20 de dezembro de 2012

Cupcakes de Natal



Estou com muita mania de cupcake. Quero testar receitas novas, enfeites novos, coberturas que não desmancham com o calor, enfim, tudo sobre cupcake. Assim, não poderia de deixar de fazer meus últimos cupcakes do ano para celebrar esta data que eu tanto adoro. Adoro Natal por que adoro reuniões de família, o espírito de amor e solidariedade que se espalha, a inocência das crianças em suas crenças natalinas, as mesas recheadas de delícias, enfim, a atmosfera de Natal não poderia ser melhor. 
Então, para fechar com chave de ouro, cupcakes brancos, macios, saborosos. Com ganache de chocolate branco e uma calda deliciosa de cranberry





Cupcake de Baunilha com Calda de Cranberry
Saias Cadeiras e Panelas

Utensílios utilizados: 1 forma para cupakes com 12 unidades + 8 forminhas individuais, 20 forminhas de papel para cupcake, saco de confeitar com bico pitanga grande, 1 panela pequena, faca para abrir a baunilha, pão duro, batedeira e uma tigela.

Bolo de Baunilha
Um pouuinho adaptado do site SmittenKitchen.com

2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de chá de fermento em pó
3/4 de colher de chá de bicarbonato de cálcio
1/2 colher de chá de sal
100g de manteiga em temperauta ambiente
1 xícara de açúcar
1 xícara de leite
1 colher de chá de baunilha
2 ovos

1- Pré-aqueça o forno em 180 oC. Coloque as forminhas de papel na forma de metal. Se preferir fazer um bolo grande, use uma forma de 22cm untada com manteiga e farinha;
2- Em uma tigela junte todos os ingredientes secos: farinha, amido de milho, bicarbonato, fermento e sal. Reserve;
3- Na batedeira, coloque o açúcar e a manteiga. Bata até obter um creme fofo e claro. Junte a baunilha. Junte os ovos, coloque um, espere incorporar e coloque o outro;
4- Com a batedeira ligada em velocidade baixa, coloque algumas colheradas da mistura seca, depois um pouco de leite, depois a mistura seca, e assim vai até acabar o leite e a mistura seca;
5- Porcione nos cupackes - cerca de 40g ou aproximadamente 3 colheres de sopa de massa cada -  e leve para assar. Os meus ficaram prontos em 18 minutos.

Ganache Branco

150g de chocolate branco
200g de creme de leite
1 fava de baunilha ou 1 colher de chá de extrato
1 colher de sopa de mel

Opção 1 - com creme de leite fresco e fava de baunilha

1- Ferva o creme de leite. Desligue o fogo, raspe a baunilha dentro e deixe em infusão por alguns minutos. Espere o creme esfriar um pouco. Adicione o chocolate e o mel, mexa e deixe esfriar.

Opcão 2 - com creme de leite UHT e extrato de baunilha

1- Coloque todos os ingredientes em temperatura ambiente em uma panela e leve ao fogo baixo mexendo sempre. Quando o chocolate estiver quase todo derretido, desligue o fogo e continue mexendo. Deixe esfriar. 


Calda de Cranberry

1/2 xícara de cranberry seco picadinho
1 xícara de água
2 colheres de sopa de conhaque
2 colheres de sopa de açúcar
2 cravos

1- Leve tudo ao fogo e deixe ferver por cerca de 15 minutos.

Para molhar o bolo

2 colheres de sopa de xapore de cranberry
2 colheres de sopa de água

1- Misture os dois. Fure os bolinhos com palito de dente e coloque cerca de 1 colher de chá da mistura em cima de cada bolinho.

Confeite!


Feliz Natal bem doce para todos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...