27 de junho de 2012

Polpettone





Meu marido adora polpettone. Quando vamos a algum restaurante italiano e ele vê o item no cardápio é pedida certa. Para mim o melhor é do restaurante Jardim de Napoli, em Higienópolis, São Paulo. 

Não tenho certeza, mas acho que um polpetone original é frito em imersão. Como em casa somos adeptos de uma culinária mais leve (quando possível!) preferimos fazer grelhado mesmo. 






A receita é a mesma  do hambúrguer caseiro, ou seja, carne moída de qualidade e temperos a gosto (veja como faço aqui). Este último que fizemos acrescentei mais um ingrediente e ficou muito bom: bacon. Para 800g de carne moída coloquei 3 tiras de bacon, moído junto. Preciso dizer que ficou ótimo? Depois de pronto é só moldar, rechear com mussarela, e passar na farinha de rosca. Assim, mesmo sem fritar a gente consegue fazer uma casquinha bem gostosa. Para acompanhar, um macarrão ao sugo é o ideal.

Delícia!
Lau

23 de junho de 2012

Meu almoço de hoje: ravioli com tomate e berinjela



Ainda tinha no freezer metade daquele ravioli que fiz para o dia dos namorados. É muito bom ter coisas gostosas congeladas. Cheguei em casa para fazer o almoço já era meio dia e meia, e ainda ia moer a carne para fazer polpetone. Ou seja, descartei a minha idéia de fazer nhoque. Assim, o delicioso ravioli saiu do freezer e veio salvar o almoço e fazer uma perfeita companhia para a carne escolhida. 
Hoje queria um molho bem levinho: tomate com berinjela. Ficou perfeitamente delicioso e muito harmônico com o polpetone.



Receita do ravioli aqui
Molho de tomate: Cebola refogada, tomates, sal, 30 minutos de fogo baixo e mais 10 minutos com fogo desligado e um ramo de manjerição imerso nele.
Berinjela: 1 berinjela picada em quadradinhos, regada com azeite e sal. Frigideira em fogo bem baixo, sem água, até ela ficar cozida.

Vou escrever um post com a receita do polpetone, que ficou sensasional!
Bom sábado!
Lau

22 de junho de 2012

Pão Vienense



Tenho muita vontade de saber fazer pão. Não o típico pão caseiro, mas sim diversas variedades de pães perfeitos, macios por dentro e com um casca crocante. Infelizmente estou longe disso. Este pão deu certo, ficou muito bom. Mas, sei que com a farinha certa ficaria ainda melhor. O velho problema da falta de bons ingredientes no Brasil. Em qualquer supermercado deveria ter: farinha para pães, farinha para bolo, farinha para massas... Porém nós temos praticamente somente um tipo de farinha. O resultado é que o pão fica menos fofo, menos macio. No blog LaCucinetta tem uma dica caseira para transformar nossa farinha Tipo 1 em farinhas mais apropriadas para outros fins. Vou testar na próxima vez.
Este pão, Vienense, vai pouco óleo, pouco ovo e tem como característica a formação de uma casca crocante. Por isso deve ser assado, nos primeiros 10 minutos, com vapor. Como nosso forno caseiro não tem opção de vapor, eu segui, mais uma vez, a dica do Blog LaCucinetta, de colocar uma forma com água fervente dentro dele. Assim, a deliciosa casquinha se formou!
Saindo do forno e com um pouco de manteiga é o alimento dos Deuses!

Pão Vienense
Livro Professional Baking

370g água
22g fermento fresco
625g farinha para pão
14g sal
24g açúcar
18g óleo
25g ovo (cerca de 1/2 ovo)

1- Misturar todos os ingredientes em uma tigela e sovar. Atenção para que o fermento fique bem distribuído na massa. Se for usar o fermento biológico seco, coloque-o na água e depois misture tudo.
2- Deixar descansar até dobrar de tamanho - cerca de 1 hora.
3- Moldar o pão - veja imagem abaixo. Colocar na forma que será assado e deixar mais meia hora. Enquanto isso aqueça o forno a 220°C e prepare a forma com água fervendo.
4- Colocar o pão para assar por 30 minutos, deixando a forma com água fervente dentro do forno pelos 10 primeiros minutos.

Rendimento: 4 baquetes de uns 25cm.

Moldando o pão:



Alguém se aventura?

Bom final de semana!
Lau

19 de junho de 2012

Chá de Fraldas


Quando estava planejando meu Chá de Fraldas fiquei procurando idéias. Apesar de não fazer nada parecido, estes foram alguns chás que eu gostei.

Tons de azul e vermelho, bem neutro, bom para as mães que ainda não sabem o sexo.



Foto: Blog Constance Zahn

Amei este rosa meio vintage. Muito fino!


Foto: Babyblog


Foto: Babyblog

Tema patinho também é ótimo: alegre e divertido!





Fotos: babyblog

Os tons neutros deixam a proposta mais séria, mas não menos bonita!



Foto: Babyblog



Nestes dois blogs, Constance Zahn e Babyblog, que encontrei os que mais gostei. E lá tem muito mais!

beijos, Lau


15 de junho de 2012

Torta de Maçã



Aproveitando o sorvete que comprei para comer com o crocante de banana, outra sobremesa que fica perfeita neste mix de quente e gelado é Torta de Maçã.  Minha mãe tem esta receita faz tempo, e é deliciosa! Hmmm... me deu água na boca! Anotem:

Torta de Maçã

Massa

500g de farinha de trigo
2 colheres de chá de sal
250g de margarina
80ml de água gelada

1- Juntar a farinha, com o sal e a margarina. Mexer com um garfo, ou outro utensílio, mas não colocar a mão para não esquentar. Juntar a água e mexer rapidamente. Embrulhar em um plástico e levar para geladeira por 30 minutos. Enquanto espera, preparar o recheio.
2- Depois de 30 minutos, dividir  a massa em 2 porções: uma um pouco maior que a outra. Abrir as duas porções, com rolo entre 2 plásticos, em dois grandes círculos. Forrar, com o círculo maior, uma forma de vidro de cerca de 25-28cm. Colocar o recheio e cobrir com o outro círculo. Finalizar salpicando a massa com açúcar e canela e levar ao forno médio por cerca de 30 minutos, ou até a massa ficar dourada. Servir quente, com sorvete de creme ou chantily.

Recheio

1 Kg de maça ácida
300g de açúcar
1 pitada de sal
1 colher de café de canela
1 pitada de noz moscada
casca de 1 limão
1 colher de sopa de farinha

1- Misturar todos os ingredientes do recheio, menos a maçã.
2- Cortar as maçãs em fatias grossas e juntar a mistura dos outros ingredientes.

Bom final de semana!
beijos, Lau


13 de junho de 2012

Jantar Especial Dia dos Namorados

Apesar de ser casada, eu gosto de comemorar o dia dos namorados. Acho uma delícia ficar planejando o que fazer neste dia e um jantar especial é sempre uma delícia, né? As preparações devem ser simples e rápidas, para estar bonita e descansada na hora do jantar, ao invés de exausta e com farinha no cabelo. 
Comecei com a salada, que improvisei na hora com o que tinha: alface, tomatinho cereja, sêmola (de cuscuz marroquino), folhas de manjerição, sementes de girassol torradas e um pouquinho de parmesão para finalizar.  



 
Faz tempo que não preparo massa caseira e meu marido estava com vontade de comer raviolis. Assim, tive a idéia de fazer uns raviolis grandes para o prato principal. Como o molho escolhido foi de ossobuco, o recheio do ravioli teria que ser bem simples: mussarela. Este prato não foi surpresa, pois no domingo pedi ajuda do meu marido para preparar a massa.






Resolvi, então, fazer uma sobremesa surpresa. O ponto de partida foi que tinha que ter sorvete, para agradar em cheio. Assistindo ao programa Cozinha Prática do GNT, decidi fazer o "crocante de banana". Apesar de não achar a combinação de chocolate branco, suco de laranja e bananas muito atraente, fiz a receita à risca para ver qual seria o resultado.



A salada ficou uma delícia! O ravioli apesar de delicioso, apresentou um problema: assim que a mussarela esfriou o recheio ficou um pouco duro. Na próxima vez vou preparar uma mistura de queijos para o recheio, ainda não sei como. Mas, a combinação de molho de tomate com ossobuco e raviolis ficou um espetáculo! A sobremesa me surpreendeu muito. Apesar de ser bem doce, achei maravilhosamente deliciosa! Amei muito, fiquei com vontade de repetir várias vezes, mas como estou evitando doces por causa da gestação, comi menos do que gostaria. Mas, atencão: o sorvete é uma combinação essencial. Importante para atenuar o excesso de doce do crocante e dar o contraste de quente e gelado.



Grande Ravioli

Massa

200g de farinha
2 ovos
1 colher de chá de azeite

Recheio

Cerca de 200g de mussarela


1- Misturar todos os ingredientes e sovas até a massa ficar bem homogênea. Para ver mais detalhadamente como se faz massa caseira clique AQUI.
2- Depois de deixar a massa descansar por 20 minutos, abrir e cortar em quadrados de 10x10cm. Colocar a mussarela em pedaço no meio e fechar bem amassando as laterais com um garfo. Se a massa já estiver um pouco seca, passar água nas bordas antes de fechar.
Rendimento: 22 raviolis. Um porção individual é de 4-5 raviolis.

Molho de Ossobuco - receita AQUI

Receita do Crocante de Banana - Receita AQUI no site do GNT. 
OBS: Eu fiz a receita em porções individuais - rendeu 4 porções, em tacinhas de cerca de 10cm de diâmetro. As porções ficaram bem generosas, principalmente por que o doce é bem doce. Eu e meu marido dividimos uma.
Achei a calda de caramelo totalmente dispensável.

E você, como comemorou o dia dos namorados?
beijos, Lau

12 de junho de 2012

Dicas Ouro Preto


 Café Cultural Ouro Preto

Não parece que estou tomando um capuccino em casa? Perfeito para descansar.


Já dei aqui algumas dicas de Ouro Preto e do seu distrito, Lavras Novas. Mas, apesar de ser pequena, esta cidade possui muitos lugares legais, que aos poucos vou conhecendo.
Tem um café que amo, fui lá na primeira vez que visitei Ouro Preto em 2009.  É o Café Cultural. Ele recentemente mudou de dono e ficou ainda mais charmoso e gostoso. É o lugar perfeito para descansar das subidas e descidas de ladeiras e para tomar um capuccino com pão de queijo quentinho. Eles também servem chá, lanches, caldos e sobremesas. No site, www.cafeculturalop.com.br, tem o cardápio.

Endereço: Praça Tiradentes com a Rua Cláudio Manoel, n 15 - Centro.

Restaurante Casa do ouvidor



Outra dica é o restaurante Casa do Ouvidor. A comida mineira deles é muito saborosa. Dos 3 pratos que já experimentei, o que mais gostei foi o frango com quiabo, seguido do lombo ao molho de vinho tinto e por fim o feijão tropeiro. Mas todos estavam ótimos! Outro ponto positivo é o atendimento, que é super simpático. No final da refeição eles te entreguam um cartão postal com a foto do restaurante. Você preenche e eles se responsabilizam pelo envio. Achei muito legal! Eu e minha mãe comemos um prato que meu pai gosta e mandamos um cartão para passar vontade nele! No site, www.casadaoouvidor.com.br,  também tem cardápio e outras informações úteis.

Endereço: Rua da Direita, n 42. Centro.

E vocês tem alguma dica de Ouro Preto para me passar?
Lau

11 de junho de 2012

Batatas e Decoração



Oi gente, como foram de feriado? Para um jantar preguiçoso nesta segundona minha dica é: batatas! Quente ou em forma de salada, esta pode ser uma opção rápida e completa para o seu jantar. Este prato reune carboidratos, proteínas e vegetais. Preparo sempre "de olho", com os ingredientes que tenho, portanto não tenho as quantidades.



É muito simples: apenas corte as batatas em quadradinhos, pode ser com casca ou sem, e coloque para cozinhar em água quente com sal. Quando estiverem prontas, acrescente ervilhas congeladas. Espere um minuto e escorra tudo. Junte uma lata de atum ou sardinha e salsinha. Neste caso cortei a salsinha grosseiramente, pois queria que ela tivesse bastante presença. Para dar um sabor mais forte coloque um pouco de azeitonas pretas picadas.
Você pode simplesmente servir com azeite, maionese ou preparar o molho que quiser. Eu gosto muito de mostarda e fiz um molho para mim: mostarda dijon e creme de leite. Ficou muito bom!



Vocês reparam no vasinho de flor que está no fundo da foto? Ganhei da minha sogra na última vez que fui para Ribeirão Preto. Adoro ele. Gosto muito de peças assim, pequenas, discretas, mas com charme e personalidade! Esta peça é da Floricultura Galeria das Flores, e lá tem muitas outras coisas lindas!!!

beijos, Lau


6 de junho de 2012

Quadradinho de Chocolate



De todas as comidas que fiz para o chá a única que não tem no no blog é o quadradinho de chocolate. Este doce nada mais é que brigadeiro com bolacha maria. Acho um pouco diferentes da palha italiana, que em geral é mais seca.
Este doce foi muito presente na minha infância. Não podia faltar nos meus aniversários e fazia o maior sucesso com a criançada. Mas minha mãe não servia inteiro assim. Ela tinha paciência de cortá-los em quadradinhos e embalar em papel celofane no formato de balas.

Para este tamanho da foto (25 cm de diâmetro) utilizei:  3 latas de leite condensado, 12 colheres de chocolate em pó sem açúcar, 3 colheres de manteiga e 1,5 pacote de bolacha maria. Você pode também substituir uma lata de leite condensado por uma lata de mel. Aliás, esta era a receita original da minha mãe.

Simples, fácil e muito gostoso!
Lau

4 de junho de 2012

Chá da Clarice




Olá! Este final de semana foi muito especial para mim: foi o chá de bebê da Clarice. É muito bom poder celebrar esta fase tão especial junto com meus amigos e parentes queridos. Eu adorei o momento e agradeço a todos pela presença! Na correria quase não tirei fotos, por isso não tenho foto de todo mundo. Mas espero que minha irmã e prima tenham tirado!

Mamãe e  eu com Vi e Edu, os padrinhos da Clarice.
Apesar de ficar babando nas lindas decorações e nos bolos milimetricamente confeitados dos chás de bebês que vejo nos blogs, gosto de eventos em casa, com menos pompa e mais intimidade. Por isso, fiz questão de fazer tudo. Dá um pouco de trabalho, mas com planejamento e contando com uma super ajudante (minha mãe, valeu mãe!!!) deu tudo certo. Eu amei, e a Clarice também! (ela deu vários chutes de felicidade...)





Bom começo de semana!
beijos, Lau
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...