fazer temperos secos

Fazer temperos secos é muito simples e fácil. As vezes compramos um maço de algum tempero para uma receita e não usamos tudo. Em menos de uma semana está tudo estragadado. Assim, a solução é secar, guardar em potinhos e utilizar em outras receitas.
Segue o passo a passo:

1- Primeiro lave, apenas com água corrente, o tempero escolhido. Deixe secar bem em um escorredor.

2- Faça um envelope com papel manteiga e coloque as folhas dentro.



3- Feche o envelope.



4-Pendure em um varal, à sombra, e deixe secar por uns 10 dias.



 Pronto! Não tem segredo e seu tempero se manterá por um tempo.
Bom começo de semana. Beijos, Lau

25 de maio de 2012

Bolo de Morango



Desde de março, quando os morangos começaram a aparecer nas prateleiras, que eu estava com vontade de comer um bolo recheado com estas frutinhas. Porém, estava esperando elas ficarem mais gostosas, mais maduras, mais vermelhas. Aqui na minha cidade ainda não achei bons morangos para comprar, mas a vontade era grande e fiz assim mesmo. 
O bolo ficou bem do jeito que eu queria, saboroso, pouco doce e até fresco. Uma delícia para tomar com chá ou café.



Bolo de morango

Pão de ló para massa
Receita da Silvia, boleira da minha cidade natal.

1 1/2 xícaras de açúcar refinado
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de água
4 ovos - claras e gemas separados
1 pitada de sal
2 colheres de café de fermento químico em pó

1- Bater as claras em neve. Juntar 1/2 xícara de açúcar e uma colher do fermento. Bater só para misturar. Reservar.
2- Bater as gemas com a água, vai espumar e crescer. Então juntar o restante do açúcar e a farinha aos poucos. Por último a outra colher de fermento.
3- Juntar as claras com a outra mistura delicadamente.
4- Colocar para assar em forma untada (25cm - dará um pão de ló baixinho, para uma camada) a 180oC. O pão de ló deve assar devagar em forno baixo.

Creme de confeiteiro
Livro Ladurée

400ml de leite
25g de mateiga
80g de açúcar 
1 colher de chá de extrato de baunilha
4 gemas
30g de amido de milho

1-Bater as gemas com o açúcar. Juntar o amido e bater mais um pouco. 
2-Colocar o leite em uma panela e esquentar até ferver. Desligar o fogo. Colocar um pouco do leite (cerca de 1/3) na tigela com as gemas e bater bem com um fouet. 
3-Juntar esta mistura na panela com o restante do leite. Com o fogo baixo, mexer até o creme engrossar (muito rápido).  
4-Colocar em um tigela e juntar a manteiga. Mexer até incorporar. Deixar esfriar com um filme plástico por cima.


Morangos

1 xícara de morangos picados grosseiramente
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de baunilha

1- Juntar todos os ingredientes e levar ao fogo por 5 minutos.

Montagem:

pão de ló + morangos + creme + pão de ló

Finalizei com chantily e suspiros, mas eles são apenas enfeites. Como coloquei muito pouco não interferiram no sabor. Outra sugestão de finalização é com ganache de chocolate branco.

Bom final de semana,
Lau


23 de maio de 2012

Torta de frutas secas e castanhas




Infelizmente este post não é para dar a receita da torta, mas somente compartilhar a existência desta delícia com vocês. No meu aniversário, mês passado, estava em minha cidade natal e encomendei um bolo de aniversário para compartilhar com meus parentes. Porém, encomendei também esta torta, só para mim! De massa de chocolate e recheio caramelizado de frutas secas e castanhas é uma verdadeira delícia. Quem mora em Vargem tem a sorte de poder encomendá-la para Silvia. O bolo do meu niver, branco com damascos também foi a Silvia que fez, estava muito bom e foi o maior sucesso.

As vezes o melhor não é saber fazer, mas saber onde comprar...rsrsrsrrs. Eu ia adorar se aqui em "White Gold" tivesse um estabelecimento que vendesse "quitutes da vó Tina", tenho tanto desejo de comer coisas da minha vó.

beijos, Lau

21 de maio de 2012

Cardápio Semanal 04

Atendendo a muitos pedidos, mais um cardápio semanal! Primeiro gostaria de contar que ando fã de "carnes de panela", aquelas feitas em panela de pressão. Além de eu adorar o sabor, a textura macia e o caldinho que sobra para colocar em cima do arroz, é uma maneira muito saudável de cozinhar. Primeiro porque você utiliza cortes de carnes mais duros (músculo, largarto, lombo), que também são mais magros. Em segundo lugar, o processo de fritar o bife, que resulta naquela casquinha preta tão gostosa, não é muito bom para nossa saúde. Fato comprovado cientificamente. Além disto deixa a casa toda cheirando comida. Conclusão, "carne de panela" é o máximo!



1- Torta de ovos: São ovos batidos com os ingredientes que você quiser ou tiver em casa. Eu gosto de colocar tomate picado, cenoura ralada, queijo e o que mais eu tiver na geladeira. Com tudo misturado e temperado com sal e noz moscada, é cozinhar em uma frigideira com fogo baixo ou assar.
2- Salada de soja - receita aqui.
3- Sopa de ervilha - receita aqui
4- Berinjela recheada - tem duas formas de fazer: receita aqui e aqui
5- Peru cremoso - receita aqui
6- Trufada espanhola - receita aqui

Bom começo de semana!
Lau



18 de maio de 2012

Torta de Ganache de Chocolate



Quando vi esta receita no blog Na Minha Panela, sabia que a prepararia em pouco tempo. Amo ganache e esta torta é tão absurdamente fácil de preparar, que não dá para inventar desculpas. Ela me lembrou bastante um doce que minha mãe fazia quando eu era adolescente, torrone de chocolate, vou pegar a receita para comparar.
A minha torta ficou muito baixinha, por que estava com pouco chocolate em casa e fiz no tamanho que deu. É muito bom, saboroso, cremoso e fica perfeito com um café espresso.




Torta Ganache de Chocolate
Blog Na Minha Panela

2 barras de chocolate meio amargo de 170g 
1 colher de sopa de manteiga
1 pitada de sal
1 lata de creme de leite (300g) sem soro
120g de bolacha maizena

1- Juntar todos os ingrediente, menos a bolacha, em uma panela. Em fogo baixo, mexer até estar tudo derretido. Não deixe ferver. Deixar esfriar um pouco.
2- Juntar a bolacha picada grosseiramente. Colocar em uma forma de fundo removível de cerca de 18cm. Levar ao freezer até que esteja firme, cerca de 2 horas.

Muito fácil, né? O mais difícil é esperar as 2 horas....

Bom final de semana.
beijos, Lau


17 de maio de 2012

Beterrabas no forno com ricota



Sei que a maioria das pessoas não ficou babando de vontade de comer meu prato quando leu o título do post. Mas ficou muito bom. Eu amei este prato e pretendo repetí-los várias vezes. Para faze-lo me inspirei no blog LaCucinetta, o melhor em termos de comidas vegetarianas e leves. Porém, o meu "ao forno" foi só para finalizar, pois sempre cozinho a beterraba antes. Não tenho muito paciência e também acho um desperdício ligar um mega forno e deixar 1 ou 2 beterrabas asssando por 1 hora. Então sempre faço na panela de pressão, em geral junto com a soja.





Beterrabas ao forno com ricota

2 beterrabas cozidas
150g de ricota
farofa nutritiva (veja aqui como fazer)
azeite
sal

1- Fatiar as beterrabas. Desmanchar a ricota com um garfo e temperar a gosto (sal, noz moscada, pimenta)
2- Em uma travessa, montar camadas: beterrabas, ricota, azeite, beterraba, ricota e azeite.... até acabar. Finalizar com a ricota.
3- Levar as forno médio alto por uns 15 minutos, até a ricota ficar chamuscadinha. Finalizar com a farofa nutritiva, que vai dar um crocância deliciosa.

Experimentem!
Lau

15 de maio de 2012

Trufada Espanhola




Adoro um prato de batatas e queijo que aprendi na França, a truffade, e também adoro omelete espanhol, feito com ovos e batatas. Estes dias estava com vontade de comer omelete espanhol com queijo, no fim fiz uma mistura destes 2 pratos.
Para isto refoguei alho laminado no azeite e fiz as camadas de batata, assim como na receita da trufada caipira (aqui). Quando as batatas estavam quase cozidas joguei ovos batidos por cima e deixei no fogo bem baixo até os ovos cozinharem. Despois de cozidos coloquei muita mussarela por cima e tampei. Pronto! Tem como ficar ruim?
Para acompanhar fiz pimentões refogados, que ficariam visualmente melhores se fossem os vermelhos.

Uma boa pedida para este friozinho!
beijos, Lau

14 de maio de 2012

Farofa Nutritiva



Feita de semente de girassol, gergelim e aveia esta farofa confere fibras, minerais e óleos bons. É uma delícia e pode ser jogada sobre vários pratos. Além de agregar sabor e saúde, ainda dá um toque crocante. Onde mais uso é na salada de folhas e em vegetais cozidos. Você também pode acrescentar sementes de linhaça dourada.



Eu gosto de torrar um poùquinho de cada vez, quantidade para utilizar 2-3 vezes para duas pessoas.
A minha proporção é:

Farofa Nutritiva

2 colheres de sopa de semente de girassol
1 colher de sopa de gergelim
2 colheres de sopa de aveia flocos finos

Colocar em uma frigideira, sem óleo, a semente de girassol e deixar em fogo baixo, mexendo por 3 minutos. Acrescentar os outros ingredientes e continuar mexendo por mais 4 minutos, ou até a sua farofa ficar morena e a semente de girassol crocante. Deixar esfriar. Se for guardar, colocar em um pote escuro e bem fechado.

Vamos começar a segunda-feira com pé direito?
beijos, Lau

12 de maio de 2012

Meu Primeiro Dia da Mães



Já considero este o meu primeiro dia da mães. Apesar de ainda não ter visto seu rostinho, não segurá-la no colo, já cuido, já me preocupo e acima de tudo, já a amo muito.
Gostaria também desejar para minha mãe, que infelizmente não verei pessoalmente, um feliz dia das mães. Espero ser para minha filha uma mãe tão boa como acho que você foi para mim! Parabéns também para todas as outras mulheres que durante minha vida acabaram fazendo papel de mãe para mim: minha vó, minhas tias, madrinhas (batismo e crisma) e minha sogra. Parabéns para vocês!!!

Mil beijos e abraços, Lau

11 de maio de 2012

Torta de banana


 
Estes dias estava com a maior vontade de comer uma torta de banana que a minha vó fazia. Mas não liguei para ela, nem procurei receitas, simplesmente fiz da minha cabeça, como eu achava que era. A torta ficou ótima, mas precisa ser melhorada. Na verdade o que eu errei foi na proporção entre as camadas, mas o sabor ficou muito bom. Minha vó que me desculpe, mas ficou até melhor que a dela. Isto por que no lugar de colocar a banana frita eu fiz um caramelo para colocar as bananas. O gosto da banana caramelizada deu um toque especial, deixando esta torta ainda mais saborosa.
Quero muito fazer de novo, com as proporções certas, mas como estou fazendo bem menos doce por causa da grávidez - saúde, manutenção de peso e azia - acho que vai demorar um pouco para eu repetir.

Massa para torta 
Achei a minha meio alta, acho que 1/2 receita em uma forma de 30cm deve dar certo. O ideal é que a massa não fiquei com mais de 2 dedos de altura.

Esta receita abaixo já é a 1/2 receita!

3 ovos (clara e gema separados)
1 1/4 xícaras de açúcar
1 1/2 xícaras de farinha
1 colher de fermento em pó
3/4 xícara de leite fervendo

Bater as claras em neve. Acrescentar o açúcar aos poucos e depois as gemas. Bater um pouco. Desligar a batedeira e juntar a farinha e o fermento. Misturar. Juntar o leite e assar em forma untada por cerca de 30 minutos.


Banana - eu utilizei 5 bananas. Depois conversando com a minha vó descobri que ela usa 2 dúzias. Que diferença! Acho que da próxima vez vou tentar 2 dúzias e vou cortar no sentido longitudinal.
Fiz uma calda de caramelo, quando ficou no ponto (escura) coloquei as bananas dentro e desliguei o fogo.

Calda
160g de açúcar ou 1 xícara
100 ml de água ou 1/2 xícara

Colocar a água e o açúcar em uma panela, de preferência de fundo claro, como inox. Ligar o fogo baixo e deixar, sem mexer, até ficar cor de caramelo. Fique atenta, pode começar a sair fumaça, neste caso desligar imediatamente.
Suspiro

3 claras
15 colheres de açúcar

Colocar os ingredientes em uma panela e levar ao fogo em banho maria. Deixar esquentar até ficar morno, testar com o dedo. Colocar este conteúdo na batedeira e bater até ficar liso e firme.
Creme de confeiteiro -  fiz uma receita, ficou pouco. Acho que 2 dará certo.
1 receita do creme de confeiteiro
400ml de leite
25g de mateiga
80g de açúcar 
1 colher de chá de extrato de baunilha
4 gemas
30g de amido de milho

1- 
Bater as gemas com o açúcar. Juntar o amido e bater mais um pouco;
2- Colocar o leite em uma panela e esquentar até ferver. Desligar o fogo; 
3- Colocar um pouco do leite (cerca de 1/3) na tigela com as gemas e bater bem com um fouet. Juntar esta mistura na panela com o restante do leite. 
4- Com o fogo baixo, mexer até o creme engrossar (muito rápido).  
5- Colocar em um tigela e juntar a manteiga. Mexer até incorporar. Deixar esfriar com um filme plástico por cima.

Conservar na geladeira

 Montagem:
bolo + banana + creme de confeiteiro + suspiro

Façam que fica muito, muito bom!

Bom final de semana, Lau

7 de maio de 2012

Salada de soja



A soja é um ótimo alimento. Muitos estudos foram feitos e outros ainda buscam comprovar seus benefícios e qual a quantidade necessária para alcançá-los. Mas, uma coisa é certa, ela é deliciosa e faz bem! O jeito que eu mais gosto para consumir soja é o grão inteiro como salada. Eu adoro esta combinação abaixo, mas você pode inventar o que quiser!
É uma ótima opção para um jantar leve, só a salada ou acompanhada de peito de frango assado.

Salada de soja

soja em grãos
tomates cereja
pimentão amarelo
ervilha torta
beterraba
azeite


1- Deixar a soja de molho por pelo menos 4 horas, o ideal é deixar passar a noite de molho, na geladeira! Desprezar a água do molho. 
2- Lavar bem a beterraba.
3-Cozinhar a soja junto com a beterraba inteira em panela de pressão por 20 minutos, depois que a pegar pressão. Nesta etapa você pode colocar um pouco de sal e folhas de louro. Escorrer a água que sobrou, descascar a beterraba e cortar em quadradinhos. Reservar.
4- Cozinhar a ervilha torta no vapor. O pimentão amarelo pode ser cru ou cozido, depende do gosto de cada um, Eu gosto de cozinhá-lo um pouquinho, deixando-o ainda crocante.
5- Picar os tomatinhos ao meio.
6- Juntar todos os ingredientes e temperar com sal e azeite ou à gosto.
 
Vamos começar a semana com pé direito?
beijos, Lau
 

4 de maio de 2012

Dica de Restaurante em BH



Se você está em BH e quer uma dica para sair a noite, aqui vai: o alemão Haus Munchen. Aliás não precisa ser a noite, pois nos finais de semana fica aberto durante todo o dia. 
O destaque deles é a grande carta de cerveja, mais de 400 tipos. Não foi possível experimentar muitos petiscos por que as porções são bem generosas, mas o que comi estava fabuloso. Pedimos um joelho de porco pururuca com salada de batata e um steak de vitelo com tomates cerejas e cogumelos selvagens. Muito, muito, muito bom! E não pude deixar de pedir a sobremesa: strudel de maçã. Maravilhoso! Só faltou o chantily que acompanha a sobremesa ser chantily de verdade, feito com creme de leite. Aliás ninguém mais usa chantily assim, em todo lugar vem aquele da caixinha, que é só bater. Barato e fácil de fazer, mas sem gosto nenhum de chantily!



O restaurante fica na Rua Juiz de Fora, 1257 - Santo Agostinho- BH.

Uma boa pedida para hoje, né?
Lau
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...