18 de janeiro de 2013

Delicioso Bolo de Limão, Sementes de Papoula e Aveia. Sim, Aveia!




Adoro bolos cítricos e este conquistou meu coração. Apesar do meu outro bolo de limão ser mais fácil de fazer, este tem um gostinho especial. A papoula dá uma crocância e um sabor único. A aveia dá um ar de comida saudável e acrescenta fibras. Mas, o diferencial do bolo é a calda, que deixa ele bem molhadinho e azedinho. A ideia é ele ficar bem molhado mesmo. O meu ficou com alguns pedaços faltando calda, acho que fui eu que não furei direito. 

Hoje em dia é bem difícil encontrar papoula no Brasil. Criou-se um mito que ela foi proibida por aqui, mas não é verdade. Por ser originária da mesma planta que o ópio a Anvisa aumentou o rigor na importação destas sementinhas. Com o processo mais burocrático e caro, os importadores desistiram de vender. Pelo menos em lugares comuns, como supermercados, elas não são mais vistas. Talvez, vocês achem em lojas mais especializadas. As minhas foram compradas nos EUA. Mas, não deixe de fazer o bolo se não acha-las. 

Outra questão é o limão. Muitas receitas trazem limão siciliano. Isto por que os livros são importados e este limão é um tipo comum em outros países. É claro que ele tem características únicas e é delicioso. Mas, nossos limões também são muito bons, baratos e fáceis de encontrar. Assim, fiz minha receita com limão tahiti mesmo, ao invés do limão siciliano, sugerido pela receita. 



Bolo de Limão, Sementes de Papoula e Aveia
do livro Short and Sweet, no Blog Technicolor Kitchen

Utensílios utilizados: forma de 23x18 cm, batedeira, processador, uma panela pequena, uma tigela, peneira, balança, xícaras medidoras, palito de dente, raspador de casca de limão

224g de açúcar (1 xícara + 2 colheres de sopa - veja a relação de gramas e xícaras)
125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (gosto de comprar marcas que vem com a marcação em gramas na embalagem, estilo uma régua)
100 ml de óleo de canola (1/3 de xícara + 1 colher de sopa) se não tiver pode ser de soja 
raspas de 3 limões tahiti
3 ovos em temperatura ambiente
1 colher de chá de baunilha
60 ml ou 1/4 de xícara de água quente
250g de farinha de trigo ou 1 xícara + 3/4 de xícara + 1 colher de sopa
2 colheres de chá de fermento químico em pó
75g de aveia em flocos ou  de xícara
3 colheres de sopa de semente de papoula


1- Bata a aveia no processador até virar farinha. Peneire em uma tigela, a farinha e o fermento. Junte a aveia e a papoula. Reserve;
2- Unte uma forma de 18x23cm e ligue o forno em 180oC;
3- Bata o açúcar, a manteiga, o óleo e as raspas de limão até ficar um creme claro e fofo. Coloque os ovos um a um, mexendo a cada adição. Coloque a baunilha, a água quente e mexa para incorporar;
4- Com uma espátula, junte gentilmente os ingredientes secos revervados na tigela;
5- Coloque na forma, alise com a colher e leve ao forno até o palito sair limpo. O meu demorou 40 minutos.


Calda

150g de açúcar
100 ml de suco de limão

1- Junte os ingredientes em uma panela pequena. Leve ao fogo só até derreter o açúcar. Retire do fogo. Jogue sobre o bolo ainda quente, previamente furado com palito de dente.

Deixe esfiar e desenforme



Bom final de semana, 
Lau



Um comentário:

  1. PRODUTO: SEMENTE DE PAPOULA PARA CULINÁRIA
    PESO: 125gr
    MARCA: MI TIERRA
    PROCEDENCIA: CHILE
    PREÇO: 130,00

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-452895143-papaver-blaumohn-papoula-semente-culinaria-125gr-_JM

    ResponderExcluir

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...