11 de maio de 2012

Torta de banana


 
Estes dias estava com a maior vontade de comer uma torta de banana que a minha vó fazia. Mas não liguei para ela, nem procurei receitas, simplesmente fiz da minha cabeça, como eu achava que era. A torta ficou ótima, mas precisa ser melhorada. Na verdade o que eu errei foi na proporção entre as camadas, mas o sabor ficou muito bom. Minha vó que me desculpe, mas ficou até melhor que a dela. Isto por que no lugar de colocar a banana frita eu fiz um caramelo para colocar as bananas. O gosto da banana caramelizada deu um toque especial, deixando esta torta ainda mais saborosa.
Quero muito fazer de novo, com as proporções certas, mas como estou fazendo bem menos doce por causa da grávidez - saúde, manutenção de peso e azia - acho que vai demorar um pouco para eu repetir.

Massa para torta 
Achei a minha meio alta, acho que 1/2 receita em uma forma de 30cm deve dar certo. O ideal é que a massa não fiquei com mais de 2 dedos de altura.

Esta receita abaixo já é a 1/2 receita!

3 ovos (clara e gema separados)
1 1/4 xícaras de açúcar
1 1/2 xícaras de farinha
1 colher de fermento em pó
3/4 xícara de leite fervendo

Bater as claras em neve. Acrescentar o açúcar aos poucos e depois as gemas. Bater um pouco. Desligar a batedeira e juntar a farinha e o fermento. Misturar. Juntar o leite e assar em forma untada por cerca de 30 minutos.


Banana - eu utilizei 5 bananas. Depois conversando com a minha vó descobri que ela usa 2 dúzias. Que diferença! Acho que da próxima vez vou tentar 2 dúzias e vou cortar no sentido longitudinal.
Fiz uma calda de caramelo, quando ficou no ponto (escura) coloquei as bananas dentro e desliguei o fogo.

Calda
160g de açúcar ou 1 xícara
100 ml de água ou 1/2 xícara

Colocar a água e o açúcar em uma panela, de preferência de fundo claro, como inox. Ligar o fogo baixo e deixar, sem mexer, até ficar cor de caramelo. Fique atenta, pode começar a sair fumaça, neste caso desligar imediatamente.
Suspiro

3 claras
15 colheres de açúcar

Colocar os ingredientes em uma panela e levar ao fogo em banho maria. Deixar esquentar até ficar morno, testar com o dedo. Colocar este conteúdo na batedeira e bater até ficar liso e firme.
Creme de confeiteiro -  fiz uma receita, ficou pouco. Acho que 2 dará certo.
1 receita do creme de confeiteiro
400ml de leite
25g de mateiga
80g de açúcar 
1 colher de chá de extrato de baunilha
4 gemas
30g de amido de milho

1- 
Bater as gemas com o açúcar. Juntar o amido e bater mais um pouco;
2- Colocar o leite em uma panela e esquentar até ferver. Desligar o fogo; 
3- Colocar um pouco do leite (cerca de 1/3) na tigela com as gemas e bater bem com um fouet. Juntar esta mistura na panela com o restante do leite. 
4- Com o fogo baixo, mexer até o creme engrossar (muito rápido).  
5- Colocar em um tigela e juntar a manteiga. Mexer até incorporar. Deixar esfriar com um filme plástico por cima.

Conservar na geladeira

 Montagem:
bolo + banana + creme de confeiteiro + suspiro

Façam que fica muito, muito bom!

Bom final de semana, Lau

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...