29 de maio de 2013

Coma Bem, Se Cuide!


Ando cozinhando bastante, mas sem tempo para postar e até para fotografar os pratos. Mas, uma coisa é certa, cada vez mais busco pratos leves, saudáveis e com alimentos diferentes para meu cardápio. Meu irmão disse que meus pratos sempre tem que ter algo de diferente ou estranho. Considerando o padrão, isso é verdade. Eu curto pesto de couve, macarrão com verduras, sucos estranhos, massa de panqueca com ricota ou cenoura. Eu curto me cuidar e buscar sempre alternativas mais saudáveis. Eu sou vaidosa e não existe tratamento melhor (e mais saboroso e prazeroso) que um bom prato de comida!

Coma, mas coma bem!

Bom feriado para todos!
beijos, Lau

23 de maio de 2013

Para Não Passar em Branco: Dez Meses da Clarice



 Como não vou colocar a receita  do "bolo" dos dez meses, pois fiz o cheesecake que já postei no blog (receita AQUI), ia ficar faltando o registro de um mês aqui no blog. Então, para não passar em branco vou colocar algumas fotos da nossa comemoração. Infelizmente a Clarice dormiu na hora do almoço e quando fomos cantar parabéns meu pai e irmão já tinham ido trabalhar!





beijos, Lau

21 de maio de 2013

Clarice, Meu Sumiço e Cupcake de Coco Queimado com Doce de Leite e Cobertura de Iogurte




Nossa, quanto tempo que não escrevo no blog! Estava morrendo de saudades!
A Clarice está engatinhando e andando apoiada. Só quer saber de chão e não tem medo de se arriscar. Ou seja, eu ando atrás dela o dia todo e quando ela dorme preparo as refeições. Corrido. O tempo passa em uma velocidade absurda.

O próximo "mêsversario" da Clarice já será de 11 meses e eu nem postei o bolo de 9 e 10 meses!!!

No de nove meses fiz uns cupcakes muuuito bons! Eu até estava mais no clima de fazer um bolo recheado, mas o cupcake dava mais certo com o recheio. No aniversário de dez meses eu estava na casa da minha mãe e "o bolo" foi na verdade um cheesecake ao estilo de Nova Iorque. Meu irmão ama e fiz para agradá-lo. Já postei aqui no blog (CLIQUE AQUI para ver a receita).



Cupcake de Coco Queimado com Recheio de Doce de Leite e Cobertura de Iogurte

Utensílios: forma para cupcake; batedeira, xícaras e talheres medidores, uma peneira, uma tigela, espátula (pão duro), aro de metal e saco de confeitar.

Massa do bolo

5 ovos, claras e gemas separadas
115g de manteiga sem sal amolecida
1 xícara de óleo
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de baunilha
100g de coco  queimado em flocos adoçado
2 xícaras de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 xícara de buttermilk ou leitelho *

1- Pré-aqueça o forno a 180 oC e separar as forminhas para cupcake;
2- Bata as claras em neve e reserve ;
3- Na tigela da batedeira coloque: a manteiga, o óleo e o açúcar. Bata até obter um creme fofo. Junte as gemas e a baunilha e bata até misturar. Acrescente o coco e mexa;
4- Em uma outra tigela, misture os ingredientes secos: farinha, fermento e bicarbonato. Misture e adicione a mistura de manteiga alternando com o buttermilk. Assim, coloque um pouco da farinha, misture, um pouco do buttermilk, misture, mais um pouco de farinha, misture, mais um pouco de buttermilk. Pode misturar a mão, mas na batedeira é mais fácil.
5- Com uma colher ou pão duro, acrescente delicadamente as claras em neve até ficar bem incorporado;
6- Distribua nas forminhas. Asse em forno médio, 180 oC, por 20 minutos. Sempre pode haver variação de tempo, teste com o palito de dente.
7- Retire do forno e deixe esfriar.  

 Buttermilk é o soro que sai quando se faz manteiga. Não achamos fácil para comprar aqui no Brasil. Para substituir o buttermilk, coloque uma xícara de leite e 2 colheres de chá de vinagre branco. Deixe em temperatura ambiente por uns 15 minutos. O soro do creme de leite também é perfeito para substituir o buttermilk. Se você for usar creme de leite em outra receita retire o soro e use no no bolo.

Dica: reserve a clara em neve em uma peneira, se juntar líquido em baixo ele sairá.

Rendimento: 23 cupcakes de tamanho padrão

Recheio

 400g  de doce de leite (comprei pronto)

1- Com um aro de metal faça buracos nos cupcakes.
2- O bolo que sair no aro, corte a tampinha para fechar o cupcake.
3- Coloque o doce de leite dentro do buraco e feche.

Cobertura

750g de iogurte natural seco

A minha cobertura foi apenas iogurte natural, sem açúcar e seco, apenas com um pouco de baunilha.
Como o doce de leite já é bem doce eu preferi nem adoçar o iogurte. Se você gostar de doce mais doce pode  colocar uma colher de sopa de açúcar para cada 100g de iogurte seco.

*  2 potes de iogurte natural integral de 170g rendem 150g de iogurte seco depois de 48h secando na geladeira, em um coador de café. Se você for secar o iogurte em casa será preciso 10 potes de iogurte natural e integral para cobrir todos os bolinhos.

Para  finalizar fiz raspas de coco queimado. Fiz "de olho" mesmo. 
Tirei lascas de um coco fresco e coloquei em uma panela com açúcar. Fiquei mexendo até o açúcar caramelizar. Depois de frio o coco ficou crocante. Ficou muito bom e foi essencial para o gosto geral do bolo ter ficado tão bom.


Bom conversar com vocês de novo!
Boa semana.
beijos, Lau


10 de maio de 2013

Terapia Gastronômica 3 e um Delicioso Drink





Para finalizar o nosso Episódio 3 da Terapia Gastronômica, um "drink" de dar água na boca.
Para prepará-lo tivemos a estréia de mais uma "Chef", a Gabi.




Vocês acreditaram que foram os homens que me levaram para cozinha? Isso mesmo! Sempre tive namorados que cozinharam super bem, sonho de qualquer mulher né?! No começo eu ficava só observando e bebendo um vinho até porque eles realmente curtiam cozinhar, todo o processo, e não me dava muita brecha,  até que um dia esse papel de mera observadora ficou muito chato, eu tinha a vontade de participar também, oras! Depois de muita insistência eu consegui ser promovida de observadora para ajudante de cozinha! Só podia fazer as coisas basiquinhas, mas isso já foi o suficiente para eu pegar gosto pela coisa!










LICHIA DREAM
Receita criada pelo restaurante Hashi Art Cuisine

:: Ingredientes

2 doses de saquê
1 dose de leite de coco
4 lichias
Açúcar

:: Preparo 

Coloque as lichias na coqueteleira, acrescente duas colheres de açúcar, macere bem e depois adicione o gelo. Acrescente o saquê e o leite de coco. Bata por alguns segundos e sirva no copo long drink decorado com uma lichia na borda. 



Bom final de semana!


9 de maio de 2013

Terapia Gastronômica 3, a sobremesa: Creme de Banana com Iogurte e Calda de Banana Caramelizada





E finalmente, o grande final d e qualquer jantar especial, a sobremesa! Para esta  Terapia Gastronômica 3, uma sobremesa light, é claro!

Para esta sobremesa tivemos a estréia na cozinha da "Chef"Kiki, então vamos conhecer sua história de intimidade, ou melhor, de não intimidade com a cozinha. Mas, que deu super certo, né Kiki?



Sempre gostei do lado ‘social’ de se estar na cozinha... é la onde dividimos não só as receitas mas as melhores historias, bagunças, choros e sorrisos... e, o melhor, sem a pressa de pedir o café e a conta!
Por outro lado, por a mão na massa, nunca foi o meu forte... já que esta mesma cozinha que acolhe, me intimida e inibe frente as grandes chefes de cozinha que temos na turma! J
Enfim!! Fui estimulada pela Carol (obrigada pelo empurrãozinho, amiga!) que me viu fazendo, no passado, uma sobremesa ‘light’, a qual deliciosamente divido com vocês. Na primeira vez a gente não tem a responsa de acertar... mas na segunda, não podemos falhar, ne!? Bom...
Respirei fundo e encarei! E não é que não sobrou nem pra contar historia?!
Sou uma pessoa mais feliz hoje, rs... e menos tímida para os próximos desafios gastronômicos... será?







CREME DE BANANA COM IOGURTE E CALDA CARAMELIZADA (Chef Kiki) 


·         PARA O CREME DE BANANA
·         8 bananas-nanica ou prata
·         4 copos de iogurte natural com consistência cremosa
·         ½ xícara de açúcar

·         PARA A CALDA
·         8 bananas-nanica ou prata
·         ¾ xícara de açúcar
·         1 xícara de água

·         PREPARE O CREME: Na véspera descasque e corte as bananas em rodelas, ponha na assadeira e leve ao freezer. Cerca de 15 minutos antes de servir, bata no processador as rodelas congeladas com o iogurte e o açúcar.
PREPARE A CALDA: descasque e corte as bananas em rodelas e as reserve. Aqueça o açúcar em uma panela sobre fogo médio, mexendo sempre até caramelar. Junte a água aos poucos, sem parar de mexer, até o açúcar se dissolver. Adicione a banana e cozinhe por 10 minutos ou até ficar macia. Ao esfriar, leve à geladeira. Em taças ou copos, sirva uma porção da banana caramelada e outra do creme de iogurte, bem gelados. Rende 12 porções.

8 de maio de 2013

Terapia Gastrônomica 3, o prato principal: Rosbife de Filé Mignon com Ervas e Especiarias e Legumes




Depois da entrada light, o prato principal da Terapia Gastronômica 3  não teve risoto, nem macarrão, os acompanhamentos da carne foram legumes na chapa. Os legumes são os acompanhamentos perfeitos para tornar uma refeição leve, mas não exagere na carne, ela é essencial, mas não é pouco calória, uma porção do tamanho da palma da sua mão é suficiente. 








As "Chefs" que prepararam estes pratos, Carol e Martinha, já são nossas conhecidas. Clique AQUI e AQUI para ler sobre elas. As receitas estão super bem explicadas! Confiram:


Rosbife de filé mignon com ervas e especiarias (chef Martinha)

Ingredientes/Utensílios:
- filé mignon limpo e aparado de forma que ele tenha a mesma grossura em toda a extensão (se uma parte for mais “grossa” que a outra não será possível deixar o mesmo ponto da carne na peça toda) – amarrar a carne com barbante (no nosso caso o açougue já entregou limpo, aparado e amarrado... rsss mulheres modernas).
- 100g de especiarias (nós usamos um mix de temperos secos que minha mãe me deu de presente que é uma mistura de várias ervas secas com semente de mostarda, pimenta seca e sal grosso, entre outras coisas... mas você pode usar o que quiser... é possível fazer simplesmente com sal e pimenta do reino (o que é a forma mais clássica aliás).
- azeite para untar a carne e a panela
- sal/pimenta a gosto
Você vai precisar de assadeira e papel alumínio
Preparar uma “caminha” com os temperos, untar a peça de filé com azeite e “rolar” por cima dos temperos de forma que toda sua superfície seja coberta por eles. Deixar descansar por 15 a 20 minutos. Escolha uma panela de tamanho suficiente que caiba a peça toda (nós cortamos a carne ao meio para ajustar na panela que tínhamos) e aqueça com azeite. Quando estiver bem quente coloque o filé. Vá virando constantemente de forma que ele frite por igual em todos os lados e até ficar bem marronzinho. Durante este processo vá “esfregando” a carne no fundo da panela (isto é importante porque, além de dar a cor que a carne precisa, evita de o fundo da panela ficar queimado – o que caso aconteça vai dar um gosto ruim ao rosbife). Bem, este processo deve seguir até que a parte externa da carne esteja bem... bem moreninha (leva uns 20 minutos). Depois disto, retirar a carne da panela e enrolá-la em papel alumínio (de forma que o “suco” que se soltará da carne ficará preso no papel alumínio) e colocá-la no forno (alto e pré aquecido). O tempo de forno vai variar de acordo com o ponto que você deseja para o risoto. Para ficar ao ponto, uns 10 minutos de forno (claro que depende do forno também!!!)... para ficar bem passado adicionar mais 5 a 10 minutos. Se você gosta bem mal passado nem precisa fazer a parte do forno. Basta deixá-lo enrolado no papel alumínio sobre o fogão por 10 minutos. Bom, terminado o tempo de forno, abra o papel alumínio e coe o molho que se fará dentro dele. Este é o molho do rosbife. Fatie a carne em fatias (finas de preferência) e sirva com o molho.



Vegetais na chapa de ferro com ervas (chef Carol)
Ingredientes (para 8 pessoas)
3 abobrinhas italianas médias
4 cebolas médias
400g de abóbora
Sal/pimenta
Ervas para finalizar (nós usamos salsa, alecrim e manjericão frescos e picados bem pequenininho)

Lavar e descascar os legumes e picá-los em fatias de cerca de um centímetro de espessura. Para que a rodela de cebola não se desfaça ao fritar, espete nela um palito de dente em sua extensão (o palito será retirado antes de servir).
Não é necessário cozinhar e nem escaldar nenhum vegetal. Na espessura que eles foram picados, o tempo de chapa será suficiente para que atinjam o seu ponto ótimo de cozimento (mesmo a abóbora). Não tempere os vegetais com NADA. Qualquer tempero que seja colocado antes da fritura ou vai fazê-los desidratar (o caso do sal e outros temperos que levam sal) ou vão se fixar na grelha durante a fritura e serão carbonizados, “sujando” a grelha e produzindo um gosto ruim aos vegetais que serão grelhados na sequência.
Além destes vegetais listados acima, você pode usar vários outros como berinjela, pimentão, cenoura, batata, mandioquinha, etc. (mas no caso destas duas últimas creio que seja necessário dar uma pré-cozida antes de grelhar).
Bom, vamos lá: Aqueça a chapa de ferro por 10 minutos antes de começar a fritar (não coloque óleo nem nada na chapa... apenas o fogo debaixo). Disponha as fatias na grelha e dê uma leve pressionada para garantir que a fatia toda entre em contato com a grelha. Jogue sal e pimenta por cima (apenas de um lado) e deixe grelhar uns 3 minutos de cada lado ou até adquirir os “risquinhos” da grelha. Retire da grelha, jogue as ervas por cima e sirva.
Leva um tempo para grelhar tudo (dependendo da quantidade, e se sua grelha não for muito grande). Se você não quiser servir na temperatura ambiente (o que funciona super bem), você pode levar ao forno alto por 3 minutos antes de servir. Para isto vá fritando e dispondo camadas finas em uma assadeira.
Claro que você pode grelhar em frigideira ou ainda assar os vegetais no forno, mas a chapa de ferro produz um gosto meio defumado nos vegetais que em minha opinião combina muito bem com o rosbife.
Apesar de a receita estar monstruosamente enorme (eu gosto de colocar os detalhes, pois muitas vezes são eles que fazem a diferença), não é difícil de fazer.... Aliás, é bem simples, além de leve e saboroso!


Bom apetite!


2 de maio de 2013

Terapia Gastronômica 3, a entrada: "Patê" de Cottage e Rolinhos de Folha de Arroz




Me desculpem a demora em postar as receitas da Terapia Gastronômica 3. Light, mas não menos saborosas, as receitas deste episódio estão demais!



As nossas "Chefs"responsáveis pelas entradas, Virgínia e Anelize,  já foram apresentadas, clique AQUI e AQUI para ler o CV  delas (rsrsrsrs).


“Patê” de Cottage – servido com torradas integrais (chef Virgínia)

Pessoal, essa receita é muito simples e de olho mesmo, então vamos lá (Chef Virgínia e sua experiência “de olho”... adoro!!!):

  • 01  pedaço de cottage - 1/2 quilo é
    suficiente aprox para 8/9 pessoas de aperitivo
  • sal
  • pimenta moída na hora
  • cheiro verde picadinho
  • cenoura ralada ( aprox 1/2
    cenoura)
  • azeite


1. Amassar com um garfo o cottage em um recipiente
2. Acrescentar sal e pimenta à gosto ( experimentar a medida que acrescenta o tempero)
3. Regar de azeite
4. Acrescentar cheiro verde e misturar
5. Acrescentar cenoura e misturar (  a maioria das vezes faço sem cenoura mesmo, acho menos enjoativo para o dia-a-dia)
6. Servir com torradinhas ( como patê) ou colocar em um sanduíche com frios.

obs. O  importante é que o cottage seja bom. Sim, cottage tem diferença de marca para marca. A que mais gosto é a Roni.

Rolinhos de Folha de Arroz









Rolinhos de Kani e de Espinafre - com folha de arroz e bifum* - e molho de shoyu com gengibre (chef Anelize)

 Rolinho de Kani:

1 pacote de kani desfiado e passado na frigideira com um pouquinho de azeite, limão e salsinha, 3 minutos e tá bom!
1 cenoura ralada grossa ou aquela cortada de comprido pra quem tiver o ralador específico
1 alface lisa ou americana (só pra dar firmeza no rolinho)
1/2 de macarrão de arroz fervido somente na água por 3 minutos, depois escorra
10 folhas de arroz hidratadas num prato raso com água

Monte em camadas, primeiro a folha, depois a alface, macarrão, cenoura e kani.

Rolinho de Espinhafre:

1/2 pacote de espinhafre congelado bonduelle
1 vidro de cogumelos grande mas tb pode ser cogumelos frescos
1 cebola picada
Azeite, sal e pimenta do reino
Refogue tudo e deixe esfriar
1/2 de macarrão de arroz fervido somente na água por 3 minutos, depois escorra
10 folhas de arroz hidratadas num prato raso com água
Roubei um pouco do pate da Vivi... ricota temperada só pra dar mais sabor!

Monte em camadas!

Molho
1/2 shoyo light
1/2 xícara de água
1 limão
1 colher de azeite
1 colher de vinagre branco
1 pitada de gengibre em pó ou um pedacinho ralado

Misture tudo!

É isso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...