8 de dezembro de 2012

Bolo trufado com Nutella




Sexta foi aniversário de 5 meses da Clarice. Tinha pensado em fazer um bolo, mas não deu certo. Na verdade nada estava dando certo. A massa do bolo talhou, 2 vezes. Nunca vi isto acontecer. Quando fui fazer o ganache, este também saiu do ponto. Para completar queimei a mão e ralei o dedo. Neste quadro, resolvi mudar o bolo escolhido. Apesar de todo o azar que insistia em me perseguir, o bolo saiu e ficou bom! Bom não, muito bom!
O ganache com Nutella fica diferenciado. Pouco dá para sentir do gosto de Nutella mesmo, mas o sabor fica intenso e a textura macia, leve. Melhor recheio de bolo de chocolate que já fiz. E a massa fiz a mesma que uso para o bolo de prestígio. Uma massa que vai mais ovos, não leva manteiga e por isto fica com um textura bem leve, deliciosa. Este é para os amantes de cacau!
Eu fiz 1 mini-bolo de 4 camadas e cupcakes. Poderia ter feito um bolo de 23cm recheado, mas achei que ficaria mais simpático assim. Adoro mini-bolos!




Bolo Trufado com Nutella
Saias Cadeiras e Panelas

Utensílios utilizados: 1 forma para cupcakes, 12 forminhas de papel para cupcake, 2 formas de alumínio de 11cm de diâmetro, balança, 1 panela, batedeira, 1 pão duro, xícaras e colheres medidoras, um saco de confeitar com bico de pitanga, uma espátula para rechear bolo, um prato giratório.

Bolo Cacau

4 ovos grandes
1 1/4 xícara de açúcar
1/3 xícara de cacau em pó peneirado
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher(sopa) de fermento

1-Untar a forma. Pré-aqueçer o forno a 180oC. Separar a gema da clara.
2-Bater as claras com o açúcar até obter uma mistura homogênea e cremosa. Juntar as gemas uma a uma. Juntar os demais ingredientes na ordem mencionada: o cacau em pó, o leite, o óleo, a farinha de trigo e por último o fermento.
3-Levar ao forno médio por cerca de 40 minutos (demora um pouco mais) ou até o palito espetado sair seco. Os cupcakes ficaram prontos em 20 minutos.

Rendimento: 12 cupcakes e 2 bolos de 11cm de diâmetro cada. Pode ser também um bolo em uma forma de 23cm. Corte no meio e recheie. 


Ganache de Nutella

250 g de creme de leite
200 g de chocolate amargo (eu utilizei 70%)
250 g de Nutella

1- Coloque o creme de leite em uma panela;
2- Rale ou pique o chocolate. Junte na panela com o creme de leite;
3- Leve a panela ao fogo baixo e vá mexendo até o chocolate começar a derreter. Desligue a panela e continue mexendo. Espere esfriar um pouco e coloque a Nutella.
4- Espere esfriar e endurecer e confeite.


Bom apetite, Lau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...