7 de março de 2012

Torta de Massa Folhada da Vó Tina


Mais um post que eu amo: eu aprendendo com a minha avó. Nestas férias de janeiro aprendi a fazer a massa folhada que a minha avó faz para a torta de frango. Esta definitivamente é a minha torta de frango favorita. Amo a massa e o recheio molhadinho. 
Achei muito interessante também perceber o quanto tenho de semelhança com a minha avó. A maioria das pessoas acham estranho que eu sempre siga a receita de um prato, mesmo que já feito diversas vezes, principalmente se for doces e massas. É que faço questão que as preparações fiquem sempre iguais, e quando não olhamos a receita a repetibilidade não é boa. Quando cheguei na minha avó para minha aula de torta ela logo pegou seu caderno de receitas. Ela faz esta receita há muitos anos e ainda precisa olhar. Quando pergunto "ainda não decorou?", ela logo responde "é para ter certeza que não vou esquecer de nada e nem colocar a medida errada". Esta é a minha avó, esta sou eu! Só então percebi que realmente as receitas delas são sempre idênticas. A gente nunca come algo na minha avó e diz "nossa... hoje não está tão bom" ou "ficou mais assim ou mais assado". Tudo é sempre igual. Parabéns vó!










Você pode fazer seu recheio favorito e utilizar esta massa.
Não anotei a receita certinha do recheio da minha avó. A D. Ana, sua fiel escudeira, foi fazendo o recheio enquando nós fazíamos as massas. Mas, seguem os ingredientes e o modo de preparo:


Recheio torta de frango da vó Tina

1,5 kg frango com osso – peito e sobrecoxa
1 lata de palmito
5 ovos
Azeitonas
Leite
Farinha
Cebola

1- Refogar o frango e deixar cozinhar em panela comum, com um pouco de água, cebola e sal, até ficar cozido. Retirar do osso e cortar em pedaços, tirando lascas.
2-Voltar o frango picado na panela com o caldo que sobrou. Juntar um pouco de leite e o palmito. Deixar ferver e então jogar a farinha. Mexer até ficar cremoso. Acrescentar as azeitonas e deixar esfriar.
3-Cozinhar separadamente 5 ovos inteiros. Deixar 10 minutos depois de levantar fervura para ficarem duros. Colocar os ovos apenas na hora da montagem da torta, para não desmanchar.

Beijos, Lau

4 comentários:

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...