7 de março de 2012

Torta de Massa Folhada da Vó Tina


Mais um post que eu amo: eu aprendendo com a minha avó. Nestas férias de janeiro aprendi a fazer a massa folhada que a minha avó faz para a torta de frango. Esta definitivamente é a minha torta de frango favorita. Amo a massa e o recheio molhadinho. 
Achei muito interessante também perceber o quanto tenho de semelhança com a minha avó. A maioria das pessoas acham estranho que eu sempre siga a receita de um prato, mesmo que já feito diversas vezes, principalmente se for doces e massas. É que faço questão que as preparações fiquem sempre iguais, e quando não olhamos a receita a repetibilidade não é boa. Quando cheguei na minha avó para minha aula de torta ela logo pegou seu caderno de receitas. Ela faz esta receita há muitos anos e ainda precisa olhar. Quando pergunto "ainda não decorou?", ela logo responde "é para ter certeza que não vou esquecer de nada e nem colocar a medida errada". Esta é a minha avó, esta sou eu! Só então percebi que realmente as receitas delas são sempre idênticas. A gente nunca come algo na minha avó e diz "nossa... hoje não está tão bom" ou "ficou mais assim ou mais assado". Tudo é sempre igual. Parabéns vó!










Você pode fazer seu recheio favorito e utilizar esta massa.
Não anotei a receita certinha do recheio da minha avó. A D. Ana, sua fiel escudeira, foi fazendo o recheio enquando nós fazíamos as massas. Mas, seguem os ingredientes e o modo de preparo:


Recheio torta de frango da vó Tina

1,5 kg frango com osso – peito e sobrecoxa
1 lata de palmito
5 ovos
Azeitonas
Leite
Farinha
Cebola

1- Refogar o frango e deixar cozinhar em panela comum, com um pouco de água, cebola e sal, até ficar cozido. Retirar do osso e cortar em pedaços, tirando lascas.
2-Voltar o frango picado na panela com o caldo que sobrou. Juntar um pouco de leite e o palmito. Deixar ferver e então jogar a farinha. Mexer até ficar cremoso. Acrescentar as azeitonas e deixar esfriar.
3-Cozinhar separadamente 5 ovos inteiros. Deixar 10 minutos depois de levantar fervura para ficarem duros. Colocar os ovos apenas na hora da montagem da torta, para não desmanchar.

Beijos, Lau
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...