21 de janeiro de 2013

Lentilha Para o Almoço ou para o Jantar!



A lentilha é uma leguminosa, parente do feijão e do grão de bico. Fonte de minerais e de fibras, deve fazer parte da nossa dieta habitual e não ser consumida apenas na passagem de ano. Mas, foi justamente para levar no Ano Novo que eu vi uma receita de salada de lentilha no livro Panelinha, da Rita Lobo. Por fim, resolvi levar a sobremesa e não fiz a salada. Fiquei com ela na cabeça. Eu desamino um pouco de fazê-la em casa, porque meu marido não gosta de lentilha como salada. Fiz então um meio termo. Uma receita inspirada no livro, mas tirei alguns ingredientes, mudei outros, ou seja, só ficou a inspiração mesmo. O que impera é o sabor forte de limão e hortelã. Isso deixa o prato ótimo para comer com alface, para um jantar leve, e perfeito para acompanhar arroz branco e uma carne de porco, como costelinha, ou carneiro.
O queijo de cabra ficou ótimo para comer com a salada, mas para comer com arroz e carne preferi sem.

Lentilha com Limão e Hortelã

1 xícara de lentilha cru
1 colher de chá de cominho
1/4 de xícara de óleo de canola
2 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de chá de sal
1/2 xícara de chá de hortelã picada
1/2 xícara de chá de salsinha picada

1 pedacinho pequeno de manteiga, (mais ou menos uma colher de chá)
1 cebola grande fatiada

queijo de cabra ralado - opcional

1- Em uma tigela coloque todos os ingredientes, exceto a lentilha;
2- Coloque a lentilha em uma panela pequena, cubra com água e leve ao fogo. Não salgue. Deixe cozinhar, com tampa, até ficar cozida. Cerca de 15 minutos. Experimente e se já estiver boa, escorra a água (se ainda houver). Coloque a lentilha, ainda quente, na tigela com os temperos. Mexa bem.
3- Na panela que preparou a lentilha, coloque a manteiga, espere derreter e junte a cebola. Refogue até a cebola ficar bem macia. Coloque uma pitadinha de sal. Jogue a cebola sobre a lentilha já temperada.
4- Finalize com o queijo de cabra.

Bom começo de semana!
beijos, Lau

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...