2 de dezembro de 2012

Cupcakes de Despedida






Sábado estava fazendo cupcakes para um aniversário e me lembrei de uma das primeiras vezes que fiz este bolinho. Assim que saíram do forno eu os coloquei em cima da bancada da cozinha para esfriar. De repente aparece meu cachorro, Paçoca, com um bolinho na boca. Quando fui olhar já havia sumido seis!!! Ele comeu, com papel e tudo. Esse era o Paçoca, levado, ousado, alegre, divertido, carismático, amoroso e muito inteligente. Meu presente de noivado. O melhor presente que alguém poderia ganhar. Sei que o cachorros vivem pouco e que vários serão meus parceiros durante a vida, mas alguns são mais especiais, mais marcantes. 

Sei que em breve ele será uma feliz recordação, histórias engraçadas para contar, mas hoje meu coração chora. E só quem tem ou teve um amigo assim entenderá este sentimento, que pode parecer banal aos olhos de algumas pessoas. Paçoca, eu sempre vou lembrar de você como o cachorrinho de orelha grande que veio correndo na minha direção com um lacinho no pescoço amarrando minha aliança de noivado. Para você, cupcakes!



Cupcake de Baunilha com Cobertura de Ganache

Bolo de Baunilha

1 pote de iogurte natural sem açúcar - os produtos variam entre 180 e 140g, isto não interfere. (  O pote tem cerca de 200ml - 3/4 de xícara + uma colher de sopa)
2 ovos
1 colher de sopa de fermento

Agora use o seu pote de iogurte vazio como medida:
3 potes de farinha
2 potes de açúcar
1 pote de óleo de soja

1- Misturar todos os ingredientes em uma tigela, deixando o fermento como último ingrediente. 
2- Colocar em  uma forma untada (20 cm de diametro) e levar ao forno pré-aquecido a 200oC por 25 minutos.



Rendimento:
Com um pote de iogurte de 180g: 21cupcakes, de cerca de 50g de massa cru cada.

Ganache de Chocolate

100g de chocolate amargo - eu usei 70% cacau
260g de chocolate ao leite
415g de creme de leite - eu usei o de lata, mas pode ser fresco ou de caixinha.
1 colher de chá de baunilha

1- Pique os chocolates bem pequenos;
2- Em uma panela, coloque o creme de leite e junte a baunilha. Leve o creme  de leite ao fogo até esquentar.  Se não for o fresco fique bem atento, ele não pode ferver. Desligue a panela;
3- Coloque os chocolates no creme de leite quente e mexa até ficar tudo derretido;
4- Deixe esfriar em temperatura ambiente. Se tiver com pressa pode colocar para esfriar na geladeira, mas cuidado para não ficar muito duro e dificultar para confeitar.

Rendimento: Confeitei 25 cupcakes, metade com "flores" e outra metade do modo mais tradicional - veja a foto acima. Se for fazer tudo do modo tradicional levará o dobro da quantidade de ganache.

DICA:

Para confeitar com mais facilidade, deixe a cobertura esfriar até ficar firme, mas não muito dura. Confeite com o saco de confeitar e um bico grande, eu utilizei do tipo pitanga. Coloque os confeitos e então leve para geladeira para firmar. Retire da geladeira pelo menos meia hora antes de servir.
Se quiser pode deixar fora da geladeira, a cobertura aguenta sem desmanchar.


Boa semana para todos!
Lau


5 comentários:

  1. Minha amiga, compartilho dos seus sentimento com relação ao seu cãozinho... Tenho duas cadelinhas e só de imaginar uma despedida..... dá um nó na garganta! E só de ver estes bolinhos dá um ronco no estõmago, rsrs...

    ResponderExcluir
  2. Oi Laura...eu fiz esse cupcake e ficou super macio e gostoso!!!outro dia tentei colocar numa forminha um poko maior de cupcake mas nw ficou tao bom....vc usa batedeira ou bate td a mao mesmo!????obrigada e seu blog eh td de bom!!!!beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Esta receita é muito boa e muito fácil, né? Na verdade nem bato, apenas misturo tudo com uma colher.
      Fico feliz que tenha gostado do blog!!!
      beijos, Laura

      Excluir
  3. Amei tb fiz e deu super certo...estou amando suas receitas...

    ResponderExcluir
  4. Esse bolo é legal por que é super fácil de fazer, ótimo para colocar as crianças para ajudar! beijos

    ResponderExcluir

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...