13 de março de 2013

Bolo de Limão, Cobertura de Lavanda e Bolacha de Limão com Lavanda Para Os Oito Meses da Clarice





Queria fazer um bolo com cobertura de lavanda há muito tempo. Mas, onde comprar lavanda? Aproveitei a ida da minha amiga para França e encomendei algumas essências naturais, entre elas a de lavanda! Se quiserem ver é esta AQUI.

A cobertura que eu tinha visto era de manteiga, mas estou com mania total das coberturas de iogurtes, então fiz iogurte com lavanda. Até coloque manteiga para que a cobertura não se desmanchasse fora da geladeira. Mas, a predominância é de iogurte. Também optei por não usar corantes, muito comum nas preparações com lavanda, para deixar tudo lilás. Acho que não tem necessidade ficarmos ingerindo corantes e produtos químicos apenas por uma questão estética. Já a bolacha é meio chata de trabalhar por ser uma massa muito mole. Prefira fazer em dias frios. Porém, quando ficou pronta achei que valeu a pena, ela fica crocante e muito macia ao mesmo tempo.

Adorei o sabor do limão com a lavanda e a crocância da bolacha em cima. Como coloquei no instagram (@laurabicas) comi acompanhado de chá verde. Perfeito!

Quanto a minha pequena, ando cada dia mais apaixonada por ela. Depois de ter chorado um pouco nos primeiros meses, agora ela é puro bom humor. Ri para todo mundo na rua e dá gargalhadas por qualquer motivo. Fico contente em ver o tanto que ela é feliz! Bebê dá trabalho, muito! Mas, não tem coisa mais gostosa no mundo. Queria ter mais uns 12 filhos....rsrsrsrsr



Cupcake de Limão
do blog Sweetapolita

Utensílios utilizados: xícaras medidoras, batedeira, raspador de casca de limão, balança digital,  uma tigela, peneira, forma de metal para cupcake, 18 forminhas de papel para cupcake.

1 xícara de buttermilk  ou receita caseira*
2 ovos em temperatura ambiente
1/4 de colher de chá de essência de baunilha
2 xícaras de farinha para bolo  peneirada *
1 1/4 de xícara de açúcar
1 1/2 colher de chá de fermento químico
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de colher de chá de sal
1/2 xícara ou 115g de manteiga em temperatura ambiente
casca de 2 limões

1- Pré-aqueça o forno em 200oC. Separe as forminhas que irá utilizar para o cupcake;
2- Em uma tigela coloque os ovos, 1/4 do buttermilk e a baunilha. Reserve;
3- Na batedeira (se tiver a opção use o batedor em forma de raquete) coloque os ingredientes secos e bata em velocidade baixa por 30 segundos (na batedeira Kitchen Aid coloque no modo Stir). Adicione a manteiga e bata por mais 30 segundos. Coloque o restante do buttermilk (3/4 de xícara) e deixe bater até ficar bem molhado. Neste ponto aumente a velocidade da batedeira e deixe por mais 2 minutos;
4- Adicione na batedeira em movimento, a mistura de ovos em 3 tempos, batendo na velocidade média por 20 segundo a cada adição.
5- Com a batedeira desligada adicione a casca de limão.Misture e distribua nas forminhas. Sempre coloque no máximo 2/3 da forma.
6- Asse até o palito sair limpo, cerca de 15 minutos. No meu forno foi 20 minutos.

Buttermilk é o soro que sai quando se faz manteiga. Não achamos fácil para comprar aqui no Brasil. Para substituir o buttermilk, coloque uma xícara de leite e 2 colheres de chá de vinagre branco. Deixe em temperatura ambiente por uns 15 minutos. O soro do creme de leite também é perfeito para substituir o buttermilk
Se você for usar creme de leite em outra receita retire o soro e use no no bolo. Para substituir a farinha própria para bolo retire uma colher de sopa de farinha da xícara medida e coloque uma colher de sopa de amido de milho. Faça isto com cada xícara que for usar.

Iogurte com Lavanda
Saias Cadeiras e Panelas

Utensílios utilizados: fouet, uma tigela, colheres medidoras, balança digital.

350g de iogurte seco *
50g de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de essência natural de lavanda
1/4 de colher de chá de essência de baunilha

1- Misture tudo  e bata um pouco, a mão mesmo. Eu utilizei um foeut;
2- Leve para geladeira por 2 horas e confeite.

*  2 potes de iogurte natural integral de 170g rendem 150g de iogurte seco depois de 48h secando,  na geladeira, em um coador de café.


Bolacha de Limão com Lavanda
do Blog Sweetapolita


Utensílios utilizados: raspador de casca de limão, xícaras medidoras, colheres medidoras, batedeira, plástico filme, papel manteiga, formas para assar, cortador de bolacha.

1 xícara ou 230g de manteiga
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá de extrato natural de lavanda
casca de 2 limões
1 1/2 xícara de farinha
1/2 xícara de amido de milho
1/4 de colher de chá de sal

farinha de trigo extra para salpicar na massa
açúcar de confeiteiro extra para passar as bolachinhas

1- Na batedeira (se tiver a opção use o batedor em forma de raquete) bata, na velocidade média (4 da minha Kitchen Aid) a manteiga até ficar fofa, 1-2 minutos. Coloque o açúcar e bata mais 2 minutos;
2- Coloque a baunilha, a raspa de limão e a lavanda e mexa delicadamente;
3- Peneire os ingredientes secos e mexa até incorporar;
4- Entre um plástico faça uma bola, depois amasse um pouco e leve para gelar por 1 hora;
5- Pegue um pedaço grande de papel manteiga, cerca de 60 cm, coloque sobre a bancada e salpique com farinha de trigo. Coloque a massa da bolacha sobre ele e abra com o rolo até ficar na espessura desejada ( cerca de 0.5cm é bom). Salpique com mais farinha por cima, cubra com outro pedaço de papel de leve para geladeira por mais uma hora. A massa deve estar bem rígida depois de uma hora. Se ainda estiver meio mole deixe mais um pouco;
6- Forre as formas de assar com papel manteiga e escolha seu cortador de bolachas;
7- Retire a massa da geladeira, corte do formato desejado, coloque nas formas e volte para geladeira por mais 15 minutos. Leve da geladeira direto para o forno e asse até ficarem levemente douradas. As minhas demoraram 20 minutos em forno 200oC;
8- Retire do forno, espere esfriar e passe no açúcar de confeiteiro;
9- Guarde em um pote bem fechado por até 1 semana.

PS: A massa da bolacha é muito mole. Se estiver muito quente fica difícil de trabalhar.


Bon Apetit!
Lau


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...