23 de janeiro de 2013

Risoto de Camarão com Pequi



Este risoto ficou com sabor suave e rico. O pequi tem um gosto peculiar e deixou o prato com jeito de especial e clima festivo. Adorei o resultado! Só fiquei muito triste por que tirei umas fotos bem legais e as perdi. Não sei o que fiz, devo ter apagado da máquina sem querer. Então vou usar a foto que eu tinha tirado com o celular. Receita sem foto não dá, né?






Risoto de Camarão com Pequi
Saias Cadeiras e Panelas

Utensílios utilizados: uma frigideira média, uma panela grande, uma panela pequena, um ralador, uma colher grande, uma concha, tábua para cortar cebola, facas, xícaras medidoras, colher de sopa.

1 colher de sopa de azeite
400g de camarão tamanho médio, já limpos.
6  pequis inteiros + polpa de 4 pequis, cerca de 2 colheres de sopa (esta polpa eu tirei na hora com faca, se você comprar a polpa pronta fique atento com a quantidade)
2 colheres de sopa de manteiga

1/2 cebola média picadinha
1 alho poró picado fininho
2 xícaras de arroz arbóreo

suco de 1 laranja (1/2 xícara)
1/2 xícara de espumante ou vinho branco mesmo
2 litros de caldo de legumes ou de peixe
1 xícara de parmesão 
casca de 2 laranjas

1- Na frigideira, coloque o azeite e metade da polpa de pequi (1 colher de sopa). Ligue o fogo e deixe esquentar. Jogue os camarões e um pouco de sal por cima. O ponto do camarão é quando eles se fecham, se dobram. Para vocês terem uma ideia o meu demorou 3 minutos. Desligue o fogo e reserve;
2- Na panela pequena coloque o caldo para ferver;
3- Na panela grande, coloque a cebola, a manteiga, o alho poró, a polpa de pequi restante e os pequis inteiros. Refoge até o alho poró murchar um pouco. Coloque o arroz. Refogue por cerca de 2 minutos. Acrescente o vinho e mexa até evaporar. Acrescente o suco de laranja e mexa até absorver bem;
4- Com a concha, vá acrescentando o caldo ao arroz aos poucos, mexendo sempre, até o arroz ficar cozido,mas firme. 
5- Finalize com a xícara de parmesão e os camarões. Feche a panela e deixe por 1 minuto.
Jogue as raspas de laranja por cima e sirva imediatamente.

Rendimento: Serve 4 pessoas.

Bom apetite!
Lau
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...